O dia do jornalismo, na Semana dos Cursos, tem Marcela Rahal na segunda palestra do dia

Pedro Guarache (3º semestre)

Na última terça-feira (04), aconteceu o segundo dia de palestras na Semana dos Cursos, organizada pelo Centro Acadêmico 4 de Dezembro da ESPM. No dia dedicado ao jornalismo, Marcela Rahal, jornalista da CNN, ministrou a segunda palestra do dia.

A palestra teve como foco falar sobre a cobertura televisiva durante a pandemia e Marcela contou sobre o começo do canal CNN Brasil, que nasceu no início do período de isolamento social. A jornalista ainda relatou o trabalho realizado no começo do canal para cobrir o começo da pandemia. A primeira função de Rahal no canal era cobrir as coletivas de imprensa do governador de São Paulo, João Dória, no Palácio dos Bandeirantes, e contou como foi difícil de lidar, principalmente no começo, com as limitações que a pandemia do coronavírus impôs ao jornalismo televisivo, como por exemplo, não saber se o entrevistado poderia usar o mesmo microfone da jornalista, e ter que entrar com break news ao vivo várias vezes por dia pela quantidade de notícias novas que saíam o tempo todo a respeito da doença, desconhecida até então.

Marcela afirmou que uma das principais mudanças da cobertura televisiva durante a pandemia foi a questão da técnica e estética. “Como a gente começou a fazer todas as entrevistas na redação por zoom ou skype, não tinha como a gente se preocupar com luz e enquadramento, por exemplo. Se a internet do entrevistado não travasse e o vídeo estivesse numa qualidade minimamente boa, já tínhamos sorte”.

A jornalista também contou o medo de ter que ir em lugares públicos e hospitais para dar as notícias em primeira mão e mostrar a realidade chocante que estava, e ainda está, sendo vivida. “Eu entrevistei pessoas que no dia seguinte testavam positivo para a doença e eu nem sabia o que pensar ou como agir, porque no começo não tinha testes fáceis como tem hoje”, conta.

Marcela Rahal é jornalista formada pela Universidade Metodista de São Paulo e conta com mais de 15 anos de experiência na área, começou sua carreira na Rádio Band News FM, passou pela Record News, UOL, Jovem Pan e atualmente é a apresentadora do telejornal Live CNN Brasil, jornal que busca usar uma linguagem mais informal e ter mais interação com as redes sociais.