CARREGANDO

O que você procura

Edição 20 - Sustentabilidade Plural

Por uma vida mais verde

Compartilhar

Carolina Mello e Pietra Cartiano

A sustentabilidade é um tema de extrema importância, sempre foi e sempre será. Não é um assunto novo, mas tem levado alguns anos para ser enraizado como um estilo de vida. Atualmente, porém, cultivar hábitos que melhoram a qualidade de vida e ao mesmo tempo ajudam na preservação do meio ambiente virou tendência.

Mas, para alcançar esses novos hábitos, é preciso adotar um modo de vida que dê espaço a práticas de consumo consciente, ou seja, “consumir com menor impacto, consumir diferente, sem excessos ou desperdícios, para que haja o suficiente para todos para sempre”, conforme defende, em manifesto, o Instituto Akatu. Esse consumo consciente, por sua vez, envolve a maneira como nos relacionamos com a água, os alimentos, a biodiversidade, a crise climática e o acúmulo e descarte de resíduos.

Nos últimos tempos, a sustentabilidade entrou no discurso de diversas marcas. Empresas e pessoas procuram um estilo mais sustentável e, gradativamente, buscam por ações que preservem o planeta. Adotar um comportamento mais saudável traz mudanças em todos os aspectos da vida, e o desafio está em começar a fazer essas mudanças necessárias para gerar benefícios.

Os principais indicadores que compõem um estilo mais saudável e sustentável já são bem conhecidos, como por exemplo: não fumar, praticar exercícios físicos e comer vegetais. Mas o que podemos fazer além disso? A estudante Patrícia Martins conta, por exemplo, que trocou os absorventes descartáveis pelos reutilizáveis. “Um exemplo clássico é que eu usava absorventes descartáveis, mas por pouquíssimo tempo, porque sempre foi muito incômodo para mim. Pesquisando, eu acabei descobrindo que havia outras opções que me ajudaram e ajudam o meio ambiente. Isso mudou completamente a forma como eu me sentia sobre esse período do mês”, diz ela.

Os absorventes descartáveis são um exemplo de produtos que interferem tanto na saúde, quanto no meio ambiente. O principal impacto ambiental desse tipo de mercadoria começa na extração das matérias-primas, que se baseiam na produção dos plásticos e da celulose. Porém, não é só a produção do absorvente descartável em si, mas sim os componentes extras como a embalagem e serviços. Além do mais, o uso tão comum de absorventes no dia a dia de muitas mulheres pode resultar em alguns problemas à saúde das usuárias, como, por exemplo, alergias e infecções.

Patrícia Martins é um bom exemplo para quem quer mudar seus hábitos e ter uma vida mais sustentável. Estudando em uma escola que se preocupava com questões ambientais, ela sempre pensou em alternativas mais sustentáveis. Por meio de palestras sobre o assunto, ela entendeu que existe um problema e que está em nossas mãos resolvê-lo. “Depois de um tempo, comecei a perceber que essas alternativas sustentáveis não eram legais apenas para o planeta, mas legais para mim também”.

Os cientistas são praticamente unânimes ao defenderem mudanças de hábitos em escala mundial para limitar o aquecimento global e evitar seus impactos climáticos catastróficos. A cientista ambiental Laura Scherer faz parte desse time. Ela investiga como devemos mudar o estilo de vida para atingir essa meta de temperatura. Sua pesquisa faz parte do projeto H2020 project EU 1.5° Lifestyles, que visa fomentar a integração da meta com os estilos de vida. A pesquisadora aconselha reduzir o consumo de carne, trocar o carro pela bicicleta ou transporte público, evitar viagens de avião, viver em uma casa menor, apostar em eletrodomésticos com baixo consumo de energia e eliminar o desperdício de alimentos, entre outras atitudes simples. Segundo ela, um estilo mais sustentável beneficia a saúde também.

“A mudança mais importante para mim tem sido a alimentação. Percebi que não comer carne é uma decisão que compila muito do que eu penso e da forma como eu quero me posicionar no mundo. Nem sempre foi assim, mas se são mudanças que fazem sentido e que você percebe um bom motivo para fazê-las, o percurso acaba sendo mais natural”, relata a estudante Patrícia Martins. Optar por vegetais orgânicos, que não fazem o uso de agrotóxicos, são pequenas decisões para um consumo mais consciente.

Diferentemente de Patrícia, a jornalista e influenciadora Paula Bedran não precisou se adaptar a mudanças para um novo estilo de vida, porque ela possui hábitos sustentáveis desde criança. Paula sempre priorizou a prática de ações sociais conscientes, participando de trabalhos voluntários em ONGs, por exemplo. “Eu sempre trabalhei com isso, trabalhei em ONG desde sempre, na verdade o primeiro lugar que eu trabalhei foi uma marca sustentável quando eu morava em Nova York.”

