CARREGANDO

O que você procura

Especiais Fotos

Pelo Mundo ESPM – História do Cinema

Compartilhar

Amanda Amorim (1º semestre)

Gabriella Figueiredo (1º semestre)

O cinema constitui-se em um dos variados modos de expressão cultural da sociedade industrial e tecnológica contemporânea. Desde os primórdios das produções cinematográficas, produtores e diretores de cinema o consideravam como uma poderosa ferramenta para instrução, educação e reflexão humanas.
No dia 28 de dezembro de 1895, os irmãos franceses Auguste e Louis Lumière, realizaram a primeira exibição pública cinematográfica.
No entanto, a criação do cinema foi resultado do esforço de vários inventores que trabalhavam para conseguir registrar imagens em movimento.
Com o advento da fotografia foi possível fixar a imagem numa superfície, seja ela papel, placa de metal ou vidro. Desta maneira, a cinematografia nasceu através dos avanços da fotografia.
A própria etimologia da palavra cinema explica isso. Afinal, “cinema” é a abreviação de cinematógrafo. “Cine”, vem do grego e significa movimento e o sufixo “ágrafo”, aqui significa, gravar. Assim, temos o movimento gravado.
A captura da “imagem-movimento” foi possível a partir de 1889 com a criação do cinescópio por William Dickson, assistente do cientista e inventor americano Thomas Edison.
Esse invento e os modelos que o sucederam na década seguinte contribuíram para o desenvolvimento do cinema tal como o compreendemos hoje.
Assim, no ano de 1892, o francês Léon Bouly conseguiu, a partir do cinescópio, desenvolver o cinematógrafo, um modelo que conseguia gravar e projetar a luz das imagens-movimento em tela, em quadros por segundo.
Contudo, o inventor não possuía dinheiro para registrar a patente do invento. O cinematógrafo acabou por ser patenteado pelos irmãos Lumière, que passaram, a partir de 1895, a fazer várias produções cinematográficas de pequena capacidade e a exibi-las em sessões especiais para isso.
A primeira exibição de filme feito por Auguste e Louis Lumière ocorreu em 22 de março de 1895. O filme era intitulado (A saída da Fábrica Lumière em Lyon) e registrava a saída dos funcionários do interior da empresa Lumière, na cidade de Lyon, na França.
Foi ainda com os irmãos Lumière que começaram as primeiras “direções cênicas” para o cinema. O cinematógrafo logo passou a registrar não apenas cenas do cotidiano, mas também cenas dramáticas e com um nível mais profissional.
Após a grande exposição a arte cinematográfica ficou cada vez mais reconhecida sendo explorada e apresentada por artistas pelo mundo todo.
Iniciou-se então a era do cinema mudo, fazendo grande sucesso. Desde o início, inventores e produtores cinematográficos tentaram casar a imagem com um som sincronizado. Mas nenhuma técnica deu certo até a década de 1920.
Assim sendo, durante 30 anos os filmes eram praticamente silenciosos sendo acompanhados muitas vezes de música ao vivo, outras vezes de efeitos especiais e narração e diálogos escritos presentes entre cenas. Tendo destaque para Charles Chaplin, considerado uma das figuras mais importantes no cinema mudo.
Sendo assim, os Estados Unidos começaram a destacar-se no mundo do cinema fazendo e importando diversos filmes. Thomas Edison tentou tomar o controle dos direitos sobre a exploração do cinematógrafo.
Alguns produtores independentes emigraram de Nova York à costa oeste em pequeno povoado chamado Hollywoodland, graças a Griffith, que já o sugeria. Lá encontraram condições ideais para rodar: dias ensolarados quase todo ano, diferentes paisagens que puderam servir como locações e quase todos as etnias como, negros, brancos, latinos, indianos, índios, orientais e etc, um “banquete” de coadjuvantes.
Assim nasceu a chamada “Meca do Cinema”, e Hollywood se transformou no mais importante centro da indústria cinematográfica do planeta, como é representado até os dias atuais.
Nesta época foram fundados os mais importantes estúdios de cinema Fox, Universal Studios, Paramount.
Os estúdios encontraram diretores e atores e com isso nasceu o “star system”, sistema de promoção de estrelas e com isso, de ideologias e pensamentos de Hollywood.
Começaram a se destacar nesta época comédias de Charlie Chaplin e Buster Keaton, aventuras de Douglas Fairbanks e romances de Clara Bow.
Até então já haviam sido feitos experimentos com som mas com problemas de sincronização e amplificação. Em 11 de janeiro de 1914 estreava o “Fotodrama da Criação”, uma apresentação marcante produzida para que as pessoas desenvolvessem fé na Bíblia como a Palavra de Deus.
O uso do som fez com que o cinema se diversificasse mais em termos de gêneros. Dessa nova tecnologia nascia o musical e também algumas comédias cinematográficas. E do casamento dos dois surgia a comédia musical.
Assim com a imagem e o som, o cinema se tornou um grande sucesso ao decorrer dos anos trazendo diferentes gêneros e públicos para arte cinematográfica. Filmes famosos foram produzidos durante a famosa era do Ouro do cinema Americano, referindo-se aos filmes produzidos entre os anos 20 aos anos 60 nos Estados Unidos.
Destacam-se, nesse período, os filmes musicais, gênero bastante popular na época, estúdios como a MGM, Warner Bros., 20th Century Fox, RKO e Paramount, além dos estúdios Disney, destacavam-se na produção e distribuição nacional e internacional desses longas-metragens.
Nesta mesma época com o sucesso de Hollywood e sua ideologia, foi fundada a cerimônia de premiações Óscars, que atualmente é considerada o prêmio mais importante do cinema mundial.
Durante a década de 2000, o mercado cinematográfico começou em festa! O consumo por esse tipo de entretenimento é desenfreado, fazendo com que o consumo de ingressos cresça por toda a parte.
No Brasil, denomina-se esse período como a pós-retomada do cinema brasileiro, em que a indústria cinematográfica se consolida no País. O cinema nacional adquire reconhecimento internacional, com diversos filmes indicados para festivais e Oscar.
Por exemplo, Cidade de Deus (2002) de Fernando Meirelles, Carandiru (2003) de Hector Babenco, Tropa de Elite (2007) de José Padilha, e Enquanto a Noite não Chega (2009) de Beto Souza e Renato Falcão.
Além disso, com a introdução de novas tecnologias, as produções fílmicas e as vendas de bilheteria aumentaram profundamente. Os filmes em 3D e o triunfo da Animação são algumas dessas inovações.
Tendo em vista que o salto quântico da captação e da exibição digital de imagens trouxe a possibilidade da “experiência imersiva” no entretenimento visual. Sendo um dos filmes mais aclamados pelo uso do 3D, o sucesso – Avatar (2009) de James Cameron. Ademais, as produções feitas inteiramente em computadores, estabelecendo um novo nível de excelência técnica ganharam grande popularidade.
Atualmente, é marcante a questão da globalização e da diversidade nas produções cinematográficas globais. Com Quem Quer Ser Um Milionário (2008) de Danny Boyle até Parasita (2019) de Bong Joon-Ho, fica evidente como filmes de todas as partes do mundo, os quais retratam outras culturas e realidades, estão conquistando as telas do mundo ocidental.
Não só isso, mas temas que antigamente eram considerados “tabus” estão passando a ganhar lugar dentro das produções. O movimento feminista, as questões raciais e a comunidade LGBTQIA+ ganham as telas com longas e passam a dar maior visibilidade a essas causas.
A título de exemplo: As Sufragistas (2015) de Sarah Gavron, Infiltrado na Klan (2018) de Spike Lee, e Me Chame pelo seu Nome (2017) de Luca Guadagnino, respectivamente.
Com o desenvolvimento do cinema e sua popularização, pessoas através do mundo todo começaram a consumir e produzir filmes, nós trazendo para os dias atuais onde a imprensa cinematográfica é considerada o estilo de arte mais importante para a humanidade, usado como meio de comunicar histórias, pensamentos e opiniões, que muitas vezes trazem em tona criticas a sociedade atual.

