Instituto Tomie Ohtake recebe exposições gratuitas em São Paulo
Compartilhar
“E se quebrarem as lentes empoeiradas?”, “Tomie Ohtake 100-101” e “Imagine Brazil”. Essas são algumas das exposições que estão em cartaz, de terça a domingo, no Instituto Tomie Ohtake.
As salas ficam uma ao lado da outra, mas as propostas são bem variadas, com obras que despertam a curiosidade de quem visita o espaço. O uso de recursos multimídia, como vídeos e áudios, também desperta o interesse dos visitantes.
O Instituto Tomie Ohtake está localizado no bairro de Pinheiros, zona oeste de São Paulo. O horário de funcionamento das exibições é das 11h às 20h e a entrada é gratuita.
Imagine Brazil
A mostra reúne obras de diversos artistas com o objetivo de demonstrar um panorama da cena emergente do país. Traz, também, trabalhos inéditos, especialmente feitos para a versão brasileira da exibição.
“Imagine Brazil” exibe ao todo obras de 27 artistas, dentre eles 14 jovens emergentes que, por sua vez, convidaram artistas já conhecidos no mercado que eles consideram como referências e que gostariam de prestar homenagens.
A exibição foi apresentada pela primeira vez em um museu na Noruega, no ano de 2013. Foi para a França em 2014 e depois para Qatar, em 2015. A exposição será realizada na DHC/ART Fondation pour l’art contemporain em Montreal, Canadá, também em 2015.
Está em cartaz desde o dia 13 de março e permanecerá até o dia 3 de maio de 2015.
Tomie Ohtake 100-101
A exposição reúne as últimas obras produzidas por Tomie Ohtake, que faleceu em fevereiro de 2015 aos 101 anos. Estão expostos os trabalhos realizados pela artista entre os anos de 2013 e 2014.
A mostra reúne cerca de trinta das telas — em sua maioria monocromáticas — mais recentes de Tomie. Do branco ao colorido, as obras possuem diferentes texturas que são mais perceptíveis se vistas de perto.
A mostra ainda apresenta um conjunto de esculturas tubulares brancas da artista. Ao lado dessas obras, um vídeo com depoimentos de diversos críticos e artistas que revelam sua admiração por Tomie Ohtake.
Está em cartaz desde o dia 2 de abril e permanecerá até o dia 7 de junho de 2015.
E se quebrarem as lentes empoeiradas?
A exibição faz parte do programa Arte Atual, que prioriza os artistas emergentes. Essa mostra apresenta os trabalhos de Eduardo Berliner, Marcone Moreira e Thiago Rocha Pitta, em parceria com as galerias Casa Triângulo, Blau Projects e Millan.
Na exposição, o objetivo é desconstruir as convicções científicas, “quebrando” suas próprias lentes.
Está em cartaz desde o dia 2 de abril e permanecerá até o dia 10 de maio de 2015.
Renata Carlini (1 sem)