Itaú Cultural homenageia Paulo Freire em sua 53ª ocupação
Compartilhar
Texto e imagens: Eduardo Fabricio (2º semestre)
A Ocupação Paulo Freire é uma exposição de materiais, fotografias, documentos e recursos audiovisuais que contam a história do professor, escritor, filósofo e Patrono da Educação Brasileira, Paulo Freire. Está localizada no Itaú Cultural, Av. Paulista, e vai até 5 de dezembro de 2021, ano em que se comemora o centenário do educador.
Com funcionamento de terça a domingo, das 11h às 19h, a entrada é gratuita e livre para todos os públicos, sem a necessidade de agendamento prévio. Caso o número de pessoas no espaço passe de 30, os funcionários realizam um controle de acesso do público para evitar aglomerações. O uso de máscara é obrigatório durante toda a visita.
A mostra acompanha, de maneira cronológica, a vida de Paulo Freire, desde seu início na faculdade de direito, passando pelo período de exílio durante a ditadura, até o reconhecimento internacional de suas obras e métodos. Todos os tópicos acompanhados por documentos e imagens que ilustram cada momento de sua trajetória.
O primeiro destaque da exposição é o projeto de alfabetização de Paulo Freire, que serviu como teste para seu método. Foi na cidade de Angicos, no Rio Grande do Norte, que professores, liderados por ele, alfabetizaram 300 pessoas em 40 horas. A metodologia focava no ensino a partir de palavras comuns aos alunos, usadas em seu dia a dia, como “tijolo”.
Após isso, o público pode ver documentos de quando Paulo Freire foi exilado. Também há um painel eletrônico e interativo, que conta pontos da trajetória do educador de acordo com a posição do visitante. Por fim, estão expostas fotos e registros da volta de Paulo ao Brasil e de sua consolidação como uma referência para a educação.
Além da exposição, a Ocupação Paulo Freire apresenta recursos adicionais. Como o podcast “Diálogos sobre Paulo Freire”, que reúne depoimentos de professores, biógrafos e pessoas que conviveram com o intelectual, e uma publicação impressa, com entrevistas de “não seguidores” do pedagogo e conteúdos exclusivos, disponível online ou impressa, para retirada no local.