CARREGANDO

O que você procura

Geral Notícias

Especialistas avaliam recorde de indicações da Netflix ao Oscar 2021

Compartilhar

Luana de Andrade (1º semestre)

Com salas de cinema fechadas durante o ano de 2020, plataformas de streaming, como a Netflix, ocupam o topo da lista de indicados ao Oscar 2021. A lista foi divulgada no último dia 15 de março, pela Academy Awards, e contou com 35 indicações da Netflix, o maior número desta 93ª edição da maior premiação do cinema mundial.

Apesar da presença de produções originais Netflix em premiações de cinema ser algo já recorrente, o recorde alcançado esse ano pela plataforma pode ser o resultado de uma combinação de dois fatores, dentre eles, a pandemia. Segundo Cao Quintas, produtor cinematográfico e professor no curso de cinema da ESPM-SP, o movimento já era uma tendência natural da indústria cinematográfica, que apenas foi antecipado.

“A pandemia acelerou um processo que já vínhamos vivendo, de um consumo cada vez maior de conteúdo audiovisual em plataformas de streaming. Com os fechamentos de salas de cinema, não havia outra opção”, afirma Cao. Como segundo fator, Quintas pontua o aumento na qualidade das produções Netflix, que estaria acontecendo devido ao processo de concorrência entre produtoras.

Especialistas de cinema também destacam que, ainda que os longas sejam assinados pela Netflix, diversos estúdios podem estar envolvidos em suas produções. Piero Sbragia, especialista em cinedocumentário, conta que plataformas como essa trabalham com dois estilos de produção. “Existem filmes que são 100% produzidos por eles, mas, uma outra linha que a Netflix está abraçando mais, é a inserção no filme quando ele está praticamente pronto”, diz.

Ainda de acordo com o documentarista, filmes como Era uma vez um sonho e Os 7 de Chicago, por exemplo, ambos com indicações em nome da Netflix no Oscar 2021, são frutos de produções em que a plataforma de streaming ingressou já após o início do projeto. Essa ação ocorre, principalmente, quando há necessidade de um maior investimento na produção. Assim, a Netflix entra colaborando e viabilizando a conclusão da obra.

Diante do atual cenário, as tendências apontam para uma presença ainda mais expressiva não somente da Netflix, mas de inúmeras plataformas de streaming no mundo pós pandemia.

Tags:

Você pode gostar também

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *