CARREGANDO

O que você procura

Edição 20 - Sustentabilidade Plural

Entenda o que é biopirataria e como ela afeta o meio ambiente

Compartilhar

Carolina Mello e Giulia Castro

Com cerca de 116 mil espécies animais e 46 mil espécies vegetais conhecidas, espalhadas pelo território nacional, o Brasil é a nação com maior biodiversidade do mundo. Mesmo assim, o tráfico de animais é a terceira maior atividade ilegal no país. Em média, cerca de US$ 20 bilhões são movimentados por ano nesse mercado mundialmente. Desses, 15% vêm somente do Brasil.

 

De acordo com a bióloga Maria de Fátima Brito, administradora da página do Instagram @umabiologadisse, esse crime também é chamado de biopirataria. “Biopirataria é como pode ser chamada a apropriação indevida de recursos biológicos da flora e fauna. Pode ser cometida por pessoas ou empresas que tenham acesso ao uso desses bens naturais para controle exclusivo, mas acabam visando a exploração comercial”, explica a especialista.

 

O Brasil é um dos principais alvos de comerciantes ilegais por conta da Floresta Amazônica. A grande diversidade de animais silvestres e exóticos que o país possui acaba sendo extremamente chamativa para aqueles que visam o lucro por meio do tráfico de animais. A falta de fiscalização e de punição é um dos principais fatores que contribuem para a continuidade da atividade.

 

Segundo dados coletados pela (Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres (Renctas), a estimativa é de que anualmente 38 milhões de animais sejam retirados das florestas e matas brasileiras. Para Maria de Fátima, o número é absurdo, já levou à extinção de diversas espécies e a tendência é que leve ainda mais. No Brasil, as aves são os animais mais capturados e vendidos no mercado negro, mas muitas outras espécies são frequentemente requisitadas pelos compradores como o mico-leão-dourado, jiboias e tucanos.

 

Dentre os inúmeros malefícios que a atividade traz para o meio ambiente, a bióloga destaca que a extinção de espécies é um dos mais preocupantes. “Muitas delas são endêmicas de uma região, ou seja, só existem ali, então o tráfico reduz o movimento e reprodução entre as espécies tornando-as mais vulneráveis.” Além disso, os maus-tratos e as condições precárias de cativeiros a que os animais são submetidos causam alterações comportamentais, traumas e estresse, dificultando a integração desse animal na natureza. “E para além de toda a questão sustentável, o tráfico de animais ameaça a saúde humana por conta da disseminação de zoonoses”, completa.

 

Mas apesar de todos esses fatores, o principal motivo para esse mercado ser tão movimentado é a alta lucratividade. Para os compradores, quanto mais raro o animal for, maior é o interesse. Consequentemente, maior o preço. Dessa forma, os valores podem facilmente passar de R$ 10 mil, principalmente nas espécies mais exóticas.

 

Nesse sentido, Maria aponta que existem ainda diferentes classificações de biopirataria de acordo com seu objetivo: “A gente pode citar, por exemplo, a utilização de princípios ativos de plantas para produção de cosméticos ou medicamentos, a exploração ilegal de recursos madeireiros e, claro, a captura e venda de animais silvestres para colecionadores, zoológicos ou uso como recursos alimentícios em mercados informais”. Resumidamente, quando se fala especificamente do tráfico animal, as categorias são as seguintes:

 

colecionadores particulares: compradores que buscam principalmente animais silvestres em extinção para ter em casa como pet. Ex: arara azul, mico-leão-dourado, jaguatirica.

 

fins científicos: animais que são utilizados como cobaias para testes de produtos e remédios.

 

subprodutos: produtos que os animais podem oferecer para serem vendidos, como por exemplo o marfim dos dentes de elefantes, penas de aves, pele de onça e lebres.

 

pet shops: locais de venda de animais que não possuem autorização para procriação e venda de certas espécies. Essa modalidade é a que mais incentiva o tráfico de animais silvestres no país atualmente.

 

Com tantas maneiras e vias para essa atividade ilegal, o país tem enfrentado dificuldades para frear o problema. Ainda assim, existem diversas iniciativas, públicas e privadas, que visam minimizar a biopirataria.

