CARREGANDO

O que você procura

Campus Notícias

Reposicionamento de marca editorial é tema de palestra na ESPM-SP

Compartilhar
Convidados debatem as adaptações da mídia diante das mudanças de comportamento das leitoras Foto: Ana Carolina Cavallini

Convidados debatem as adaptações da mídia diante das mudanças de comportamento das leitoras Foto: Ana Carolina Cavallini

“A gente continua falando de moda e consumo, mas sem fechar os olhos para as coisas que estão acontecendo no mundo e dizem respeito, principalmente, às novas gerações”. Com a declaração, Susana Barbosa, diretora de redação da revista Elle, abriu a palestra sobre reposicionamento de marca editorial. O evento, que reuniu também Thiago Theodoro, diretor de redação da Capricho, aconteceu no dia 06 de abril e foi parte da Semana de Jornalismo organizada pelo Centro Acadêmico 4 de Dezembro (CA4D).

O foco da conversa foram os dilemas enfrentados pelos veículos de comunicação de moda, diante das mudanças comportamentais dos leitores. Em relação à revista Elle, a grande dificuldade era adequar o veículo a um público que exigia mais engajamento de assuntos atuais, porém, sem deixar de ser uma revista de moda. A solução foi trazer junto a editoriais e às edições da revista a participação dos leitores.

O pontapé inicial para essa mudança foi a publicação da revista com capa espelhada, edição especial de aniversário, o que dava a oportunidade de todas a leitoras estarem na capa de uma grande revista de moda. A edição contou ainda com a participação de uma campanha que convidava o público postar uma foto com a hashtag #VocêNaCapa para a possibilidade de aparecer em um editorial ou até mesmo na capa da revista da edição seguinte.

Quanto a revista Capricho, o desafio era ajustar o discurso do veículo às mudanças comportamentais do público-alvo, meninas adolescentes. Além disso, visavam adaptar o meio de publicação, uma vez que a leitura e o acesso da revista por meio online se tornaram muito mais frequentes e em peso por elas.

A saída encontrada foi o fim da revista impressa junto ao grande investimento na mídia digital (canal no YouTube, site e revista online). O editor frisou que as produções impressas não acabaram totalmente, ainda acontecem quando cabíveis, como guias de turismo e de maquiagem. Ademais, ajustaram a linguagem da marca e adotaram posicionamentos diante de assuntos cotidianos. Um grande exemplo e, além disso, uma grande decisão, foi deixar de lado a imparcialidade e assumir a defesa da causa feminista.

“Ao se voltar exclusivamente para o digital, é intensificado o diálogo com o seu público. Quando é postada uma notícia, você sabe imediatamente o que aconteceu. A partir daí, a gente foi tendo retorno sobre a nossa marca, que nos obrigou a reinventar”, disse Thiago, sobre a comunicação na rede entre a Capricho e as leitoras.

A partir dessas mudanças, tanto Susana, quanto Theodoro ressaltaram a importância de manter a coerência das posições e não cair em contradições, isto é, não abandonar, nas futuras edições, as posturas anteriormente tomadas. Destacaram, também, a relevância de inovações na produção dos conteúdos publicados. A revista Elle evidenciou essa inovação, por exemplo, em um editorial fotografado por drones, enquanto a Capricho investiu em seu canal do YouTube ao produzir vídeos de desconstrução de paradigmas e tabus de moda e comportamento.

O evento contou ainda com perguntas de quem estava no auditório. Um dos questionamentos foi tido como polêmico: tratava da inserção de blogueiros no contexto jornalístico. O diretor de redação disse que, em princípio, eles eram tidos como concorrentes, mas com o tempo as mídias mais tradicionais passaram a lidar com esses profissionais como parceiros e colaboradores das revistas.

Susana concordou, mas fez uma ressalva em relação às blogueiras de moda: “eu não vejo nenhuma delas, que tem um poder de influência tão grande, se posicionando diante de nenhum desses assuntos que estamos abordando”. Ela faz referência à aceitação de diversos padrões de beleza e até mesmo do feminismo.

Com o fim das perguntas a palestra, intermediada pela professora Cláudia Bredariolli, foi encerrada e os convidados ficaram à disposição dos presentes para possíveis perguntas, fotos e discussões à parte.

 

Com Ana Carolina Cavallini 

 

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

سایت شرط بندی بازی انفجار با ضرایب بالا بهترین سایت پیش بینی فوتبال آموزش شرط بندی فوتبال سایت شرط بندی حضرات ریچ بت گاد بت سایت نیلی افشار سایت هات بت دنیا جهانبخت در شهروند بت آدرس سایت لایو بت در شهروند بت آدرس سایت تاینی بت در شهروند بت آدرس سایت یلماست بت در شهروند بت سایت ای بی تی 90 در شهروند بت پابلو بت در شهروند بت سایت هیس بت مهراد جمح ولف بت میلاد حاتمی در شهروند بت بازی انفجار چیست در شهروند بت آموزش بازی انفجار آدرس سایت شرط بندی حضرات بت پویان مختاری سایت شرط بندی هات بت دنیا جهانبخت سایت بازی انفجار تاینی بت هیس بت سایت شرط بندی سایت شرط بندی یلماس بت ندا یاسی سایت شرط بندی سیب بت سایت جت بت سایت abt90 ساشا سبحانی سایت شرط بندی لایو بت آموزش بازی انفجار آموزش هک بازی انفجار الگوریتم بازی انفجار بهترین سایت بازی انفجار آنلاین دانلود اپلیکیشن بازی انفجار شرط بندی ترفندهای برد بازی انفجار روبات تشخیص ضریب بازی انفجار آموزش برنده شدن در بازی انفجار آدرس سایت بت هیس بت سایت مهراد جم جت بت سایت میلاد حاتمی آدرس سایت تاینی بت آدرس سایت لایو بت داوود هزینه آدرس سایت حضرات پویان مختاری آموزش حرفه ای بازی انفجار آموزش بازی حکم در پرشین بت آموزش پیش بینی فوتبال در پرشین بت بهترین سایت های شرط بندی ایرانی آموزش بازی انفجار تاینی هلپ آموزش بازی انفجار سایت هیوا نیوز اخبار سلبریتی ها تاینی نیوز google bahis online bahis siteleri casino FaceBook twitter آدرس جدید سایت بت فوروارد فارسی آدرس جدید سایت سیب بت بیوگرافی دنیا جهانبخت آموزش بازی انفجار آنلاین برای بردن سایت شرط بندی حضرات پویان مختاری سایت ای بی تی 90 ساشا سبحانی سایت پیش بینی فوتبال پرشین بت آموزش قوانین بازی پوکر آنلاین شرطی خیانت پویان مختاری به نیلی افشار سایت لایو بت داوود هزینه سایت پابلو بت علیشمس سایت تاک تیک بت سایت شرط بندی حضرات بت اپلیکیشن بت فوروارد دنیا جهانبخت کیست سایت شرط بندی هات بت دنیا جهانبخت سایت گاد بت نیلی افشار سایت شرط بندی فوتبال معتبر سایت شرط بندی فوتبال معتبر Pablobet