CARREGANDO

O que você procura

Fotos Geral Região

Blocos geram toneladas de lixo em São Paulo

Compartilhar

Foliões em bloco no Parque do Ibirapuera. Foto: Maria Clara Thamer

Júlia Pussateli e Maria Clara Thamer (1º semestre)

Durante o carnaval deste ano, as empresas de recolha de lixo coletaram 322 toneladas de resíduos pelas ruas da cidade de São Paulo. A prefeitura e a subprefeitura da Vila Mariana formaram um pelotão com mais de 2.700 agentes e 460 veículos, segundo a empresa SELIMP, responsável pela limpeza dos bloquinhos. Esses números superaram os do carnaval passado. Dados relatados pela CBN mostram que as principais capitais brasileiras em 2024 geraram, em média, 5 mil toneladas de lixo durante a folia.

Na última quinta-feira (6), a Prefeitura de São Paulo informou que foram recolhidas 487 toneladas de lixo, mobilizando mais de 3.000 trabalhadores para essa tarefa. Os resíduos reciclados são enviados para um centro de triagem, onde são separados e depois vendidos para algumas cooperativas. Os resíduos que não são vendidos passam por um moedor para se tornarem novos bens industriais. Apesar da grande equipe de limpeza à disposição, o descarte indevido de lixo nas ruas continua sendo uma problemática recorrente nos bloquinhos.

Maria Eduarda Cruvinel, estudante de Jornalismo da ESPM-SP, frequentou dois bloquinhos famosos da cidade de São Paulo, Casa Comigo e Monobloco, e relatou a presença de bastante lixo: “Tinha bastante embalagem e latinhas na rua e a maioria das pessoas acabava jogando suas latinhas no chão”, lamentou.

Relatos como o da estudante são muito comuns. O diretor de carnaval da Rosas de Ouro, Leandro Marciano, afirmou que a escola tem uma parceria com empresas de limpeza e com a prefeitura para o descarte adequado dos lixos. Além disso, as fantasias usadas nos desfiles são recicladas e repaginadas a cada ano, um modelo que muitas escolas de samba estão aderindo para preservação do meio ambiente. Com a vitória da Rosas de Ouro no Carnaval de São Paulo, Leandro disse que a visibilidade atual da escola abre espaço para a promoção de campanhas sustentáveis e para a conscientização da população sobre o lixo gerado no pós-carnaval.

 

Lixo no Carnaval – Fotos: Júlia Pussateli – Maria Clara Thamer – Rafaella Caldas (1° semestre) 

 

Lixo Carnaval
Tags:

Você pode gostar também