Ex-moradora da Vila, Rita Lee é tema de musical
Compartilhar
Ela pode ter sido sua vizinha na Vila Mariana. O musical Rita Lee mora ao lado, que está em cartaz no Teatro das Artes em São Paulo, conta a história da cantora, interpretada por Mel Lisboa.
Segundo publicado no SongBook Rita Lee Volume 1, de Almir Chediak, a cantora nasceu e viveu até os seus 20 anos em um casarão da rua Joaquim Távora, 670, na Vila. Além disso, ela estudou no colégio francês Liceu Pasteur desde o Jardim da Infância, na rua Mairinque, 256, também localizado na região.
Segundo matéria publicada no site Pedaço da Vila, depois que se mudou do bairro, Rita sentiu saudades da Vila Mariana e foi morar em um sobrado na rua Pelotas. Mais adiante, foi morar com o marido Roberto de Carvalho na rua Eça de Queirós.
Um dos nomes mais famosos do rock nacional, Rita tem muitas histórias na Vila. Um exemplo é retratado na peça, quando a menina ruiva faz xixi nos tênis de seus colegas na escola. O musical e o livro Rita Lee mora ao lado, de Henrique Bartsch, contam boa parte da vida da cantora do ponto de vista de uma vizinha dela, Bárbara Farniente.
Durante o espetáculo, a personagem título comenta que suas músicas deviam ter um gostinho de Vila Mariana. Sucessos como Agora Só Falta Você, Saúde, Banho de Espuma, Caso Sério, Ovelha Negra, Lança Perfume e Ando Meio Desligado são cantados pela atriz Mel Lisboa, que traz para o palco voz e gestos bem característicos de Rita Lee.
A estudante Thais Cichovski é fã da cantora. Ela considera que Rita é uma artista de bem com a vida e esse é um dos motivos de gostar da rainha do rock brasileiro. “As músicas dela significam alto astral. Sempre fico alegre quando escuto Lança Perfume e Saúde, por exemplo”, explica. Além disso, Thais afirma também que algumas músicas que são bem profundas para ela, como Minha Vida e Ovelha Negra.
Sobre o musical
O espetáculo estreou no dia 4 de abril e fica em cartaz até 23 de novembro. Com 2h20 de duração, a apresentação se baseia na vida da cantora desde criança até a vida adulta. A história é contada do ponto de vista de Bárbara Farniente. A mãe de Bárbara era apaixonada pelo pai de Rita. Por conta disso, a garota foi obrigada a viver como sombra da cantora. Dessa forma, as vidas das duas se encontram em vários momentos.
Thais Cichovski comenta que, mesmo não entendo muito bem quem era Bárbara, adorou o musical. “Achei a Mel Lisboa muito boa! Parece que ela estudou muito, pois cada gesto é muito parecido com o de Rita”, comenta. Além disso, Thais fala que outros artistas também foram muito bem interpretados, como Net Matogrosso, Ronnie Von e Hebe Camargo.
Com um elenco de 14 pessoas, o musical é dirigido por Debora Dubois e Márcio Macena. Rita Lee, interpretada por Mel Lisboa, fez com que a atriz passasse por uma transformação que incluiu pintar os cabelos, fazer aulas de canto, mudar o jeito de andar e emagrecer alguns quilos. Carol Portes faz o papel de Bárbara Farniente, personagem que dá rumo ao espetáculo por meio de seus comentários.
No decorrer da história, Rita cruza com outros ícones da música brasileira e cada um apresenta uma música própria. Ney Matogrosso, interpretado por Fabiano Augusto; Gal Costa, por Yael Pecarovich; Gilberto Gil, por Samuel de Assis; e Elis Regina, interpretada pela atriz Flavia Strongolli, são exemplos disso. Esses atores também fazem outros personagens no musical.
Serviço
Onde: Teatro das Artes SP – Avenida Rebouças, 3970 – Shopping Eldorado
Quando: Sexta, 21h30; sábado, 21h; domingo, 19h.
Telefone: (11) 3034 0075
Quanto: R$70, inteira; R$35, meia
Marina Bianchi (2° semestre)