CARREGANDO

O que você procura

Campus Geral

Ivan Finotti discute jornalismo cultural na ESPM-SP

Compartilhar

O jornalista Ivan Finotti foi o convidado da palestra promovida pelo Centro Acadêmico 4 de dezembro, da ESPM-SP, no dia 22 de outubro. O convidado tratou de jornalismo cultural, sua especialidade há mais de 20 anos, passando por outros temas, como sua carreira acadêmica e a importância da prática para o profissional de imprensa.

Finotti, que hoje trabalha como assistente de edição da revista Serafina, publicação cultural mensal da “Folha de S.Paulo”, explicou aos alunos que, para chamar atenção, um jornal tem que agradar o grande público  – por isso, deve manter cultura e entretenimento lado a lado. “Mesmo que você faça algo não tão cultural, deve fazer da melhor maneira possível”, disse. O jornalismo cultural, de acordo com o convidado, depende muito da agenda: se há lançamentos de filmes ou o último capítulo de uma novela à vista, é necessário reservar espaço para o tema nas publicações.

O vínculo com o mercado de trabalho também foi reforçado pelo palestrante. “Aprendi mais em uma semana trabalhando no jornal do que em um ano de faculdade”, enfatiza. De acordo com Finotti, não havia estágios no mercado de trabalho à época em que cursou jornalismo na Escola de Comunicações e Artes da USP, o que o levou a largar a faculdade assim que começou a trabalhar. “Não foi à toa que demorei sete anos para me formar”, relata.

Anita Efraim (2º semestre)

 

Tags:

Você pode gostar também

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *