CARREGANDO

O que você procura

Campus Destaque Notícias

Semana de Cursos do CA traz profissionais renomados do Jornalismo

Compartilhar

Bruna Bonato, Luiza Vezzá e Victória Cansian (1º semestre) e Núbia Anjos (2º semestre)

 

A Semana dos Cursos do CA4D da ESPM-SP aconteceu entre os dias 25 e 29 de abril e reuniu profissionais de diversas áreas do conhecimento. Na terça, dia 26, foi o dia das palestras sobre Jornalismo e o Centro Acadêmico trouxe jornalistas renomados para conversar com os alunos: Márcio Moron, diretor da LIX Comunicação e ex-diretor da Fox Sport, Débora Alfano, apresentadora da Band News TV, e Flavio Ferreira, repórter investigativo da Folha de S. Paulo.

Veja a cobertura completa do evento.

 

Márcio Moron e as mudanças na cobertura esportiva

A primeira palestra teve o tema “Comunicação, novas mídias e internet”, ministrada pelo jornalista Marcio Moron, no auditório Victor Civita. O comunicador abriu a tarde de eventos jornalísticos da Semana dos Cursos da ESPM-SP, organizada pelo Centro Acadêmico 4 de Dezembro (CA4D).  

Experiente na editoria de esportes, Moron iniciou a palestra com um vídeo, mostrando os melhores momentos de uma transmissão da Copa Libertadores. Muito mais do que evidenciar sua paixão pelo futebol, a intenção foi mostrar como a comunicação está presente na emoção, em cada fala do narrador ou lance importante do jogo capturado num bom ângulo. “Quando você começa a causar emoção nas pessoas, você chama a atenção delas. Comunicação é emoção”, afirma.  

A profissão do século 

Medicina, engenharia e direito. Segundo Moron, essas foram as profissões que a geração passada entendia como promissoras. Porém, o mundo avançou muito desde então e ele ressalta que a profissão do século XXI é a comunicação. Com o boom das mídias digitais, qualquer pessoa agora pode transmitir conhecimento. “Tem muitos profissionais de outras áreas ganhando dinheiro fazendo o que vocês estão aqui estudando, a comunicação”, explica. Segundo ele, profissionais de diversos meios precisam de consultorias para se posicionar no mundo digital e esse é um nicho novo, que pode ser muito explorado ainda.  

Apesar disso, na visão dele, o jornalismo tem um diferencial em relação às outras profissões.  O produto jornalístico é perecível e, portanto, não se pode guardar as informações para si, o conhecimento precisa ser compartilhado. Ele alerta que “precisamos passar o nosso conhecimento pra frente. Essas pessoas que eu falei estão passando seus produtos pra frente, por lives, Instagram, Facebook e Tiktok” 

O jornalista na rede social 

Atualmente, como a internet funciona como um portfólio, o foca – apelido do jornalista iniciante – deve se atentar às suas redes sociais. Ele deve conseguir delimitar o máximo possível o seu nicho e trabalhar em cima dele, mas somente isso não basta. “Quem é que transmite (a informação) tem muita importância e vocês precisam saber como se colocar nas redes sociais”, alerta.  

Márcio inclusive revelou que, após algumas entrevistas de emprego, ele verificava o Instagram do candidato e não gostava quando via um perfil muito íntimo. “Você pode postar o que quiser sempre, mas se for sobre questões extremamente íntimas, tenha uma conta pessoal separada ou mantenha seu perfil privado”, aconselha. Para ele, a forma como o profissional se mostra para o mundo importa. “Você pode postar tudo o que gosta, mas procure fazer com que seu perfil tenha algo que demostre credibilidade também, e não só farra.”  

Para fechar o bloco sobre comportamento, ele também cita a importância do dress code, destacando a necessidade de utilizar a vestimenta adequada, de forma a passar a impressão que o evento exige, sem chamar atenção, seja por estar produzido demais ou arrumado de menos.  

Os minutos finais da palestra foram mais livres e contou com a participação dos alunos. Curiosos para saber as histórias que um jornalista esportivo de carreira guarda, o bate-papo se pautou em suas experiências como repórter.  

Entrevista completa com Márcio Moron pode ser vista no DONC – De Olho na Carreira.  

 

Débora Alfano e o jornalismo ao vivo

Imagem: Julie Lara

A segunda palestra foi da repórter e radialista da BandNews, Débora Alfano. Com a mediação da professora do terceiro semestre do curso de Jornalismo, Egle Müller, a palestra teve como tema o “Jornalismo ao vivo”.

Alfano começou a palestra contando um pouco sobre sua trajetória no Jornalismo ao vivo, o início de sua carreira, e relatou aos alunos sobre alguns momentos difíceis que enfrentou nos últimos 14 anos como jornalista. Contou que foi uma das repórteres presente na redação durante a apuração de informações sobre a morte de Ricardo Boechat. “Foi o dia mais difícil da minha vida profissional”, relatou, emocionada.

Deu continuidade à palestra orientando os estudantes sobre situações reais da profissão. A repórter deu dicas que cobriram áreas como saúde mental até o modo de se portar em frente às câmeras. Abordou também a relação que os repórteres devem ter com os critérios de noticiabilidade. “Se o cachorro corre atrás do rabo não é notícia, mas se o rabo corre atrás do cachorro é”, explicou. Ela ainda alertou como se deve lidar com a quantidade de notícias ruins no dia a dia. “Noticiar com certo distanciamento, não ser uma esponja, mas não ser um robô”, ressaltou, alertando ainda sobre o cuidado emocional, para que o repórter não se desestabilize ao vivo.

