Parque Ibirapuera sedia 31ª Bienal de São Paulo

Exposição pretende fazer pensar sobre o que não existe. Imagem: divulgação

Entre 06 de setembro e 07 de dezembro, está aberta a 31ª Bienal de São Paulo. O evento, que acontece no Pavilhão Ciccillo Matarazzo, no Parque do Ibirapuera, conta com 81 projetos e cerca de 250 obras, resultando na participação de mais de cem artistas, em trabalhos de autoria coletiva ou individual.

O tema escolhido pelos curadores Charles Esche, Galit Eilat, Nuria Enguita Mayo, Pablo Lafuente e Oren Sagiv foi Como (…) coisas que não existem. Dessa forma, de acordo com dados do site, a 31ª  edição da Bienal enfatiza a ideia do vínculo entre o passado e o futuro. Num processo em que o passado não mais define o comportamento social, a arte e a modernidade não estão completamente delineadas.

Arte sem limite

“Tudo pode existir! Tudo pode ser fomento para a arte!”, diz Rebeca Martineli, formada em Artes Plásticas pela Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho), a respeito do tema. “Se eu imagino, por mais absurdo que seja…”, afirma, acrescentando que a imaginação  não tem limites,  porque pode ser transfigurada em arte.

“Uma das funções da arte é não se conformar com o mundo que está posto. A arte é uma possiblidade de dialogar com a sociedade”, afirma Maria Carolina Duprat, formada em Educação Artística, e especialidade em Artes Plásticas pela USP (Universidade de São Paulo) sobre a contribuição da arte para a sociedade e para o mundo. “A arte é uma linguagem”, complementa Rebeca. Ela reconhece que, por meio da arte, os artistas se expressam, promovem reflexões e questionamentos.

Ambas concordam que a arte é acessível a todos, mas é necessário um certo grau de aprendizado. Maria Carolina acredita que a compreenção de determinados assuntos exige um conhecimento específico dentro do mundo da arte. “Ela está aberta para um público leigo por meio da sensibilidade. Interpretamos as obras de maneira perceptiva, por instinto”, finaliza.

Bienal de Artes – São Paulo

Quando: Sábado, 6 de setembro (abertura) a 7 de dezembro de 2014

Horário: Ter, Qui, Sex, Dom e Feriados: 9h as 19h (entrada até as 18h)

Qua, Sáb: 9h as 22h (entrada até as 21h)