Mudar os hábitos do nosso dia a dia realmente é algo difícil. É importante notarmos, por exemplo, os malefícios de marcas de maquiagens que testam seus produtos em animais, desodorantes em aerosol que além de fazer mal ao meio ambiente têm componentes cancerígenos para o corpo humano, que absorve tudo aquilo que colocamos nele.

Para Paula, a parte de alimentação é normalmente a mais complicada já que por conta do trabalho, ela viaja com frequência e muitas vezes esse cronograma é abalado pelo fato de algum restaurante não possuir alimentos específicos ou fazer uso de alguns ingredientes que possuem uma grande quantidade de transgênicos. “Muitas vezes tenho que levar uma marmita da minha própria casa, primeiro por causa do estilo de alimentação, e segundo pela forma pela qual o lixo é descartado do local. Isso afeta em muita coisa já que muitos lugares não se preocupam com reciclagem ou não possuem uma composteira para o resto dos alimentos”, cita ela.

Mais importante que o descarte correto de alimentos é o destino das embalagens que os acomodam. Saquinhos plásticos, talheres e pratos de plástico ainda circulam pelas ruas em locais inadequados. O ideal seria um descarte apropriado para esse tipo de material, mas o recomendado seria evitar uso de plástico, trocando por sacolas de papel, embalagens com tampas de papel ou plástico reutilizável, talheres de metais em restaurantes, onde só seria preciso lavar a cada uso, assim como pratos de porcelana.

Hoje em dia, a influenciadora Paula Bedran utiliza e apoia marcas que contribuem para o meio ambiente, sejam marcas de maquiagem, roupas e calçados ou até mesmo de produtos de higiene. Alguns exemplos dados por ela são Osklen, Farm, marcas conhecidas internacionalmente, mas o destaque da fala de Paula foi para as pequenas lojas independentes de suas amigas como a Linha, que segue à risca o conceito de ajudar o meio ambiente.

O lifestyle sustentável aplica-se de várias maneiras. Em todos os quesitos da vida podemos nos adaptar a práticas que ajudam o meio ambiente e que consequentemente acabam nos ajudando também. Há estudos que mostram que o tempo mínimo para o seu cérebro se acostumar com uma nova rotina é de 21 dias e isso se encaixa no consumo consciente. Convenhamos que mudanças nem sempre são fáceis e que sair da zona de conforto assusta, mas se é por uma causa que faça sentido, vale a pena o esforço. Em todas as áreas da vida a gente pode incorporar hábitos diários mais sustentáveis.

Patrícia Martins tenta fazer um pouco de tudo. “Eu recuso sacolinhas plásticas em qualquer tipo de estabelecimento, vou ao mercado sempre com a minha ecobag. Compro roupas de marcas que têm atividades de impacto socioambiental ou de segunda mão, faço trocas de objetos comuns que demoram para se decompor por objetos similares que tenham propostas ecológicas – escova de dentes de bambu, shampoo e condicionador em barra, cotonete com haste de papel e por aí vai. Além disso também separo meu lixo orgânico do lixo reciclável – higienizo as embalagens de alimentos para garantir que elas vão ser de fato recicladas, porque quando estão sujas/com restos de comida dificilmente isso acontece. E, por fim, a mudança mais importante para mim tem sido a alimentação”, diz a estudante.

Ela acredita que existem várias formas para um estilo de vida fazer sentido para uma pessoa. “Como eu disse, para mim, isso começou de verdade no momento em que vi os impactos positivos e a curto prazo que essas mudanças tinham na minha vida, me ajudando a viver de uma forma mais leve, tranquila e conectada. Percebi que sustentabilidade, para mim, é cool, sabe? Eu amo. Para outras pessoas, essa motivação pode chegar por meio da informação: documentários, por exemplo. depende muito, mas o importante mesmo é encontrar essa motivação e acreditar nela como hábito de vida mesmo”. Todos nós temos o poder de impactar positivamente a nossa comunidade, incentivando grandes mudanças.

 

10 DICAS PARA QUEM BUSCA UM LIFESTYLE SUSTENTÁVEL: 

1- Mude seus hábitos alimentares

Simples mudanças trazem transformações a curto prazo extremamente significativas para a sua saúde e a longo prazo para o meio ambiente.

2- Utilize o slow fashion

 Com o intuito de reduzir os impactos ambientais da utilização de roupas e tecidos, deixe de lado o fast fashion e se apegue no slow fashion.

O fast fashion é um jeito rápido e abusivo de produzir peças de roupas, já o slow tem uma produção consciente em relação às pessoas e ao meio ambiente.

 

3- Diminua o desperdício 

Caso você tenha alguma peça de roupa ou algum objeto que você não usa mais, opte por doar para aqueles que precisam em vez de jogar no lixo.

Além do mais, a cadeia alimentar também resulta em grande número de desperdícios. Quando você for ao mercado evite comprar itens desnecessários.

