Nos tempos atuais, a cidade de San Diego na Califórnia tem imensa notoriedade por suas famosas praias e parques, além de ser uma das maiores cidades dos Estados Unidos tanto em PIB quanto em população. A cidade, no entanto, teve uma longa e complexa história antes de chegar a esse ponto. Há séculos atrás, San Diego era habitado pelo povo Kumeyaay, uma tribo indígena californiana que consiste em três grupos diferentes: os Ipai, Tipao, e os Kamia. Tudo isso mudou drasticamente quando a região se tornou a primeira da Costa Oeste americana a ser encontrada pelos europeus. O Império da Espanha colonizou o território nos anos 1500, iniciando uma dominação que se transformaria ainda mais forte nos séculos 17 e 18. Já no século 19, porém, o México se tornou independente do Império Espanhol e com isso o território se tornou mexicano por algumas décadas até ser cedido para os Estados Unidos em 1847.
Toda essa complicada história da cidade fez com que ela se tornasse muito rica em diversidade cultural. Apenas 45% da cidade é composta por brancos, em contraste com os 77% dos Estados Unidos como um todo. Também tem uma grande presença da comunidade latina, compondo quase um terço da população, especialmente com pessoas de origem mexicana. A presença dessa comunidade é vista em várias partes da cultura, como por exemplo a gastronomia, que tem em várias regiões, inclusive no bairro tradicional de Old Town, onde a culinária latino-americana se faz muito importante.
Old Town também é conhecido pelo Old Town San Diego State Historic Park, uma área que conta com vários patrimônios históricos que foram preservados desde o século 19, quando San Diego havia acabado de se tornar território estadunidense. Daí que surge o nome do bairro, Old Town, significando Cidade Velha em português.
Outro bairro tradicional da cidade é La Jolla, que é conhecida pela riqueza cultural e suas praias únicas, sendo entornado por três penhascos de oceano. Por esses motivos, La Jolla acaba se tornando um bairro muito nobre em termos de residência, chegando a ter os maiores preços imobiliários dos Estados Unidos no final da década de 2000. A área também é um lugar com muitos escritórios e instalações de pesquisas referentes à biotecnologia que é uma das indústrias mais importantes para economia de San Diego, sendo especialmente abastecido pela UCSD, a maior universidade de lá. Inclusive, muitas grandes empresas de biotecnologia têm San Diego como sede. Entre elas, a Ilumina e a Neurocrine Bioscience, duas das maiores empresas desse setor nos Estados Unidos.
Além disso, a cidade de San Diego também tem a marinha americana com forte influência na economia local, sendo o maior empregador de habitantes de San Diego. Isso se deve principalmente ao fato de que a cidade tem o Porto de San Diego, que faz com que a cidade tenha a maior frota naval do planeta. O parque de Tuna Harbor demonstra a importância que a marinha tem na cidade e inclui também a famosa estátua de um marinheiro retornando aos braços de sua esposa após uma guerra.
O turismo também é importante para a cidade, com grandes parques, zoológicos e especialmente praias. A praia de Pacific Beach, conhecida como PB pelos moradores é uma das mais especiais, sendo também notória por ter uma agitada vida noturna, com diversos bares e festas, acompanhando a paisagem agradável do local.