Moradores reconhecem atuação da Subprefeitura no bairro
Compartilhar
Os moradores da Vila Mariana se mostram conscientes sobre o que é e como atua a Subprefeitura do bairro. “É a parte da prefeitura que cuida especificamente do nosso bairro”, diz Amparo Hurtado Fernandez, nutricionista e moradora da região. Segundo ela, na Subprefeitura os moradores podem solicitar alguns serviços como a poda de árvores e a colocação de placas de trânsito.
De acordo com Amparo, o prefeito Fernando Haddad, eleito em 2012, não está administrando bem o bairro, assim como os outros distritos da capital. “A cidade está muito largada. Fazia muito tempo que eu não via mato alto nos canteiros e lixo largado”, completa a nutricionista sobre sua insatisfação com a administração do prefeito.
“Eu sei superficialmente”, conta Cristiane de Carvalho, advogada e moradora da Vila Mariana sobre o funcionamento da Subprefeitura. Ela comenta que não viu diferença, no bairro, quanto à administração do atual prefeito em relação à do prefeito anterior, Gilberto Kassab.
“É uma segmentação da Prefeitura em que o subprefeito cuida de questões da região”, explica Monize Rosatti, estudante e moradora do bairro. Segundo ela, a Vila é um dos distritos mais bem cuidados de São Paulo. Porém, ainda faltam algumas coisas.
Segundo a socióloga Kátia Lopes, as subprefeituras permitem que questões da comunidade sejam discutidas em âmbito local. Para ela, este é o espaço em que os cidadãos vivem e a partir de onde podem tomar ações referentes à sua vida cotidiana.
Política
No Brasil, em 2014, haverá eleição. É um ano em que o cidadão exerce o seu poder e pratica a democracia. Por isso, nada melhor do que esse momento para se discutir a política do país e como ela vem sendo praticada, começando pela inteiração das pessoas com as questões dos bairros em que vivem.
“A participação da comunidade nas questões que envolvem o espaço público é importante para quer às decisões políticas sejam representativas”, explica Kátia a respeito da participação popular na política. Ela lembra que as pessoas têm opiniões e ideologias diferentes. Assim, para que as decisões tomadas pelos governantes atendam a diferentes segmentos sociais, é preciso que a população se manifeste, mostre sua opinião e reivindique seus direitos.
A Vila Mariana é um bairro nobre da zona sul de São Paulo com população de 344.632 habitantes distribuídos entre as imediações de Moema, Saúde e a própria Vila, de acordo com dados publicados no site da Prefeitura Municipal.
Naíla Almeida (2° semestre)