Campanha Setembro Amarelo conscientiza sobre prevenção ao suicídio

Share

Sara Santana (1º semestre)

O número de suicídio entre jovens cresceu em 10% desde 2002, dado obtido com exclusividade pela BBC do Brasil. O aumento do número de mortes de jovens está na contramão do observado em países da Europa ocidental, Estados Unidos e Austrália, onde os índices vêm caindo. Os dados preocupam e fortalecem a importância de campanhas como o Setembro Amarelo, campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no brasil e no mundo e suas formas de prevenção.

Ocorre no mês de setembro, desde 2015, por meio de identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e ampla divulgação de informação. O tema, que é um problema mundial, ganhou espaço no Brasil abordado em séries, novelas, livros e músicas.

A série da Netflix 13 reasons why, por exemplo, é uma adaptação do livro Os treze Porquês, de Jay Asher. A história gira em torno de Clay, estudante que recebe um pacote com várias fitas cassetes. Depois de ouvi-las, o garoto descobre que elas são gravações de Hannah Beker, garota por quem ele era apaixonado e que cometeu suicídio. Nas fitas, a garota revela 13 motivos que fizeram com que ela tirasse a própria vida – um deles Clay – agora ele precisa passar adiante a mensagem para os demais envolvidos.

A série causou sensibilidade para a maior parte de seu público e tornou o suicídio um assunto de destaque entre os jovens que compartilharam informações em suas redes sociais.

 

Frases de jovens, publicadas no twitter, sobre a série 13 reasons why

 

Nem sempre os problemas ou sintomas estão evidentes, é necessário atentar-se a alguns sinais, como mudança brusca de comportamento, retirada da vida social ou muito abuso de álcool e drogas, segundo Bruna Vasconcelos, voluntária de atendimento no CVV há dois anos.

“Doe um minuto, mude uma vida”. O tema da Associação Internacional de Prevenção do Suicídio visa, durante o mês de setembro, sensibilizar e conscientizar a população sobre os altos índices de suicídio no mundo e que essas mortes podem ser prevenidas. Segundo a entidade, há 25 vezes mais tentativas. São 830 brasileiros que buscam a morte todos os dias, o que dá uma média de uma pessoa a cada quase dois minutos.

O Centro de valorização da vida (CVV) oferece apoio 24 horas pelo telefone 141 e pelo site www.cvv.org.br.