Associação oferece tratamento a crianças e adultos com surdocegueira
Compartilhar
Às vezes, o mundo pode estar na ponta dos dedos. A AHIMSA (Associação Educacional para a Múltipla Deficiência) é a única instituição da Vila Mariana que oferece assistência a crianças, jovens e adultos com surdocegueira e deficiência múltipla sensorial.
Os serviços são gratuitos e incluem oficinas de braile, alfabetização, comunicação, orientação e mobilidade. Além disso, são disponibilizados atendimento domiciliar e oficinas vocacionais como papelaria e culinária.
Todas as atividades da instituição visam o desenvolvimento da comunicação e promovem a inclusão social e digital dos indivíduos, além de capacitá-los de forma a adquirirem maior independência. Com o slogan “o mundo na ponta dos dedos”, a AHMISA disponibiliza aos seus pacientes aparelhos para o desenvolvimento da comunicação, como teclados e impressora em braile.
Segundo Cisinando Carlos da Costa Lima, analista de captação de recursos da instituição, a entidade conta com 36 funcionários e, atualmente, cerca de 200 pessoas são atendidas. Ele ressalta também que seus professores são qualificados com formação específica para assessorar crianças especiais.
A Associação tem ambientes preparados para diferentes atividades. Um deles é o GAI (Grupo de Atendimento Infantil), que recebe crianças até sete anos de idade e visa desenvolver a comunicação, a motivação e a coordenação motora do paciente em seus primeiros anos de vida. Ao terminar a fase de desenvolvimento no GAI, a criança vai para o AEE (Atendimento Educacional Especializado), onde fica até os 14 anos. Este ambiente visa dar autonomia e independência em suas atividades.
Serviços domiciliares
Após a criança desenvolver sua autonomia e confiança, pode participar de uma das oficinas gratuitas. Além de papelaria e culinária, outras opções oferecidas são artes plásticas, artesanato (biscuit, mosaico, fuxico e origami), educação física, padaria e informática.
A AHIMSA oferece também serviço de aprendizado domiciliar para crianças que não podem se deslocar, promovendo qualidade de vida aos seus pacientes em suas próprias casas. “Há pessoas que foram ajudadas e trabalham hoje em total independência. Casos assim nos deixam cada vez mais felizes por fazer nosso trabalho”, diz, com um sorriso no rosto, Cisinando.
Para ter direito ao atendimento é necessário entrar em contato com a instituição, que fará a triagem que consiste em um diagnóstico da deficiência e uma avaliação da situação socioeconômica do indivíduo. Caso aprovada, a criança é chamada para matricula. Porém, segundo Cisinando, existem mais de 300 pessoas esperando por uma vaga.
Serviço Como inscrever-se: Para matricular uma criança na instuição são necessários documentos básicos como RG, CPF, compravante de endereço e 2 fotos. Como ajudar: Os interessados em colaborar podem ajudar como voluntários, fazendo doações de alimentos, material de limpeza etc. Se preferirem, podem apoiar a entidade financeiramente. No site, estão disponíveis o nome do banco, agência e conta corrente. AHIMSA – Associação Educacional para Múltipla Deficiência Rua Baltazar Lisboa, 212 – Vila Mariana São Paulo – SP Telefone: 11 5579.5438 / fax: +55 11 5579.0032 Site : http://www.ahimsa.org.br/ Email : [email protected]Alisson de Moraes e Henrique Martorelli Maiolino (1º semestre)