CARREGANDO

O que você procura

6º Seminário Internacional Campus Notícias

Inovação e tecnologia caracterizam novos negócios em jornalismo, dizem palestrantes

Compartilhar

Profissionais que estão à frente de projetos criados nos últimos anos contam como conseguiram viabilizar suas ideias – Foto: Vicente Ricardo

Julia Faria e Vicente Ricardo (1º semestre)

A segunda mesa do 6° Seminário Internacional de Jornalismo, realizada no fim da manhã de hoje, dia 22 de setembro, abordou o tema “Novos negócios em jornalismo: inovação e possibilidades”. Conrado Corsalette, cofundador e diretor de redação do jornal digital Nexo, Helena Bertho, diretora de conteúdo da revista digital AzMina, e Mara Luquet, fundadora e CEO do canal MyNews, partilharam suas experiências na criação de produtos e empresas, destacando o papel da inovação e das tecnologias digitais nesses processos. A mediação ficou por conta do professor Antônio Rocha Filho, da ESPM.

A primeira a palestrar foi Luquet. Ela enfatizou que a internet alterou os parâmetros tradicionais do jornalismo, introduzindo possibilidades mais flexíveis. Diferentemente do que ocorreu em décadas passadas, quando os jornalistas enxergavam a tecnologia como uma “grande vilã”, a mídia digital já é considerada uma “grande aliada”, com o poder de potencializar a veiculação de informações e de oferecer oportunidade de produzir jornalismo de diferentes formas.

O projeto do MyNews foi iniciado com patrocínio de grandes e pequenas empresas. Porém, devido à pandemia, as parcerias foram cortadas, surgindo a necessidade de buscar outras maneiras de manter o negócio. Dois exemplos foram citados: um apoio oferecido pelo YouTube, que monetiza projetos jornalísticos independentes, e os assinantes.
A partir das saídas encontradas, começaram a produzir conteúdos exclusivos para essas pessoas, com o objetivo de ampliar o público. O canal conta com 600 mil inscritos no YouTube, e a meta é que pelo menos 4% deles sejam assinantes. “Tem também o ‘super chat’, que são as pessoas que mandam dinheiro para ajudar no financiamento do projeto. Estamos estudando como desenvolver isso melhor”, acrescentou.

De projeto social a negócio sustentável – Bertho contou que AzMina era, inicialmente, um projeto social, sem fins lucrativos. Com o objetivo de mudar o jeito como a figura feminina era colocada pela mídia, ela e suas sócias, compartilhavam o desejo de fazer algo que impactasse o mundo. No começo, não visavam o aspecto financeiro, o que mais tarde acabou se tornando uma demanda, pela falta de sustentabilidade. O desafio que encararam foi o de aprender na prática a organizar, inovar e se estruturar financeiramente para que a revista pudesse se manter na proposta de emancipação feminina.
“Fazemos notícias para que as mulheres possam se emancipar e serem agentes da mudança e que tenham noção de seus direitos. É claro que os homens precisam participar do debate de gênero. Nós até tentamos [incluir os homens], mas não é o nosso foco”, explicou.

Uma das estratégias adotadas por AzMinas foi a criação de um aplicativo e de projetos que não estão relacionados apenas ao jornalismo em si, mas à tecnologia de dados. As fontes de recursos a que recorrem e que foram descobrindo com o tempo e a prática são diversas, como o Google, as fundações, as empresas e os assinantes. “Tem sempre que estar inovando, não apenas com a tecnologia, mas contar histórias que não são contadas, olhar para lugares que não são olhados”.

Bertho ainda reforçou a importância da diversidade na equipe – com pessoas de outros lugares, pretas, da comunidade LGBTQIA+, etc. – e como isso também é um fator que ajuda no processo de criação.

Financiamento e foco no debate público – O Nexo tem como foco a explicação e a contextualização dos fatos, abrangendo todos os temas possíveis. Para Corsallete, as tecnologias ajudam a esclarecer os fatos e a contar as histórias de melhor maneira.

