Ícone do terror brasileiro ganha homenagem na Cinemateca
Compartilhar
Em uma sexta-feira 13, há 80 anos, nascia o grande nome do terror dos cinemas brasileiros José Mojica Marins ou, para os fãs, Zé do Caixão. Para celebrar sua vida e obra, a Cinemateca Brasileira apresenta a mostra 80 anos José Mojica Marins, contando sua trajetória através de diversas sessões gratuitas e especiais.
Entre algumas das películas apresentadas, estão Esta Noite Encarnarei no teu Cadáver (1966), Mundo Mercado do Sexo (1978) e O Despertar da Besta (1969). Por mais duas semanas, a Cinemateca irá honrar a carreira cinematográfica do ator, roteirista, produtor e diretor, apresentando seus clássicos do terror, onde desempenhou multi tarefas.
Para esse feriado de Páscoa, as próximas atrações, todas no salão BNDES, serão: A Estranha Hospedaria dos Prazeres (1977) às 19h00 e Trilogia do Terror (1968) às 21h00 na sexta-feira; Sexo e Sangue na Trilha do Tesouro (1972) às 19h00 sábado; e Mundo Mercado do Sexo (1978) às 19h00, junto de Delírios de um Anormal (1977) às 21h00.
Biografia
José Mojica Marins nasceu em uma fazenda pertencente à fábrica de cigarros Caruso, aqui no bairro da Vila Mariana, em 1936. Aos 18 anos, começou a produzir cinema. Desde então, são 62 anos de carreira, mais de duas dúzias de filmes como ator e 40 como diretor, consolidando-se como um dos maiores nomes de todos os tempos do cinema e televisão brasileiros.
A vida de Mojica mereceu algumas biografias. A última delas é Zé do Caixão: Maldito, contando detalhes mais secretos sobre o cineasta, tanto na vida pessoal quanto profissional. Outra alternativa para conhece-lo é a série original do canal a cabo Space Zé do Caixão. Criada por André Barcinski e Vitor Mafra, possui seis episódios, contando sobre cada um dos filmes de Mojica, interpretado pelo ator Matheus Nachtergaele. Ainda não se sabe se haverá uma segunda temporada.
Serviço
Mostra 80 anos José Mojica Marins
Com apresentações todas as quintas a domingo, às 19h00 e 21h00, até 03 de abril
Cinemateca Brasileira, Rua Largo Senador Raul Cardoso 207, próximo ao metro Vila Mariana
http://www.cinemateca.gov.br/programacao.php?id=398
Por Lucas Orte, 3º semestre