CARREGANDO

O que você procura

Edição 02 - Rádio Plural Programas

Equipe da revista Plural passou 24 horas em uma das principais rádios de São Paulo

Compartilhar

ANA BEATRIZ RESENDE | BARBARA SOUZA | EZIO JEMMA | PAULA DRUMMOND | TAÍS GODÓI |THOBIAS MARCHESI
»»»Não há descanso. O ritmo é frenético. Desde o amanhecer até a madrugada a redação não para. Vista de fora, a rádio BandNews FM parece funcionar sozinha, como um relógio. Por dentro, porém, a pressão para que tudo seja perfeito é constante. Para entender seu funcionamento, a equipe da revista Plural acompanhou a rotina da emissora por 24 horas.
Chegamos às 10h do dia 3 de outubro e partimos no mesmo horário do dia seguinte. Desde o início percebemos que o cotidiano dos profissionais de rádio é pesado.
Não faltaram imprevistos. O encontro com o candidato à prefeitura, José Serra, o inesperado cancelamento do clássico Brasil x Argentina e até o rigor com que o jornalista Ricardo Boechat se atenta a detalhes foram exemplos de acontecimentos marcantes num ambiente que respira informação a todo instante. A cada momento surgia uma surpresa; afinal, em 20 minutos tudo pode mudar.

Eduardo Barão se prepara para anunciar as manchetes do jornal | Foto: Ana Beatriz Resende

Eduardo Barão se prepara para anunciar as manchetes do jornal | Foto: Ana Beatriz Resende

10h-12h
A nossa chegada à BandNews, já na metade da manhã, às 10h, pareceu atrapalhar a movimentação do ambiente, tumultuado pela presença do então candidato à prefeitura de São Paulo José Serra. Estávamos na semana que precedia as eleições, e Serra dava uma entrevista de última hora.
Marília Juste, chefe de criação e programação, foi quem recebeu a Plural em meio ao caos matutino. A entrevista já chegava perto do fim quando fomos apresentadas ao ambiente da rádio, e as coisas começavam a se acalmar. Logo de cara percebemos que estaríamos inclusos em toda a programação. Com a saída de José Serra, nos acomodamos no estúdio e o dia começou para nós.
Ao meio-dia o clima voltou a ficar tenso. Durante o noticiário das 12h os estúdios ficaram sem energia. Os locutores e radialistas que estavam trabalhando do lado de fora imediatamente entraram para desligar as quatro televisões que ficam ligadas dia e noite, mudas, em vários canais noticiosos, para evitar que queimassem. Foram apenas dois minutos sem luz, mas, na rádio, dois minutos são preciosos: equivalem ao tempo de uma matéria inteira.
Graças a um gerador próprio, durante esse curto período sem luz a rádio não saiu do ar, e a radialista que estava transmitindo as notícias não parou seu trabalho nem por um instante.

12h-14h
O programa “É Brasil Que Não Acaba Mais”, veiculado todos os sábados às 13h, com reprises ao longo da semana, é comandado por Maiara Bastianello e Marcelo Duarte. Durante a visita pudemos ver a gravação – para a nossa surpresa,
o programa não é transmitido ao vivo.
Ao contrário do que fazem parecer, os convidados não ficam na linha em contato com os apresentadores durante o programa inteiro, pois os locutores o gravam em fragmentos. Uma vez que todas as partes do programa já estão gravadas, a própria jornalista se encarrega de editar tudo.
Maiara deu à convidada uma lista de três virais brasileiros famosos e pediu para que ela os citasse durante a participação como se tivessem sido escolhidos por ela mesma. “Nada se cria, tudo se programa”, brincou a apresentadora.
O relógio se aproximava das 13h30 quando fomos convidados a acompanhar a apuração de uma pauta fora da rádio. Acompanhamos a jornalista Maria Teresa Cruz na busca por informações sobre uma nova avenida no bairro do Morumbi que foi pavimentada com árvores no meio da rua, literalmente. A profissional, além de apurar, também edita e grava a matéria – e até mesmo dirigiu o carro de reportagem.

14h-19h
No retorno à emissora, por volta das 16h30min, fomos apresentados a quase todos os funcionários do turno e, logo em seguida, voltamos ao estúdio para acompanhar o programa Alta Frequência, que acontece de segunda a sexta das 17h às 19h. O programa conta com a participação de convidados que permanecem o tempo todo no estúdio. Tudo acontece ao vivo, com a participação dos ouvintes, que comentam e questionam os entrevistados.

19h-2h
Às 19h30, a equipe esportiva que transmitiria o jogo entre Brasil e Argentina já estava a postos para a narração, que começaria às 22h – a transmissão foi aberta por volta de 21h20.
Graças a uma queda de luz no Estádio Centenário, na Argentina, a equipe da rádio teve de improvisar. Das 21h20 às 23h20, enquanto aguardavam uma definição sobre o cancelamento do jogo, os locutores tiveram de preencher a programação com comentários e notícias sobre as eleições americanas, o apagão ocorrido no Brasil e outras, com muito jogo de cintura. “Vocês são ‘pé frio’, não?”, brincou o comentarista André Coutinho, ao contar que foi a primeira vez que um jogo foi cancelado desde que a rádio passou a transmitir futebol.

