Movimentos artísticos – Frans Hals

Share

Amanda Amorim – 2º Semestre

Frans Hals foi um pintor holandês durante o Século de Ouro dos Países Baixos. Hals ficou famoso por retratar a sociedade dos Países Baixos segundo uma estética naturalista, com ênfase no retrato pictórico.

Frans pintava os cidadãos de Haarlem, a cidade na qual morava, assim como retratar grupos, especialmente famílias, casais e membros da guarda civil.

Hals é considerado um dos grandes pintores do estilo Barroco europeu.

Sendo um dos maiores mestres da Era de Ouro da Holanda. Em suas obras contemporâneas, o seu estilo é livre e vívido e suas grandes pinceladas rápidas e soltas de cores vivas são altamente expressivas, garantindo movimento e vitalidade aos sujeitos retratados.

No fim de sua vida, aproximou-se gradualmente de temas tradicionais e diminuiu a intensidade de seus temas, dando lugar a uma maior simplicidade e tendo desenvolvido uma ampla gama de negros e brancos.

Embora o trabalho de Hals fosse bastante procurado, durante toda sua vida teve grandes dificuldades financeiras. Além da pintura, trabalhou como negociante em um ateliê. Quando a nação neerlandesa lutou pela independência, Hals apareceu como militar.

De certo, os primeiros anos da vida de Frans Hals foram pouco documentados. Hals casou-se duas vezes e teve ao todo 10 filhos. Seus primeiros trabalhos conhecidos datam possivelmente de 1611, quando o artista tinha por volta de 30 anos. Mas as primeiras encomendas, contudo, só viriam a surgir alguns anos depois.

Ao longo de sua carreira, Hals desenvolveu um estilo livre de pintura que conferia vivacidade à sua obra. As cores eram distribuídas sobre a tela por meio de pinceladas consideradas rápidas e soltas. Suas composições tendiam para o naturalismo e seus retratos davam ênfase às expressões de suas personagens.

Algumas das principais obras de Frans Hals são O Cavaleiro Rindo (1624), Banquete de Oficiais da Guarda Cívica de São Jorge de Haarlem (1627), Daniel van Aken Tocando o Violino (1640), As Regentes do Asilo de Velhos de Haarlem (1664).

Consagrado como um dos maiores retratistas da história da arte e figura importante do Barroco europeu, o pintor Frans Hals teve uma carreira bem-sucedida e certo reconhecimento em vida, o que, no entanto, não o livrou das dívidas e dificuldades financeiras. Suas obras continuam atualmente sendo as mais famosas e importantes da sociedade holandesa.