CARREGANDO

O que você procura

Crônicas Metrô

O inusitado sempre acontece no metrô

Compartilhar

Viviane Tolosa – 4º semestre de Jornalismo

Linha 3-Vermelha, também conhecida como a mais lotada. Quem não mora aqui deve conhecê-la pelas estações dos dois extremos da linha, Corinthians Itaquera e Palmeiras Barra Funda. A todo momento trem e metrô são caóticos, mas não tenho para onde fugir, é meu único caminho para ir à faculdade.

Só quem mora longe de suas obrigações e precisa enfrentar transporte coletivo todo santo dia, sabe como é. Hoje, mais uma vez atrasada, estou esperando o trem na Dom Bosco, tem muitas pessoas na minha frente. Diferente das demais linhas, na Coral e na Vermelha não existe fila, ou você empurra ou fica para trás. Faz 20 minutos que estou esperando e decido que irei entrar no próximo vagão independentemente da situação.

Conforme ele se aproxima estou preparada para o caos. Quando chega e as pessoas que estão na minha frente entram, vejo que tem um espaço pequeno em que eu me encaixo. Vejo a porta apitar e entro rapidamente, já ficando nervosa por estar ficando muito atrasada. Eu só não esperava uma grande surpresa, mais da metade do meu cabelo fica preso na porta.

Corinthians-Itaquera, Tatuapé e Brás, faço as contas e ficarei quase 30 minutos com o cabelo preso. Uma mulher atrás de mim me pede licença, mas não consigo me virar porque a situação do meu cabelo impossibilita tal ação. Talvez eu consiga puxar? Não dá. Essa porta vai cortar meu cabelo? Não sei. Será que as pessoas vão notar? Claro.

Passadas três estações, estou chegando no Brás, onde as portas se abrirão para meu cabelo ficar livre novamente. Conforme o trem para um rapaz sentado no banco do lado de fora aponta para mim e começa a rir, uma mulher na porta de desembarque fica confusa com o que eu vê e estou ficando vermelha de vergonha. Eu achava que um pedaço pequeno do meu cabelo havia ficado preso, mas não mais da metade, por sorte e graças as borrachas entre as portas não tive um corte a seco entre as portas do metrô.

Todo dia uma história diferente dentro do vagão, não importa o horário que você saia de cada linha. Vermelha e Coral estão prontas para testar a paciência dos passageiros. Metrô quebrado, briga no vagão, meninas com cabelo preso na porta, essas são algumas histórias. O cotidiano de quem mora do outro lado de suas obrigações é engraçado, para não dizer cansativo.

Tags:
Artigo anterior

Você pode gostar também