CARREGANDO

O que você procura

Edição 07 - Faces da Fé Faces da Fé Plural

Quando a fé vira violência

Compartilhar

Juliana Marques
Lucas Negreiros
»»» Quem é o fanático? Uma pessoa com obsessão irracional por um objeto, pessoa ou tema. E o fanático re ligioso? O incondicionalmente devoto à religião e isento de espírito crítico a uma idéia religiosa. Além disso, a religião é uma extensão desse indivíduo, seja no âmbito profissional ou pessoal, em que ele não faz uma distinção entre os espaços em que vive.
Diferente de um fanático, o fundamentalista é extremista. Intolerante a outras religiões, ele possui a mesma base religiosa de fanático, porém vai além disso. “O fanático não está preocupado com as outras religiões, simplesmente ignora ou acha que elas não têm a verdade tanto como a dele”, explica o professor de filosofia da ESPM, Andrey Mendonça.

Fiéis durante lavagem da escadaria do Bonfim em Salvador, Bahia | Foto Valter Pontes/ Agecom Salvador

Fiéis durante lavagem da escadaria do Bonfim em Salvador, Bahia | Foto Valter Pontes/ Agecom Salvador

Para ele, o fundamentalismo não apenas segue esse estilo de vida, mas obriga outras pessoas a se converterem à sua crença. Possui uma postura de combate e sente a obrigação de levar a verdade para as pessoas que considera estarem nas “trevas”.
Um exemplo clássico é o futebol. Enquanto compram roupas, chuteiras, bandeiras e conversam sobre jogos e jogadores são fanáticos. A partir do momento que duas torcidas se encontram para brigar em nome de seus times, a situação muda. Eles passam a ser fundamentalistas, o que prova que o fundamentalismo não existe apenas na religião, mas também no esporte.
Mas afinal, o religioso é fanático?
Tanto o religioso quanto o fanático tem o objeto de sua admiração como referência e buscam cumprir todas as normas, leis e rituais do espaço religioso ou sagrado.
Contudo, o fanático não apenas segue os dogmas, mas busca representá-los e ser representado por eles. As roupas não convencionais, por exemplo, o fanático não se importa de usá-las – seja na rua ou shopping. Não diferencia os espaços, pois são uma extensão de sua religiosidade.
O religioso possui uma religião, mas não participa ativamente das atividades da Igreja. “Para as pessoas que rezam em direção à Meca, não importa o lugar nem o horário, vão vivenciar sua experiência religiosa onde quer que seja”, diz o filósofo Andrey Mendonça a respeito dos fanáticos.

Combater ou não combater?  
Os fundamentalistas religiosos têm medidas extremas, que muitas vezes são adotadas na política de países onde o estado não é laico. Sendo assim, medidas violentas e exacerbadas, consideradas arcaicas no mundo moderno, se tornam leis associadas a religião.
Para o professor de teologia da PUC-SP, Eulalio Figueira, é preciso ter cuidado com o juízo de valores. Desta forma, filtros são necessários para a realidade cultural de cada sociedade. Logo, alguém ser apedrejado por homens fardados no Brasil, na Praça da Sé, não faz sentido na nossa realidade, porém, em outras culturas é parte do cotidiano.
Apesar da cultura, o teólogo reforça a necessidade de combater medidas religiosas extremas, pois não se deve ser complacente a violência. Para ele existem duas necessidades no combate ao fundamentalista: distinguir o que é político do que é religioso e não legitimar intervenções à força. O professor propõe um acordo diplomático com os líderes religiosos, para assim mudar as práticas, sem alterar os princípios.

orcida do Palmeiras no Allianz Parque em São Paulo | foto lucas negreiros

Torcida do Palmeiras no Allianz Parque em São Paulo | foto Lucas Negreiros

Andrey Mendonça, por outro lado, acredita que conviver com pessoas fanáticas é uma maneira de encarar o mundo moderno democraticamente, para experimentar o pluralismo. “Em sociedades nas quais a tradição religiosa está presente há muito tempo, é complexo perguntar sobre liberdade e democracia. Talvez seja uma ofensa. Para eles, nosso sistema que é podre.”
Além disso, o filósofo contesta a sociedade ocidental. “Dizer que os fundamentalistas devem diminuir sua ânsia de conquista, não seria a mesma coisa quando dizemos que nossa forma de vida moderna deve ser imposta em sociedades islâmicas, por acharmos que elas serão melhores se forem assim?”.
Brasil. Diversidade religiosa. Alvo para os fundamentalistas?
Existem vários grupos religiosos diferentes no Brasil, e apesar da maioria católica e o crescimento constante dos evangélicos, todas as religiões convivem harmoniosamente sem segregação ou disputas violentas.
O Brasil é támbem é um país que acolhe mais o estrangeiro, do que pessoas de outras regiões do país. Talvez a boa convivência, ou a política de boa vizinhança econômica sejam motivo para que grupos fundamentalistas não façam algum tipo de atentado.
É pouco provável que aconteça no Brasil, uma vez que, etnicamente, as populações que vêm para o Brasil, vivem muito bem. Nesse sentido, é de fato muito pacífico e talvez indique que os alvos de fundamentalistas estão intimamente conectados a uma certa intolerância social, ou um convívio social não muito próximo e até mesmo uma intolerância econômica ligada aos abismos sociais causados por ela.
Mendonça acredita que se deve levar em conta as questões éticas, porque as pessoas são recrutadas dentro dos próprios países onde acontecem os atentados. Nasceram em famílias religiosas, se converteram a religiões diferentes e foram incitados ao ódio àqueles países ou grupos.
Talvez se espere que, no Brasil, pessoas de baixa renda se reúnam em células terroristas, do que propriamente dita pessoas de religiões diferentes o fizessem. “Me parece que a convivência religiosa é muito melhor do que a convivência social que a gente vive no Brasil”, lamenta o professor.

