Serviço Bike Sampa é aprovado, mas moradores esperam melhorias

Estação do Bike Sampa na rua Dr. Álvaro Alvim, na Vila Mariana. Foto: Thobias Marchesi

No dia 24 de outubro, o projeto Bike Sampa completará seis meses de atividade. O programa, que teve suas primeiras estações no bairro da Vila Mariana, agora conta com 35 postos ativos e mais 65 em processo de ativação.

O estudante de direito Sergio Rovieri, morador da Vila e usuário do serviço há dois meses, estava cético quanto ao sucesso da inciativa, mas mudou de ideia. “Quando vi as estações pela primeira vez, não achei que usaria as bicicletas. Mas, depois que usei, fui adquirindo o hábito e agora, sempre que posso, utilizo o serviço”. Ele ainda afirma que divulga o projeto para amigos e familiares, a fim de estimular a conscientização quanto ao uso de meios de transporte alternativos.

“É uma iniciativa importante, que nos ajuda a perder um pouco da dependência do carro para distâncias mais curtas”, opina Regina Muniz, moradora do bairro há 21 anos. Ela comenta que considera o número de estações oferecendo o serviço pequeno, mas que espera o crescimento do programa.

Carlos Eduardo, técnico em informática, que utiliza as bicicletas para fazer compras, também reclama da falta de lugares para deixar as bicicletas. “Infelizmente, ainda não tenho segurança para deixar a bicicleta na rua enquanto faço minhas compras”, diz. Ele conta que precisa fazer um acordo com o dono do estabelecimento para deixar a bike dentro do mercado, para que “fique mais tranquilo” ao fazer compras.

Bicicletas pelo mundo

Buscando oferecer uma alternativa sustentável de transporte, o Bike Sampa coloca São Paulo entre grandes cidades como Amsterdam, Copenhague e Berlim, que já contam com incentivos ao uso de bicicletas como meio de transporte.

Em Portugal, por exemplo, a iniciativa Beágueda, da cidade portuguesa Águeda, localizada a 240 km ao norte de Lisboa, consiste no oferecimento de bicicletas elétricas para utilização dos munícipes em seus cotidianos.

Segundo jornal regional As Beiras, o projeto disponibilizou, inicialmente, dez bicicletas elétricas, mas, devido ao crescente número de pessoas interessadas no serviço, precisou aumentar o número de unidades disponíveis para atender a demanda. O Beágueda, por conta do sucesso imediato, se tornou alvo de estudo para implantação de ideias semelhantes em outras cidades europeias.

Thobias Marchesi (2º semestre)

Governo e cidadãos investem em segurança de ciclistas

Bike Sampa, que visa tornar a bicicleta uma nova opção de meio de transporte sustentável, se expande em São Paulo. A iniciativa começou em maio deste ano, na Vila Mariana, mas já está presente em diversos bairros.

“Ainda está pequeno, mas está maior a cada dia”, diz Felipe Aragonez, diretor geral do Instituto CicloBR, sobre o projeto. Segundo o portal R7, a cidade já conta com 300 bicicletas disponibilizadas em estações nas seguintes regiões: Vila Mariana, Vila Nova Conceição, Jardins, Paraíso, além de novos pontos localizados no Itaim Bibi e na Vila Olímpia.

“O CicloBR é uma ONG que fomenta o uso da bicicleta como meio de transporte, lazer e turismo trabalhando em conjunto com a sociedade civil, poder público e empresas privadas”, explica o diretor, referindo-se ao trabalho cultural realizado pelo instituto, que não tem sede física.

Aragonez critica a estrutura e o modo como o sistema do Bike Sampa foi aplicado. “Em São Paulo, se fez o caminho contrário. Primeiro instalou-se o sistema de compartilhamento e depois se pensou na sinalização. Em Londres, Paris, Barcelona, onde existe o mesmo sistema, primeiro veio a estrutura e, depois, o compartilhamento de bicicletas”.

Apoio aos ciclistas

O Instituto Ciclo BR trabalha para um trânsito pacífico. “Atuamos com o serviço gratuito do SOS Bike na ciclofaixa de lazer, que tem apoio da Bradesco Seguros. Organizamos eventos, como o Desafio Intermodal e a Rota Márcia Prado, palestras e conversas com o poder público. Oferecemos uma visão sobre como é pedalar com segurança, sempre visando o compartilhamento seguro para todos.”

Desde 2006, o Desafio Intermodal é uma iniciativa que se propõe a avaliar qual o meio de transporte mais eficiente na cidade de São Paulo. A Rota Márcia Prado é um evento em que os participantes pedalam cerca de 100 km para ir de São Paulo a Santos.

A Prefeitura vem sinalizando, com placas e desenhos de bicicletas, as regiões simultaneamente com a instalação do projeto. Além disso, deverá limitar a velocidade na rota de ciclistas.

Henrique Martorelli Maiolino (1º semestre)

Bike Sampa
Central de informações: (11) 40633999

Veja as regiões da Vila Mariana que já estão sinalizadas:

Instituto CicloBR