2h-6h
Só há duas pessoas na redação, Elaine Silva, editora, e Marcos Olivares, jornalista e locutor da madrugada. Elaine não para um minuto; faz as manchetes e fica de olho nas atualizações de órgãos como a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros. Ela se encarrega de todas as manchetes para o primeiro jornal da manhã.
Olivares explica que a BandNews FM tem um formato padronizado, começando com as notícias e terminando com um colunista. Todos os jornais têm 20 minutos, o que explica o slogan da rádio: “em 20 minutos, tudo pode mudar”.  Além disso, ele comenta que a BandNews é a única rádio em que ele trabalhou na qual o controle da mesa é feito pelos próprios locutores.
Faltava pouco para as 5h quando Érico Oyama chegou à rádio. Ele é responsável pelas manchetes do jornal local e também pelo jornal ancorado por Ricardo Boechat, transmitido em rede nacional das 7h às 9h.

6h-10h
Por volta das 6h, Olivares deixou a redação após apresentar o primeiro jornal do dia. Logo mais, às 6h19min, é transmitido o primeiro comercial na rádio – a programação da madrugada não tem inserções comerciais.
Às 7h20min, Ricardo Boechat, principal âncora da rádio, chega à emissora. Nesse momento, o estúdio tem seu horário de maior movimentação, com cerca de 14 pessoas, entre locutores, técnicos e jornalistas na redação.
Um incêndio na av. Marquês de São Vicente é noticiado às 8h. Boechat fica nervoso, porque na primeira transmissão ele disse que o acidente aconteceu na av. Norma Pieruccinni Gianotti (continuação da Marquês), e, na segunda transmissão, falou em Marquês de São Vicente. Os dois nomes estavam corretos, mas o  âncora achou que fossem lugares diferentes, e que a confusão prejudicaria a sua credibilidade. Irritou-se com a confusão: “Não podemos ter essa margem de erro”, cobrou da Redação, incisivo.
O programa de Boechat tinha previsão de término para as 9h, porém acabou às 9h37. Segundo a redação, ele é o único jornalista da rádio que pode ter esse atraso.
Outro dia começava. De igual, só o ritmo, frenético, e a busca por notícias.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

سایت شرط بندی بازی انفجار با ضرایب بالا بهترین سایت پیش بینی فوتبال آموزش شرط بندی فوتبال سایت شرط بندی حضرات ریچ بت گاد بت سایت نیلی افشار سایت هات بت دنیا جهانبخت در شهروند بت آدرس سایت لایو بت در شهروند بت آدرس سایت تاینی بت در شهروند بت آدرس سایت یلماست بت در شهروند بت سایت ای بی تی 90 در شهروند بت پابلو بت در شهروند بت سایت هیس بت مهراد جمح ولف بت میلاد حاتمی در شهروند بت بازی انفجار چیست در شهروند بت آموزش بازی انفجار آدرس سایت شرط بندی حضرات بت پویان مختاری سایت شرط بندی هات بت دنیا جهانبخت سایت بازی انفجار تاینی بت هیس بت سایت شرط بندی سایت شرط بندی یلماس بت ندا یاسی سایت شرط بندی سیب بت سایت جت بت سایت abt90 ساشا سبحانی سایت شرط بندی لایو بت آموزش بازی انفجار آموزش هک بازی انفجار الگوریتم بازی انفجار بهترین سایت بازی انفجار آنلاین دانلود اپلیکیشن بازی انفجار شرط بندی ترفندهای برد بازی انفجار روبات تشخیص ضریب بازی انفجار آموزش برنده شدن در بازی انفجار آدرس سایت بت هیس بت سایت مهراد جم جت بت سایت میلاد حاتمی آدرس سایت تاینی بت آدرس سایت لایو بت داوود هزینه آدرس سایت حضرات پویان مختاری آموزش حرفه ای بازی انفجار آموزش بازی حکم در پرشین بت آموزش پیش بینی فوتبال در پرشین بت بهترین سایت های شرط بندی ایرانی آموزش بازی انفجار تاینی هلپ آموزش بازی انفجار سایت هیوا نیوز اخبار سلبریتی ها تاینی نیوز google bahis online bahis siteleri casino FaceBook twitter آدرس جدید سایت بت فوروارد فارسی آدرس جدید سایت سیب بت بیوگرافی دنیا جهانبخت آموزش بازی انفجار آنلاین برای بردن سایت شرط بندی حضرات پویان مختاری سایت ای بی تی 90 ساشا سبحانی سایت پیش بینی فوتبال پرشین بت آموزش قوانین بازی پوکر آنلاین شرطی خیانت پویان مختاری به نیلی افشار سایت لایو بت داوود هزینه سایت پابلو بت علیشمس سایت تاک تیک بت سایت شرط بندی حضرات بت اپلیکیشن بت فوروارد دنیا جهانبخت کیست سایت شرط بندی هات بت دنیا جهانبخت سایت گاد بت نیلی افشار سایت شرط بندی فوتبال معتبر سایت شرط بندی فوتبال معتبر Pablobet