CARREGANDO

O que você procura

Destaque Entrevista Geral

Outubro Rosa: a luta por dar visibilidade ao enfrentamento do câncer de mama

Compartilhar

O Projeto SobreAvida, fundado por Miriam Rafael Ferreira, intensifica ações durante o mês dedicado à campanha internacional – Foto: Instagram Projeto SobreAvida

Alice Centi (2º semestre)

Outubro Rosa é uma campanha internacional de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero – este último incorporado mais recentemente à mobilização.

No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que, até o fim de 2022, serão registrados 66.280 casos novos da doença, o que representa uma taxa ajustada de incidência de 43,74 casos por 100 mil mulheres.

Além do INCA, outros institutos, empresas e projetos aproveitam o mês de outubro para dar mais visibilidade ao tema. O Projeto SobreAvida, criado em São Lourenço (MG), é uma dessas instituições. Idealizado por Miriam Rafael Ferreira, paciente curada de câncer de mama há 11 anos, tem como proposta ajudar mulheres a enfrentar o tratamento. “Sim, nós tivemos câncer de mama. E agora somos 56 mulheres que hoje se sentem mais fortes e mais vivas!”, diz a descrição do projeto no Instagram.

Ferreira está à frente do SobreAvida há três anos. Em entrevista ao Portal de Jornalismo ESPM, ela contou que o apoio oferecido a mulheres com câncer ultrapassa a cidade onde o projeto está sediado e já atinge várias partes do país.

Portal de Jornalismo ESPM – Qual o objetivo do Projeto SobreAvida?
Miriam Rafael Ferreira – O objetivo era mostrar para as pessoas literalmente a nossa cara, através da mostra fotográfica que a gente faz, para que elas nos reconhecessem na rua, no dia a dia, e vissem: “Ah, poxa, aquela ali teve câncer de mama e ela está vivendo”. Que as pessoas entendessem de uma maneira muito simples que o câncer não é uma sentença de morte. Porque quando se tem um diagnóstico de câncer, automaticamente se lembra das pessoas que morreram, da tia que morreu, da amiga, da conhecida e da vizinha, mas você não sabe quem está vivo, porque quem está vivo não anda com uma legenda na testa.

PJE – Qual a diferença entre prevenção e diagnóstico precoce?
MRF – O exame de toque, os exames de ultrassonografia e a mamografia são diagnóstico precoce, que salva vidas. 95% dos cânceres de mama pegos no início têm cura. A prevenção é diferente: é o que você faz do seu estilo de vida, da sua alimentação, atividade física, diminuição de carga de estresse, não fumar e não beber em excesso. São coisas diferentes que as pessoas ainda têm muita confusão em relação a isso.

PJE – Como é a atuação do projeto durante o Outubro Rosa?
MRF – A gente usa o Outubro Rosa para chamar a atenção de todas as maneiras para a nossa causa, mas a gente trabalha incansavelmente o ano todo. No Outubro Rosa, a gente faz movimentos, caminhadas e outras coisas, como pedal e muitos eventos. A gente vai chamando a atenção e vai tentando colocar mais leveza na situação para que as pessoas consigam vencer os medos que elas têm, muitas vezes, de ir a um ginecologista, de fazer um exame, de se tocar.

O câncer de mama é um dos tipos mais comuns entre as mulheres, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma; projetos coletivos ajudam no enfrentamento – Foto: Instagram Projeto SobreAvida

PJE – E como é a atuação do projeto fora do Outubro Rosa?
MRF – Durante o ano todo, o projeto atua doando lenços, turbantes e a almofada do coração, que é uma almofada ergonômica projetada por fisioterapeutas e que ajuda demais no pós-cirúrgico do câncer de mama, drenando o braço, tirando o peso do ombro e dando uma sensação de preenchimento para quem tirou um pedaço da mama. A gente envia almofadas, turbantes e lenços para o Brasil todo hoje em dia. Estados do Nordeste, do Centro-Oeste e do Sul têm entrado em contato conosco através do nosso Instagram, e aí a gente vai mandando via correio. Fora isso, a gente faz uma campanha grande, que é a Campanha da Caixa Rosa, em que a gente arrecada lenços, bijuterias, esmaltes, maquiagens. Passando outubro, a gente monta os kits da autoestima e manda junto com essas doações. Além disso, a gente também tem um outro trabalho, que para mim é o mais bonito de todos, que é o trabalho que ninguém vê, que é quando uma mulher tem um diagnóstico de câncer, ela entra em contato conosco e a gente se oferece para ouvir, conversar e abraçar nesse momento tão difícil. E hoje, graças a Deus, a gente consegue fazer também a doação de perucas na nossa região, graças à população que ajuda demais a gente.