As próximas dicas foram montadas em tópicos. Alfano aconselhou os estudantes a estudarem, independentemente dos assuntos que gostam ou não, é imprescindível que estejam a par de tudo que está acontecendo; deu também conselhos sobre a postura de apresentação ideal quando na frente das câmeras, e como se portar perante imprevistos ao vivo.

A entrevista completa com Débora Alfano, concedida às alunas Luiza Vezzá e Bruna Bonato, pode ser conferida no DONC.

 

Flávio Ferreira, repórter investigativo fala sobre manchetes e apurações na internet

O repórter investigativo da Folha de S. Paulo, Flávio Ferreira, encerrou a terceira palestra da semana dos cursos falando aos estudantes de Jornalismo sobre como fazer manchetes unindo a apuração na internet e trabalho de campo. Flávio participou da cobertura do maior conjunto de investigações realizada pela polícia Federal do Brasil, a Operação Lava Jato e a Operação mensalão. Sua vasta experiência foi compartilhada com os estudantes, a fim de orientá-los sobre os cuidados e riscos que envolvem a área.

Flávio mencionou o seu recente trabalho realizado no Estado do Maranhão, em Imperatriz, ao investigar uma empresa de fachada acusada de participar de licitações fraudulentas para outra empresa e compartilhou cada etapa da investigação, assim como o ponto inicial para as investigações. “Foi um trabalho que durou mais ou menos três meses e ele começou com uma ideia que a gente teve de pensar: quais são as empresas que mais recebem dinheiro do Governo? A gente fez um trabalho de Jornalismo de Dados, muitos sites fornecem essas informações”, compartilhou.

Durante a sua palestra, ele ensinou o passo-a-passo de como fazer a apuração e checagem na internet destacando a possibilidade de acessar dados como documentos da empresa, propostas, lances e licitações. “Antigamente para realizar um trabalho dessa forma, tínhamos que ir ao Órgãos Público. Hoje podemos acessá-los em sites que dão toda as informações divididinhas”, falou.

Enfatizou sobre termos um segundo plano, caso o primeiro dê errado. O jornalista também tirou algumas dúvidas dos estudantes sobre o suporte e gastos que envolvem uma viagem investigativa e os cuidados que as empresas têm com os seus funcionários, como por exemplo custeio para a viagem. Flávio compartilhou um caso vivenciado, em que uma colega precisou de proteção da empresa, além de orientações sobre os prazos necessários para a preparação, investigação e entrega da matéria.

Tags:

Você pode gostar também

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

سایت شرط بندی بازی انفجار با ضرایب بالا بهترین سایت پیش بینی فوتبال آموزش شرط بندی فوتبال سایت شرط بندی حضرات ریچ بت گاد بت سایت نیلی افشار سایت هات بت دنیا جهانبخت در شهروند بت آدرس سایت لایو بت در شهروند بت آدرس سایت تاینی بت در شهروند بت آدرس سایت یلماست بت در شهروند بت سایت ای بی تی 90 در شهروند بت پابلو بت در شهروند بت سایت هیس بت مهراد جمح ولف بت میلاد حاتمی در شهروند بت بازی انفجار چیست در شهروند بت آموزش بازی انفجار آدرس سایت شرط بندی حضرات بت پویان مختاری سایت شرط بندی هات بت دنیا جهانبخت سایت بازی انفجار تاینی بت هیس بت سایت شرط بندی سایت شرط بندی یلماس بت ندا یاسی سایت شرط بندی سیب بت سایت جت بت سایت abt90 ساشا سبحانی سایت شرط بندی لایو بت آموزش بازی انفجار آموزش هک بازی انفجار الگوریتم بازی انفجار بهترین سایت بازی انفجار آنلاین دانلود اپلیکیشن بازی انفجار شرط بندی ترفندهای برد بازی انفجار روبات تشخیص ضریب بازی انفجار آموزش برنده شدن در بازی انفجار آدرس سایت بت هیس بت سایت مهراد جم جت بت سایت میلاد حاتمی آدرس سایت تاینی بت آدرس سایت لایو بت داوود هزینه آدرس سایت حضرات پویان مختاری آموزش حرفه ای بازی انفجار آموزش بازی حکم در پرشین بت آموزش پیش بینی فوتبال در پرشین بت بهترین سایت های شرط بندی ایرانی آموزش بازی انفجار تاینی هلپ آموزش بازی انفجار سایت هیوا نیوز اخبار سلبریتی ها تاینی نیوز google bahis online bahis siteleri casino FaceBook twitter آدرس جدید سایت بت فوروارد فارسی آدرس جدید سایت سیب بت بیوگرافی دنیا جهانبخت آموزش بازی انفجار آنلاین برای بردن سایت شرط بندی حضرات پویان مختاری سایت ای بی تی 90 ساشا سبحانی سایت پیش بینی فوتبال پرشین بت آموزش قوانین بازی پوکر آنلاین شرطی خیانت پویان مختاری به نیلی افشار سایت لایو بت داوود هزینه سایت پابلو بت علیشمس سایت تاک تیک بت سایت شرط بندی حضرات بت اپلیکیشن بت فوروارد دنیا جهانبخت کیست سایت شرط بندی هات بت دنیا جهانبخت سایت گاد بت نیلی افشار سایت شرط بندی فوتبال معتبر سایت شرط بندی فوتبال معتبر Pablobet