Fanático para quem?
“Qual a diferença entre o soldado norte-americano, e o jovem homem bomba em nome de Alá que vão para guerra combater os seus inimigos? Ela é muito grande e simples. Ambos vão para guerra imbuidos de um ideal. Só que o ideal do primeiro é se tornar reconhecido pela sociedade e ganhar uma medalha. Contudo, não vai ganhar essa medalha se for morto, quem vai ganhar é a familia. Já o jovem que vai cometer um ato suicida, vai ganhar a recompensa e a eternidade”, exemplifica o teólogo da PUC-SP.
Para Figueira é difícil compreender a motivação que leva jovens americanos a irem para a guerra, mas seu fundo de fé é o mesmo que leva jovens ao suicídio como homens-bomba. Para o  primeiro, batemos palmas. O outro é chamado de terrorista.

Tags:
Artigo anterior
Artigo seguinte

Você pode gostar também

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Próximo

سایت شرط بندی بازی انفجار با ضرایب بالا بهترین سایت پیش بینی فوتبال آموزش شرط بندی فوتبال سایت شرط بندی حضرات ریچ بت گاد بت سایت نیلی افشار سایت هات بت دنیا جهانبخت در شهروند بت آدرس سایت لایو بت در شهروند بت آدرس سایت تاینی بت در شهروند بت آدرس سایت یلماست بت در شهروند بت سایت ای بی تی 90 در شهروند بت پابلو بت در شهروند بت سایت هیس بت مهراد جمح ولف بت میلاد حاتمی در شهروند بت بازی انفجار چیست در شهروند بت آموزش بازی انفجار آدرس سایت شرط بندی حضرات بت پویان مختاری سایت شرط بندی هات بت دنیا جهانبخت سایت بازی انفجار تاینی بت هیس بت سایت شرط بندی سایت شرط بندی یلماس بت ندا یاسی سایت شرط بندی سیب بت سایت جت بت سایت abt90 ساشا سبحانی سایت شرط بندی لایو بت آموزش بازی انفجار آموزش هک بازی انفجار الگوریتم بازی انفجار بهترین سایت بازی انفجار آنلاین دانلود اپلیکیشن بازی انفجار شرط بندی ترفندهای برد بازی انفجار روبات تشخیص ضریب بازی انفجار آموزش برنده شدن در بازی انفجار آدرس سایت بت هیس بت سایت مهراد جم جت بت سایت میلاد حاتمی آدرس سایت تاینی بت آدرس سایت لایو بت داوود هزینه آدرس سایت حضرات پویان مختاری آموزش حرفه ای بازی انفجار آموزش بازی حکم در پرشین بت آموزش پیش بینی فوتبال در پرشین بت بهترین سایت های شرط بندی ایرانی آموزش بازی انفجار تاینی هلپ آموزش بازی انفجار سایت هیوا نیوز اخبار سلبریتی ها تاینی نیوز google bahis online bahis siteleri casino FaceBook twitter آدرس جدید سایت بت فوروارد فارسی آدرس جدید سایت سیب بت بیوگرافی دنیا جهانبخت آموزش بازی انفجار آنلاین برای بردن سایت شرط بندی حضرات پویان مختاری سایت ای بی تی 90 ساشا سبحانی سایت پیش بینی فوتبال پرشین بت آموزش قوانین بازی پوکر آنلاین شرطی خیانت پویان مختاری به نیلی افشار سایت لایو بت داوود هزینه سایت پابلو بت علیشمس سایت تاک تیک بت سایت شرط بندی حضرات بت اپلیکیشن بت فوروارد دنیا جهانبخت کیست سایت شرط بندی هات بت دنیا جهانبخت سایت گاد بت نیلی افشار سایت شرط بندی فوتبال معتبر سایت شرط بندی فوتبال معتبر Pablobet