#ParaTodosVerem: A primeira fotografia, colorida, mostra Miriam Rafael Ferreira sentada e sorrindo. Ela é uma mulher branca, com cabelos castanhos e olhos verdes. Veste uma blusa branca com a logomarca do Projeto SobreAvida e um blazer rosa. No fundo, desfocado, há uma mesa posta para o café, com xícaras rosas, bule branco e flores rosas. A segunda fotografia, também colorida, mostra 42 mulheres com as mãos pintadas de rosa, uma ao lado da outra, formando um coração com a união das mãos.

Tags:

Você pode gostar também

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

سایت شرط بندی بازی انفجار با ضرایب بالا بهترین سایت پیش بینی فوتبال آموزش شرط بندی فوتبال سایت شرط بندی حضرات ریچ بت گاد بت سایت نیلی افشار سایت هات بت دنیا جهانبخت در شهروند بت آدرس سایت لایو بت در شهروند بت آدرس سایت تاینی بت در شهروند بت آدرس سایت یلماست بت در شهروند بت سایت ای بی تی 90 در شهروند بت پابلو بت در شهروند بت سایت هیس بت مهراد جمح ولف بت میلاد حاتمی در شهروند بت بازی انفجار چیست در شهروند بت آموزش بازی انفجار آدرس سایت شرط بندی حضرات بت پویان مختاری سایت شرط بندی هات بت دنیا جهانبخت سایت بازی انفجار تاینی بت هیس بت سایت شرط بندی سایت شرط بندی یلماس بت ندا یاسی سایت شرط بندی سیب بت سایت جت بت سایت abt90 ساشا سبحانی سایت شرط بندی لایو بت آموزش بازی انفجار آموزش هک بازی انفجار الگوریتم بازی انفجار بهترین سایت بازی انفجار آنلاین دانلود اپلیکیشن بازی انفجار شرط بندی ترفندهای برد بازی انفجار روبات تشخیص ضریب بازی انفجار آموزش برنده شدن در بازی انفجار آدرس سایت بت هیس بت سایت مهراد جم جت بت سایت میلاد حاتمی آدرس سایت تاینی بت آدرس سایت لایو بت داوود هزینه آدرس سایت حضرات پویان مختاری آموزش حرفه ای بازی انفجار آموزش بازی حکم در پرشین بت آموزش پیش بینی فوتبال در پرشین بت بهترین سایت های شرط بندی ایرانی آموزش بازی انفجار تاینی هلپ آموزش بازی انفجار سایت هیوا نیوز اخبار سلبریتی ها تاینی نیوز google bahis online bahis siteleri casino FaceBook twitter آدرس جدید سایت بت فوروارد فارسی آدرس جدید سایت سیب بت بیوگرافی دنیا جهانبخت آموزش بازی انفجار آنلاین برای بردن سایت شرط بندی حضرات پویان مختاری سایت ای بی تی 90 ساشا سبحانی سایت پیش بینی فوتبال پرشین بت آموزش قوانین بازی پوکر آنلاین شرطی خیانت پویان مختاری به نیلی افشار سایت لایو بت داوود هزینه سایت پابلو بت علیشمس سایت تاک تیک بت سایت شرط بندی حضرات بت اپلیکیشن بت فوروارد دنیا جهانبخت کیست سایت شرط بندی هات بت دنیا جهانبخت سایت گاد بت نیلی افشار سایت شرط بندی فوتبال معتبر سایت شرط بندی فوتبال معتبر Pablobet