Apesar de o jornal ter foco financeiro em assinaturas – contando, hoje, com 22 mil assinantes –, seus recursos também são extraídos de outros projetos, financiados por instituições filantrópicas ou com receitas específicas, como o Nexo Políticas Públicas, o podcast Politiquês e a plataforma NexoEDU, voltada para a educação.

“Uma coisa importante é que, em todos esses financiamentos externos, a gente mantém uma independência editorial completa, e o conteúdo desses materiais que são financiados é aberto e não entra no nosso paywall – afinal, isso já está monetizado”, esclareceu Corsallete. “Inclusive, tirar o paywall não passa só por essa estratégia editorial. Passa também pelo que a gente acredita, como contribuir para o debate público. Essa é a missão do jornal”.

Após as exposições, foi realizado um debate, a partir de perguntas formuladas pelos participantes. A programação do Seminário continua até a metade da tarde, com transmissão ao vivo pelo YouTube.

#ParaTodosVerem: No lado esquerdo da foto, o professor Antônio Rocha Filho está sentado, no auditório da ESPM, mediando a palestra. No centro, os palestrantes Helena Bertho, Conrado Corsallete e Mara Luquet aparecem no telão. No lado direito, a logomarca ESPM aparece em destaque, em frente a um púlpito.

Tags:

Você pode gostar também

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

سایت شرط بندی بازی انفجار با ضرایب بالا بهترین سایت پیش بینی فوتبال آموزش شرط بندی فوتبال سایت شرط بندی حضرات ریچ بت گاد بت سایت نیلی افشار سایت هات بت دنیا جهانبخت در شهروند بت آدرس سایت لایو بت در شهروند بت آدرس سایت تاینی بت در شهروند بت آدرس سایت یلماست بت در شهروند بت سایت ای بی تی 90 در شهروند بت پابلو بت در شهروند بت سایت هیس بت مهراد جمح ولف بت میلاد حاتمی در شهروند بت بازی انفجار چیست در شهروند بت آموزش بازی انفجار آدرس سایت شرط بندی حضرات بت پویان مختاری سایت شرط بندی هات بت دنیا جهانبخت سایت بازی انفجار تاینی بت هیس بت سایت شرط بندی سایت شرط بندی یلماس بت ندا یاسی سایت شرط بندی سیب بت سایت جت بت سایت abt90 ساشا سبحانی سایت شرط بندی لایو بت آموزش بازی انفجار آموزش هک بازی انفجار الگوریتم بازی انفجار بهترین سایت بازی انفجار آنلاین دانلود اپلیکیشن بازی انفجار شرط بندی ترفندهای برد بازی انفجار روبات تشخیص ضریب بازی انفجار آموزش برنده شدن در بازی انفجار آدرس سایت بت هیس بت سایت مهراد جم جت بت سایت میلاد حاتمی آدرس سایت تاینی بت آدرس سایت لایو بت داوود هزینه آدرس سایت حضرات پویان مختاری آموزش حرفه ای بازی انفجار آموزش بازی حکم در پرشین بت آموزش پیش بینی فوتبال در پرشین بت بهترین سایت های شرط بندی ایرانی آموزش بازی انفجار تاینی هلپ آموزش بازی انفجار سایت هیوا نیوز اخبار سلبریتی ها تاینی نیوز google bahis online bahis siteleri casino FaceBook twitter آدرس جدید سایت بت فوروارد فارسی آدرس جدید سایت سیب بت بیوگرافی دنیا جهانبخت آموزش بازی انفجار آنلاین برای بردن سایت شرط بندی حضرات پویان مختاری سایت ای بی تی 90 ساشا سبحانی سایت پیش بینی فوتبال پرشین بت آموزش قوانین بازی پوکر آنلاین شرطی خیانت پویان مختاری به نیلی افشار سایت لایو بت داوود هزینه سایت پابلو بت علیشمس سایت تاک تیک بت سایت شرط بندی حضرات بت اپلیکیشن بت فوروارد دنیا جهانبخت کیست سایت شرط بندی هات بت دنیا جهانبخت سایت گاد بت نیلی افشار سایت شرط بندی فوتبال معتبر سایت شرط بندی فوتبال معتبر Pablobet