CARREGANDO

O que você procura

Geral

Copa é chance de Brasil melhorar imagem no exterior

Compartilhar

Jornalistas estrangeiros que trabalham no Brasil e os especializados em mídia internacional veem a Copa do Mundo de 2014 com otimismo e como uma oportunidade de o País melhorar sua imagem no exterior. Os holofotes do mundo inteiro estão voltados para o Brasil. A Copa é o maior evento esportivo mundial e atrai turistas e jornalistas de todo o planeta. Desde a escolha oficial do Brasil como sede do Mundial, a mídia internacional tem dado atenção especial ao que acontece no País, não só no âmbito esportivo.Editor de esportes universitários do Washington Post, Matt Bonesteel, diz que o jornal fez diversas reportagens sobre as falhas administrativas no desenvolvimento da Copa das Confederações, em 2013, no Brasil.No entanto, Bonesteel acredita que quando os jogos da Copa do Mundo começarem, o foco da mídia em geral será outro. “Os aspectos ruins só estão sendo divulgados porque ainda não há muito o que se falar sobre o futebol”, diz.

Nelson de Sá, jornalista de mídia e tecnologia da Folha de S.Paulo, também acredita que a mídia estrangeira tradicional dividirá sua cobertura entre os jogos e as prováveis manifestações, priorizando o que for  mais dramático no dia. Os problemas sociais e estruturais no Brasil devem ficar em segundo plano.

Correspondente internacional de esportes da BBC no Brasil, Tim Vickery, mora há 20 anos no País e afirma que a Copa é o momento mais importante de sua carreira. Sua expectativa, em termos profissionais, é faturar. O inglês possui uma coluna semanal na BBC há 14 anos e sempre teve total liberdade para escrever sobre os temas de sua escolha. Com a chegada da Copa do Mundo, isso mudou. “Agora cada vez que escrevo tenho que discutir os temas junto com eles, o que mostra a importância da Copa para a empresa”, diz o jornalista.

Segundo Vickery, a BBC quer coordenar uma cobertura com várias pessoas e evitar que duas escrevam sobre o mesmo tema. “Eles estão me gerenciando de uma maneira que nunca aconteceu em 14 anos”, observa. O correspondente acredita que cobrir a Copa é fundamental para a emissora devido ao fato de que os jogos do Campeonato Inglês estão sendo transmitidos apenas pela televisão paga. “A Copa faz parte de uma lista de eventos protegidos que devem passar na televisão aberta. Por isso, é absolutamente importante para a BBC”, destaca.

Vickery diz que atualmente o Brasil está tendo uma visibilidade inédita e nunca se falou tanto do País na mídia internacional. O correspondente afirma que até agora as principais reportagens sobre o Brasil são relacionadas aos protestos, a violência nas ruas e ao custo alto de vida.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

 

Nelson de Sá dá um panorama geral de como as manifestações mudaram a percepção da mídia estrangeira sobre o Brasil. Segundo ele, na mídia ocidental tradicional, principalmente norte-americana e europeia, acentuou-se a crítica. Isso, porém, já vinha ocorrendo desde o início do governo Dilma, sobretudo em veículos como Financial Times e The Economist. “Isso porque a presidente é mais ‘desenvolvimentista’ e menos ‘financista’”, opina. Ele também afirma que as manifestações de junho, somadas à recusa de Dilma ao convite de Obama para ir à Casa Branca por conta da revelação de espionagem americana contra o governo brasileiro, criaram uma unanimidade contrária ao Brasil, tendo a Copa sido apenas uma desculpa.

Vickery, no entanto, acredita que os protestos são o verdadeiro legado da Copa. “Uma das imagens lá fora do povo brasileiro é desse povo pobre, mas feliz. Pobre, mas estúpido. Todos felizes, cantando, dançando. Agora, o mundo está vendo um Brasil de um povo mais maduro”, diz. Para ele, os protestos mudaram a imagem que os próprios brasileiros tinham sobre o País. “Essa coisa de um povo tão passivo, quase idiota, acabou não só para o mundo como para vocês também”, fala. “Em junho do ano passado vimos um país mudando diante de nossos olhos, o que foi fascinante. Para onde vai essa mudança eu não sei, mas o Brasil de maio de 2013 acabou e não volta mais. Já estamos lidando com outra realidade”, completa.