 

4- Ande de bike, skate, patinete e transporte público  

Optar por esses meios de transportes e reduzir o uso do carro ajuda a reduzir a poluição na cidade, os efeitos do aquecimento global e a demanda de recursos naturais, sem contar o benefício que os veículos como a bike e o skate trarão a sua saúde.

 

5- Opte por cosméticos naturais

Escolha consumir de marcas que tenham esta preocupação com o meio ambiente. Os cosméticos convencionais podem ser nocivos para a sua saúde e a do meio ambiente, fora as inúmeras embalagens que são utilizadas.

 

6- Separe os recicláveis  

Além de recicláveis e restos, é importante separar o que pode servir para compostagem. Papel, plástico, metais, pilhas e baterias, opte sempre pelo descarte correto.

 

7- Aproveite a luz solar

Consumo de energia desnecessário? Nunca mais. Aproveitar a luz do sol, além de benéfico para o bem-estar, principalmente em tempos de distanciamento social, também contribui para reduzir a necessidade de energia elétrica. Apagar as luzes, quando for possível, e aproveitar a luz solar é um ato de carinho com o planeta.

8- Não jogue óleo na pia

Parece bobo, mas é necessário lembrar.  Quando o óleo de cozinha é descartado no ralo da pia, ele vai para os esgotos e pode contaminar rios e mares.

9- Reutilize

Sabe aquela história de “saiu com uma roupa uma vez e não quer nunca mais colocá-la de novo”? Esqueça isso. Opte sempre por produtos que você consiga reutilizar. O meio ambiente agradece.

10-  Use a máquina de lavar em sua capacidade máxima

Pode parecer loucura, porém é um dos eletrodomésticos que mais consome água. Portanto, para que o gasto não seja maior, espere usá-la apenas quando tiver roupas o suficiente para não caber mais nada dentro.

Fonte: https://onepointfivelifestyles.eu

Tags:

Você pode gostar também

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

سایت شرط بندی بازی انفجار با ضرایب بالا بهترین سایت پیش بینی فوتبال آموزش شرط بندی فوتبال سایت شرط بندی حضرات ریچ بت گاد بت سایت نیلی افشار سایت هات بت دنیا جهانبخت در شهروند بت آدرس سایت لایو بت در شهروند بت آدرس سایت تاینی بت در شهروند بت آدرس سایت یلماست بت در شهروند بت سایت ای بی تی 90 در شهروند بت پابلو بت در شهروند بت سایت هیس بت مهراد جمح ولف بت میلاد حاتمی در شهروند بت بازی انفجار چیست در شهروند بت آموزش بازی انفجار آدرس سایت شرط بندی حضرات بت پویان مختاری سایت شرط بندی هات بت دنیا جهانبخت سایت بازی انفجار تاینی بت هیس بت سایت شرط بندی سایت شرط بندی یلماس بت ندا یاسی سایت شرط بندی سیب بت سایت جت بت سایت abt90 ساشا سبحانی سایت شرط بندی لایو بت آموزش بازی انفجار آموزش هک بازی انفجار الگوریتم بازی انفجار بهترین سایت بازی انفجار آنلاین دانلود اپلیکیشن بازی انفجار شرط بندی ترفندهای برد بازی انفجار روبات تشخیص ضریب بازی انفجار آموزش برنده شدن در بازی انفجار آدرس سایت بت هیس بت سایت مهراد جم جت بت سایت میلاد حاتمی آدرس سایت تاینی بت آدرس سایت لایو بت داوود هزینه آدرس سایت حضرات پویان مختاری آموزش حرفه ای بازی انفجار آموزش بازی حکم در پرشین بت آموزش پیش بینی فوتبال در پرشین بت بهترین سایت های شرط بندی ایرانی آموزش بازی انفجار تاینی هلپ آموزش بازی انفجار سایت هیوا نیوز اخبار سلبریتی ها تاینی نیوز google bahis online bahis siteleri casino FaceBook twitter آدرس جدید سایت بت فوروارد فارسی آدرس جدید سایت سیب بت بیوگرافی دنیا جهانبخت آموزش بازی انفجار آنلاین برای بردن سایت شرط بندی حضرات پویان مختاری سایت ای بی تی 90 ساشا سبحانی سایت پیش بینی فوتبال پرشین بت آموزش قوانین بازی پوکر آنلاین شرطی خیانت پویان مختاری به نیلی افشار سایت لایو بت داوود هزینه سایت پابلو بت علیشمس سایت تاک تیک بت سایت شرط بندی حضرات بت اپلیکیشن بت فوروارد دنیا جهانبخت کیست سایت شرط بندی هات بت دنیا جهانبخت سایت گاد بت نیلی افشار سایت شرط بندی فوتبال معتبر سایت شرط بندی فوتبال معتبر Pablobet