O carnaval é uma festa muito esperada pelo povo brasileiro ao longo do ano. No entanto, o uso de álcool e drogas se torna mais frequente na sociedade, o que pode causar muitos problemas para a saúde pessoal e pública.
No ano passado, foi registrado um aumento de 12% no consumo de bebidas alcoólicas no Brasil. Em Minas Gerais, houve 233 atendimentos relacionados ao uso abusivo de drogas, segundo boletim do Hospital João XXIII, da Fundação Hospitalar do Estado de Minas. Em Sergipe, uma adolescente de 16 anos morreu de overdose após o uso de bebidas alcoólicas e cocaína no dia 10 de março de 2023.
A estudante Maria Luiza Aguiar, de 19 anos, contou à reportagem que o uso de drogas parecia mais controlado que nos anos anteriores nos blocos de rua que frequentou. Porém, ainda era comum encontrar pessoas utilizando substâncias ilícitas. “Não encontrei nenhum caso de sinistro no bloquinho que fui, mas, em outros anos, sempre ajudei pessoas que passavam mal, auxiliando-as a encontrarem conhecidos e chamando o corpo de bombeiros para tomar os devidos cuidados”, relatou a aluna de comunicação e propaganda Carolina Maldonado.
O acesso à compra de bebidas alcoólicas foi algo muito comum nas comemorações carnavalescas. Maria Luiza também mencionou que a compra de bebidas com vendedores de rua era fácil, pois não era solicitada identidade nem havia fiscalização, aumentando os níveis de descontrole.
Segundo a analista de saúde do Hospital Santa Casa de Vinhedo, Andreia Benevenuto, não é comum receber pessoas em estado grave de saúde por conta do consumo de bebida, mas com machucados leves ou mal-estar. No entanto, Segundo Benevenuto, podem haver casos graves, que podem até gerar a morte. “É muito comum encontrar jovens consumindo bebidas alcoólicas neste período de festas. Trata-se de um processo que pode afetar o desenvolvimento e estruturação das habilidades cognitivo-comportamentais e emocionais, além de causar morte violenta, queda de desempenho e dificuldades de aprendizado”, afirmou Andreia.