Vickery diz que os estádios são melhores do que se imaginava. “Tem questões muito discutíveis, do que vai acontecer depois, mas existe é algum legado também para a sociedade”, afirma. Quanto à mobilidade urbana ele acredita que “de uma forma muito mais lenta do que deveria, tem uma ou outra melhora”. O outro legado citado pelo jornalista é o poder do evento. “Um acontecimento desse porte tem certa magia. São torcedores de 31 países diferentes. Isso vai ter um efeito”, fala.

Os jornalistas estrangeiros que vierem cobrir a Copa devem passar mais de um mês no Brasil. A consequência disso é que serão produzidas reportagens sobre o País como nunca antes na história.  Sá afirma que além dos jornalistas, também diplomatas, “think tanks” (instituições dedicadas a produzir e difundir conhecimentos e estratégias), espiões, analistas de todo gênero e inúmeros outros profissionais estarão no País, produzindo relatórios. “No final, o resultado será uma visão menos preconceituosa e desinformada do Brasil, que não é para amadores, como disse Tom Jobim”, diz.

Problemas
Tim Vickery acredita que a Copa no Brasil foi muito mal organizada por três motivos. O primeiro foi a falta de concorrência. Segundo ele, o Brasil teve 11 anos para se preparar, pois sabia desde 2003 que sediaria o evento.  “O Blatter precisava, por motivos políticos, levar uma Copa para a África. Em 2006 ele fracassou e para 2010 precisava assegurar uma Copa na África para não perder votos. Então ele inventou a ideia de rodízio nos continentes e em 2014 o evento seria na América do Sul. Em dez dias, a Conmebol falou que o Brasil era o único candidato. Isso foi falado oficialmente em 2007, em cerimônia na Suíça”, afirma.

Para Vickery, não ter concorrentes fez com que o Brasil demorasse em começar a se preparar e nomear as cidades-sede. “Quatro anos e meio foram jogados fora. O fato de que os estádios custaram uma fortuna e as obras de mobilidade urbana ficaram diminuídas vem da falta de planejamento inicial. Se estivesse competindo com outros países, ele teria que apresentar planos”.

O segundo problema foi que, durante anos, não houve nenhuma representação do governo brasileiro no Comitê Organizador Local da Copa do Mundo (COL). “Isso é um grande contraste com a África do Sul. Organizar um evento com grandes implicações nos cofres públicos sem o governo na COL é estúpido. Parecia que estavam organizando um jogo de futebol, sem a menor ideia da dimensão de uma Copa”, avalia.

O terceiro erro foi que não houve nenhum debate no Brasil sobre o evento. “Quais são seus objetivos, quanto a sociedade está disposta a gastar, para conseguir o quê?” seriam as questões a serem discutidas. “Vocês não foram envolvidos no debate, vocês não foram convidados para o debate sobre a Copa e isso voltou para as autoridades em forma das manifestações recentes. Bem feito”, opina.

Expectativa
Matt Bonesteel fala que nos Estados Unidos, o interesse pela Copa do Mundo é crescente, mas ainda não supera os principais esportes profissionais no país: futebol americano, beisebol e basquete.  “Eu acredito que de fato [a Copa] será o principal assunto nos Estados Unidos quando estiver ocorrendo”, diz. Bonesteel ainda afirma que os jogos começam em um momento conveniente para os americanos, as férias de verão, e isso irá aumentar significantemente a audiência dos canais que transmitirem o evento.

Segundo o jornalista do Washington Post, nos últimos 20 anos, todas as Copas foram precedidas por preocupações, mas o que se ouve sobre o Mundial de 2014 parece mais alarmante do que os eventos anteriores. Ele teme que os torcedores e a mídia estrangeira passarão por algumas dificuldades. “Não há como dizer certamente o que irá acontecer, a não ser de que os jogos irão ocorrer, pois a Fifa vai se assegurar disso”, afirma.

A estudante de rádio e TV Maria Gabriela Andeucci mora na Itália há um ano. Ela afirma que a cobertura da imprensa italiana sobre o Brasil vem aumentando exponencialmente, mas que os assuntos estão mudando. “No ano passado só falavam de problemas com os estádios e das manifestações. Agora estão falando mais de futebol, como os times estão se preparando para a Copa e quais são os favoritos”, diz.

Já Vickery conta que esteve na Inglaterra no mês passado e que no seu país a expectativa para a Copa é de empolgação. “A ideia de casamento perfeito entre Copa e Brasil ainda é muito forte lá”, afirma. Segundo ele, a Inglaterra foi um dos países que mais comprou ingressos para o evento. “Existe uma mistura de empolgação com o medo dos protestos. Além disso, os ingleses nunca imaginaram que iriam gastar tanto para vir torcer aqui”, completa.

O correspondente da BBC diz ainda ter outra expectativa para a Copa: “Gostaria de ver a palavra ‘gringo’ aposentada”.  O inglês acha a palavra fascista e seu uso ridículo. “É uma palavra para 97% da população mundial, que nega a diversidade, que é a beleza da humanidade. Essa expressão classifica o mundo de forma infantil, entre brasileiros e não brasileiros”, afirma.

Por Cintia Azuma, Luisa Sena e Maria Eugênia Mauger (3º semestre)

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

سایت شرط بندی بازی انفجار با ضرایب بالا بهترین سایت پیش بینی فوتبال آموزش شرط بندی فوتبال سایت شرط بندی حضرات ریچ بت گاد بت سایت نیلی افشار سایت هات بت دنیا جهانبخت در شهروند بت آدرس سایت لایو بت در شهروند بت آدرس سایت تاینی بت در شهروند بت آدرس سایت یلماست بت در شهروند بت سایت ای بی تی 90 در شهروند بت پابلو بت در شهروند بت سایت هیس بت مهراد جمح ولف بت میلاد حاتمی در شهروند بت بازی انفجار چیست در شهروند بت آموزش بازی انفجار آدرس سایت شرط بندی حضرات بت پویان مختاری سایت شرط بندی هات بت دنیا جهانبخت سایت بازی انفجار تاینی بت هیس بت سایت شرط بندی سایت شرط بندی یلماس بت ندا یاسی سایت شرط بندی سیب بت سایت جت بت سایت abt90 ساشا سبحانی سایت شرط بندی لایو بت آموزش بازی انفجار آموزش هک بازی انفجار الگوریتم بازی انفجار بهترین سایت بازی انفجار آنلاین دانلود اپلیکیشن بازی انفجار شرط بندی ترفندهای برد بازی انفجار روبات تشخیص ضریب بازی انفجار آموزش برنده شدن در بازی انفجار آدرس سایت بت هیس بت سایت مهراد جم جت بت سایت میلاد حاتمی آدرس سایت تاینی بت آدرس سایت لایو بت داوود هزینه آدرس سایت حضرات پویان مختاری آموزش حرفه ای بازی انفجار آموزش بازی حکم در پرشین بت آموزش پیش بینی فوتبال در پرشین بت بهترین سایت های شرط بندی ایرانی آموزش بازی انفجار تاینی هلپ آموزش بازی انفجار سایت هیوا نیوز اخبار سلبریتی ها تاینی نیوز google bahis online bahis siteleri casino FaceBook twitter آدرس جدید سایت بت فوروارد فارسی آدرس جدید سایت سیب بت بیوگرافی دنیا جهانبخت آموزش بازی انفجار آنلاین برای بردن سایت شرط بندی حضرات پویان مختاری سایت ای بی تی 90 ساشا سبحانی سایت پیش بینی فوتبال پرشین بت آموزش قوانین بازی پوکر آنلاین شرطی خیانت پویان مختاری به نیلی افشار سایت لایو بت داوود هزینه سایت پابلو بت علیشمس سایت تاک تیک بت سایت شرط بندی حضرات بت اپلیکیشن بت فوروارد دنیا جهانبخت کیست سایت شرط بندی هات بت دنیا جهانبخت سایت گاد بت نیلی افشار سایت شرط بندی فوتبال معتبر سایت شرط بندی فوتبال معتبر Pablobet