CARREGANDO

O que você procura

Ensaios Fotos

19º ENPJ promovido pela Abej em parceria com os cursos de jornalismo da ECA-USP e ESPM

Compartilhar

Alice Labate – Isabella Nobre Tiezzi – (1º semestre)

Ana Vitória Leal – Vitor Altino – (2º semestre)

Enzo Almeida – (3º semestre)

Luana Fernandez E. Cataldi – Malu Baccarin – (4º semestre)

Marcelo Santos – (6º semestre)

A primeira proposta de reunir professores dos cursos de Jornalismo surgiu de um grupo que participou do Seminário de Atualização para Professores de Jornalismo, promovido pelo Labjor da Unicamp, em 1994. No mesmo ano, a ideia foi levada para o encontro anual da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), em Piracicaba (SP), ampliando o número professores interessados, e foi marcado o I Encontro Nacional de Professores de Jornalismo. Em ambas as ocasiões, foram feitas avaliações gerais sobre a realidade dos cursos de Jornalismo e a necessidade de realizar discussões sistemáticas visando à busca de novos caminhos a partir das experiências desenvolvidas pelos docentes.
O 1º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo ocorreu durante o Intercom de 1995, em Aracaju (SE). Na oportunidade, vários temas foram levantados. Entre eles o Projeto Pedagógico para o curso de Jornalismo, o perfil dos professores de Jornalismo, o estágio e a inserção dos professores nos projetos de Pesquisa e Extensão. Foi reafirmada, ainda, a oficialização do Núcleo de Professores de Jornalismo junto à direção da Intercom, a fim de que as atividades a serem desenvolvidas passassem a fazer parte da programação da entidade.

Por causa da pandemia da Covid-19, pela primeira vez, nesses 25 anos de história, o 19º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo teve que ser realizado, exclusivamente de forma remota. Iniciando no dia 15 de outubro de 2020, com uma série de palestras, como “Esquenta” para realização do Encontro Nacional que aconteceu entre os dias 25 e 27 de novembro com a posse da nova diretoria eleita para o mandado 2020 – 2022.

O Encontro Nacional de Professores de Jornalismo (ENPJ) é promovido anualmente pela ABEJ – Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (antigo FNPJ – Fórum Nacional de Professores de Jornalismo), com a finalidade de reunir docentes e discentes da área para refletir, trocar experiências e resultados de pesquisas sobre o ensino, pesquisa e extensão.
O evento deste ano, o terceiro promovido com o nome de Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo, foi organizado em parceria entre ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing e ECA – Escola de Comunicações a Artes da Universidade São Paulo. Como nos anteriores, a lógica é ampliar o intercâmbio de experiências relacionadas ao Ensino, Pesquisa e Extensão em Jornalismo no País.

Diversos eventos compuseram a programação do 19º ENPJ, como o 15º Pré-Fórum da Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ); 10º Encontro Nacional de Coordenadores de Curso de Jornalismo; 15º Ciclo Nacional de Pesquisas em Ensino e Extensão em Jornalismo o lançamento de livros, entre outras atividades.

Assim, a entidade chega ao seu 19º Encontro no ano de 2020, com larga folha de serviços prestados ao Jornalismo, ao ensino, à extensão e à pesquisa em Jornalismo no Brasil, formando hoje, junto com a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e a Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), um grupo de entidades que está à frente das lutas por um Jornalismo de qualidade no Brasil.

Mais informações complementares estão disponíveis no sítio da Abej:  http://www.abejor.org.br/novo/institucional e informações sobre o evento desse ano, sobre participação de Professores e Pesquisadores, palestras e apresentações de trabalhos, bem como a composição de toda diretoria eleita para o manado 2020-2022 da Abej, pode ser acessada no sítio  https://abej19enpj.wixsite.com/jornalismo

Tags:

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *