CARREGANDO

O que você procura

Especiais Fotos

Pelo Mundo – Santa Catarina – Florianópolis

Compartilhar

Enrico Sordili e Isabella Galvão – (1º semestre)

Pelo Mundo ESPM te convida a conhecer Florianópolis. Se localiza no Sul do Brasil e é conhecida pelas suas praias paradisíacas e pontos turísticos. Com 40 praias, o que não falta é diversidade, há praias para surfistas, para família, praia de pesca, com pedras e lindas paisagens.

Praia da Armação, É localizada no sul da Ilha e é formada por uma exótica combinação de mar, rio, pedras, montanhas e barcos que transformam o lugar em um dos principais cartões postais de Santa Catarina. É uma antiga colônia de pescadores. Apesar de suas águas calmas, a Praia da Armação tem alguns pontos de ondas fortes — principalmente em seu canto esquerdo, onde o mar é mais aberto. Sua faixa de areia não é muito extensa porque há alguns anos uma grande ressaca arrastou boa parte da orla, por isso uma barreira de contenção de pedras foi instalada na costa da praia. A observação de baleias, o Parque Municipal da Lagoa do Peri, a Igreja Sant’Anna e suas trilhas ecológicas são atividades imperdíveis para quem vai à região. Além disso, a praia tem uma boa estrutura turística.

A Praia do Campeche é localizada na parte mais central da ilha, é formada por 3,5 km de extensão com águas e ventos fortes, a praia é muito frequentada por surfistas, com grande quantidade de hotéis e casas para aluguel, se torna nos tempos de alta temporada uma boa escolha para as famílias. À frente da Praia do Campeche localiza-se a Ilha do Campeche, para chegar à ilha há passeios de barco partindo de três pontos, a Praia do Campeche, a Praia da Armação e Barra da Lagoa. Há limite máximo de pessoas na Ilha e algumas regras que devem ser seguidas para manter a beleza e limpeza da Ilha. Não é permitido descer dos barcos com embalagens e latas, tendo que consumir de um pequeno restaurante na própria ilha, lá possuem sítios arqueológicos com inscrições rupestres, trilhas e a natureza de forma geral muito bem preservada.

A Lagoa da Conceição é um dos principais pontos turísticos de Floripa, se localiza na região central à leste da Ilha, é conhecida pelos passeios de barcos e restaurantes à beira da Lagoa, sendo possível fazer paradas em algumas praias e pontos turísticos, como exemplo a Praia Mole, Praia da Galheta, conhecer a feira de artesanato da Lagoa, entre outros pontos.Um grande referencial em Floripa é o mirante da Lagoa, conta com uma linda vista da lagoa da conceição, sendo possível ver as dunas e parte das casas da cidade. A cultura e o artesanato local também são marcas fortes da Lagoa da Conceição.

A Praia Mole localiza-se a cerca de 15 km do centro de Florianópolis em direção ao Leste da Ilha. Ela tem como características principais a areia grossa e mole, a água muito limpa e as fortíssimas ondas, além dos caixões de areia. A praia é recomendada para surfistas. Caso vá com crianças a recomendação é ficar muito atento pelas fortes condições do mar. A praia conta com alguns bons serviços, entre eles, aluguel de cadeiras e guarda sóis. Com poucos mas famosos quiosques à beira-mar, a praia em período de alta temporada, conta com alguns ambulantes de comida e estandes de aula de surf pra quem quer aprender. É uma praia muito procurada por jovens e pelo público LGBT+.

Distante 26 km do centro de Florianópolis, a Praia da Daniela fica ao norte da Ilha e chama atenção por suas águas claras, calmas e quentes. A Praia da Daniela, na verdade, é um pequeno bairro, com um misto de casas de luxo e casas mais simples, onde é possível andar a pé com muita tranquilidade, mesmo no tumulto do verão. No passado, era frequentada apenas por pescadores nativos e apenas após 1970 foi aberto acesso a ela. É uma praia apropriada para toda a família, desde crianças a idosos.

A Praia Pântano do Sul é a maior e mais tradicional praia de pesca de Santa Catarina. É uma praia muito procurada pela sua tranquilidade, beleza natural, boa gastronomia e cultura local. Conta com restaurantes à beira da praia especializados em comida marinha, sendo conhecidos pelos deliciosos camarões.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *