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Conferência sobre dimensões da alfabetização midiática encerra seminário

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Reconhecida internacionalmente, Renée Hobbs discutiu aspectos que compõem a área da educação midiática – Foto: Rafael Somadossi

Ana Luiza Gasparelli (1º semestre) e Rafael Somadossi (2º semestre)

O 6º Seminário Internacional de Jornalismo, realizado hoje, dia 22 de setembro, terminou agora à tarde com a conferência “Os ‘quatro Cs’ da alfabetização midiática: pensamento crítico, criatividade, colaboração e habilidades de comunicação”, ministrada pela professora Renée Hobbs. Ela é fundadora e diretora do Media Education Lab, baseado na Faculdade Harrington de Comunicação e Mídia, da Universidade de Rhode Island. A mediação esteve a cargo da professora Cláudia Bredarioli, da ESPM.

Os “quatro Cs” abordados foram definidos pela Associação Nacional de Educação (NEA, em sua sigla em inglês), instituição estadunidense que representa profissionais da educação. A professora explicou que são conceitos tidos como fundamentais para uma “boa educação”: o pensamento crítico permite encarar desafios e problemas com um olhar mais otimista, sempre buscando uma solução; a criatividade leva à procura por abordar assuntos de formas diferentes, buscando inovação; a colaboração consiste em trabalhar em conjunto para melhor alcançar certos objetivos; e as habilidades de comunicação permitem compartilhar ideias, pensamentos e outras questões entre os grupos.

“Todas as competências e habilidades dos ‘quatro Cs’ têm a sua integralidade e merecem sua própria honra, mas são mais bem exploradas em sala de aula, através de aprendizados e projetos”, disse.

Cenário político – A conferencista ainda estabeleceu uma ponte entre a alfabetização midiática e a crescente polarização política, que causa impacto na educação, em decorrência do medo e da desinformação espalhados pelas alas de ideologia situadas no espectro da chamada extrema-direita. Como exemplo, contou que, no Reino Unido, esse cenário tem gerado temor e incertezas entre os professores; e que, nos EUA, professores do Texas já expressaram receio de represálias ao ensinar ficção a jovens adultos.

Hobbs convidou os participantes do evento a refletirem sobre suas posições e questionarem se estão alinhadas a ativismos ou uma espécie de “fantasia de armadilhas humanas” controlada por instituições.

No site Mind Over Mídia, mantido pela professora, é possível encontrar diversos materiais que podem subsidiar projetos de educação midiática.

Apoio – A última parte do 6º Seminário Internacional de Jornalismo foi realizada com apoio da Embaixada e dos Consulados dos Estados Unidos no Brasil, instituição patrocinadora do Programa Escola Mídia, desenvolvido por professores do curso de Jornalismo da ESPM e que se dedica à formação em educação midiática voltada a professores da rede pública de ensinos fundamental e médio.

#ParaTodosVerem: No lado esquerdo da foto, ocupando a maior parte, aparece o rosto da professora Renée Hobbs, projetado no telão. No lado direito, atrás de um púlpito onde se lê ESPM, a professora Cláudia Bredarioli está em pé, com um notebook à sua frente.

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