 

Um exemplo é o comitê especial intergovernamental, criado pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (Ompi), que juntamente com Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e Cultura (Unesco) e Organizações não-governamentais (ONGs) buscam estratégias para a solução desse problema.

 

A Ompi tem solicitado que as nações registrem as informações sobre sua biodiversidade e conhecimento tradicional em um banco de dados disponibilizado para domínio público. No Brasil, a lei 13.123/2015 dispõe sobre o acesso ao patrimônio genético, proteção, acesso ao conhecimento tradicional associado, repartição de benefícios para conservação e uso sustentável da biodiversidade.

 

Em relação ao abate, captura, maus-tratos e ação predatória de animais silvestres, a lei 9.605/1988 dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas dessas condutas. Considerando o combate e o comércio de animais silvestres, também é possível citar outras iniciativas como a Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres (Renctas), que visa rastrear e combater o comércio ilegal, especialmente na Amazônia, biomas de floresta tropical e cerrado.

 

Já o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) atua na fiscalização, aplicação de multas e resgate de animais mantidos em cativeiros clandestinos, submetidos a maus-tratos e vendidos em comércios ilegais. É importante lembrar, entretanto, que o Ibama não atua sozinho e suas atividades se articulam com outros órgãos fiscalizadores, ONGs e demais entidades envolvidas na proteção da fauna silvestre.

 

Tags:

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Próximo

سایت شرط بندی بازی انفجار با ضرایب بالا بهترین سایت پیش بینی فوتبال آموزش شرط بندی فوتبال سایت شرط بندی حضرات ریچ بت گاد بت سایت نیلی افشار سایت هات بت دنیا جهانبخت در شهروند بت آدرس سایت لایو بت در شهروند بت آدرس سایت تاینی بت در شهروند بت آدرس سایت یلماست بت در شهروند بت سایت ای بی تی 90 در شهروند بت پابلو بت در شهروند بت سایت هیس بت مهراد جمح ولف بت میلاد حاتمی در شهروند بت بازی انفجار چیست در شهروند بت آموزش بازی انفجار آدرس سایت شرط بندی حضرات بت پویان مختاری سایت شرط بندی هات بت دنیا جهانبخت سایت بازی انفجار تاینی بت هیس بت سایت شرط بندی سایت شرط بندی یلماس بت ندا یاسی سایت شرط بندی سیب بت سایت جت بت سایت abt90 ساشا سبحانی سایت شرط بندی لایو بت آموزش بازی انفجار آموزش هک بازی انفجار الگوریتم بازی انفجار بهترین سایت بازی انفجار آنلاین دانلود اپلیکیشن بازی انفجار شرط بندی ترفندهای برد بازی انفجار روبات تشخیص ضریب بازی انفجار آموزش برنده شدن در بازی انفجار آدرس سایت بت هیس بت سایت مهراد جم جت بت سایت میلاد حاتمی آدرس سایت تاینی بت آدرس سایت لایو بت داوود هزینه آدرس سایت حضرات پویان مختاری آموزش حرفه ای بازی انفجار آموزش بازی حکم در پرشین بت آموزش پیش بینی فوتبال در پرشین بت بهترین سایت های شرط بندی ایرانی آموزش بازی انفجار تاینی هلپ آموزش بازی انفجار سایت هیوا نیوز اخبار سلبریتی ها تاینی نیوز google bahis online bahis siteleri casino FaceBook twitter آدرس جدید سایت بت فوروارد فارسی آدرس جدید سایت سیب بت بیوگرافی دنیا جهانبخت آموزش بازی انفجار آنلاین برای بردن سایت شرط بندی حضرات پویان مختاری سایت ای بی تی 90 ساشا سبحانی سایت پیش بینی فوتبال پرشین بت آموزش قوانین بازی پوکر آنلاین شرطی خیانت پویان مختاری به نیلی افشار سایت لایو بت داوود هزینه سایت پابلو بت علیشمس سایت تاک تیک بت سایت شرط بندی حضرات بت اپلیکیشن بت فوروارد دنیا جهانبخت کیست سایت شرط بندی هات بت دنیا جهانبخت سایت گاد بت نیلی افشار سایت شرط بندی فوتبال معتبر سایت شرط بندی فوتبال معتبر Pablobet