Tags:

Você pode gostar também

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

سایت شرط بندی بازی انفجار با ضرایب بالا بهترین سایت پیش بینی فوتبال آموزش شرط بندی فوتبال سایت شرط بندی حضرات ریچ بت گاد بت سایت نیلی افشار سایت هات بت دنیا جهانبخت در شهروند بت آدرس سایت لایو بت در شهروند بت آدرس سایت تاینی بت در شهروند بت آدرس سایت یلماست بت در شهروند بت سایت ای بی تی 90 در شهروند بت پابلو بت در شهروند بت سایت هیس بت مهراد جمح ولف بت میلاد حاتمی در شهروند بت بازی انفجار چیست در شهروند بت آموزش بازی انفجار آدرس سایت شرط بندی حضرات بت پویان مختاری سایت شرط بندی هات بت دنیا جهانبخت سایت بازی انفجار تاینی بت هیس بت سایت شرط بندی سایت شرط بندی یلماس بت ندا یاسی سایت شرط بندی سیب بت سایت جت بت سایت abt90 ساشا سبحانی سایت شرط بندی لایو بت آموزش بازی انفجار آموزش هک بازی انفجار الگوریتم بازی انفجار بهترین سایت بازی انفجار آنلاین دانلود اپلیکیشن بازی انفجار شرط بندی ترفندهای برد بازی انفجار روبات تشخیص ضریب بازی انفجار آموزش برنده شدن در بازی انفجار آدرس سایت بت هیس بت سایت مهراد جم جت بت سایت میلاد حاتمی آدرس سایت تاینی بت آدرس سایت لایو بت داوود هزینه آدرس سایت حضرات پویان مختاری آموزش حرفه ای بازی انفجار آموزش بازی حکم در پرشین بت آموزش پیش بینی فوتبال در پرشین بت بهترین سایت های شرط بندی ایرانی آموزش بازی انفجار تاینی هلپ آموزش بازی انفجار سایت هیوا نیوز اخبار سلبریتی ها تاینی نیوز google bahis online bahis siteleri casino FaceBook twitter آدرس جدید سایت بت فوروارد فارسی آدرس جدید سایت سیب بت بیوگرافی دنیا جهانبخت آموزش بازی انفجار آنلاین برای بردن سایت شرط بندی حضرات پویان مختاری سایت ای بی تی 90 ساشا سبحانی سایت پیش بینی فوتبال پرشین بت آموزش قوانین بازی پوکر آنلاین شرطی خیانت پویان مختاری به نیلی افشار سایت لایو بت داوود هزینه سایت پابلو بت علیشمس سایت تاک تیک بت سایت شرط بندی حضرات بت اپلیکیشن بت فوروارد دنیا جهانبخت کیست سایت شرط بندی هات بت دنیا جهانبخت سایت گاد بت نیلی افشار سایت شرط بندی فوتبال معتبر سایت شرط بندی فوتبال معتبر Pablobet