Programa da ESPM realiza ações no Setembro Amarelo
Compartilhar
Atividades voltadas aos funcionários estão alinhadas ao calendário do Ministério da Saúde – Foto: Divulgação
Alice Centi (2º semestre)
O Programa Mais Saúde e Bem-Estar da ESPM deu início hoje à campanha Setembro Amarelo, dedicada à prevenção ao suicídio. Ao longo do mês, uma série de atividades, voltadas aos funcionários que atuam em todas as unidades da instituição, discutirá o tema saúde mental por meio de uma brincadeira educativa, que visa à conscientização a respeito de transtornos mentais e doenças emocionais.
O projeto, que será realizado durante o expediente, foi pensado de maneira estratégica para que os participantes possam interromper suas atividades e voltar a atenção ao tema. A responsável pela ação, Marisa Mateus, explica que haverá um “quiz”, no qual participarão três pessoas por vez. Numa espécie de jogo de tabuleiro em tamanho real, serão realizadas perguntas sobre o tema saúde mental, e quem acertar as respostas avança as casas. Ao final, serão distribuídos prêmios.
A brincadeira é considerada, pela organização do projeto, uma forma mais leve de abordar o assunto suicídio, e assim levar o público-alvo a entender seus sentimentos e os das pessoas com quem convivem. Além disso, espera incentivar aqueles que necessitam a procurarem apoio e orientação profissional. “Saúde emocional é para todo mundo, as pessoas sempre tiveram receio em pedir ajuda”, diz Marisa.
O programa também viabilizou um canal telefônico confidencial, que pode ser utilizado pelos funcionários que estejam passando por algum transtorno, ou que suspeitam ter alguma doença emocional, por meio do qual podem conversar com psicólogos.
Saúde pública – No Brasil, o Setembro Amarelo foi incluído no calendário de ações do Ministério da Saúde em 2015. O mês está relacionado ao Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio, celebrado em 10 de setembro.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) contabiliza pelo menos 700 mil suicídios anualmente, número considerado subnotificado. Dados apresentados pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) indicam cerca 14 mil casos no país por ano.
O Programa Mais Saúde e Bem-Estar da ESPM já realizou ações semelhantes em anos anteriores. Especificamente sobre o Setembro Amarelo, a primeira iniciativa ocorreu em 2018, ocasião em que foram apresentados dados, cartilhas e boletins de saúde aos funcionários. Em 2021, foi realizado o projeto “Respiro ESPM”, no âmbito do qual foram promovidos encontros com psicólogos para tratar de assuntos como emoção e sentimentos.
#ParaTodosVerem: Fotografia colorida mostra duas mãos dadas, uma com pele negra e outra com pele branca. Há uma fita amarela que forma um coração no entorno das mãos. O fundo é amarelo.