Pelo Mundo ESPM – Chaves

Share

Analu Rigatto – Antônio Molina – Vitor A. Altino – (4º semestre)

Tudo começou em 1971, quando o humorista roberto Gómez Bolaños (conhecido como Chespirito) criou um personagem  que um garoto de oito anos de idade conversava com um vendedor de balões. Bolaños interpretava o menino, enquanto o vendedor de balões era vivido por Ramón Valdez, que mais tarde ficaria conhecido como seu madruga.

O quadro, exibido dentro do programa Chespirito, fez tanto sucesso que acabou chamando a atenção dos executivos do canal, que encomendaram um piloto para o humorista. E foi assim que o garoto atrapalhado ganhou uma história e um nome: era o começo do el chavo del ocho!

O programa não demorou para fazer sucesso no México e em outros países da américa latina. No entanto, a série foi chegar no brasil apenas em 1984, onde ganhou um título que soava melhor na nossa língua: chaves! De lá pra cá, o seriado conquistou tantos fãs que, mesmo sem receber um episódio novo desde que estreou na tv brasileira, chaves é presença obrigatória na grade televisiva.

Chaves é um garoto órfão que mora na casa número 8 do cortiço. Não, ele não morava dentro do barril: aquele era seu esconderijo! Ele deixa claro que é impossível para uma pessoa morar dentro de um barril!

Todos os dias, entre uma brincadeira em outra, ele tenta fazer o seu melhor para arranjar o que comer e sobreviver. Seu nome verdadeiro, sua origem e até mesmo quem cuida dele são um mistério nunca revelado pela série.

Apesar de todas as suas dificuldades, chaves é um menino esforçado que conta com o apoio de todos da sua tão querida vizinhança para ir tocando a vida. Entre uma trapalhada e uma briga, no fundo todos ali são como uma grande família.

Seu Madruga (Ramón Valdez)

O seu madruga é um dos personagens mais carismáticos do seriado. Viúvo e pai de uma menina, a chiquinha, seu madruga não é lá muito fã de trabalhar e sempre faz de tudo para escapar da sua eterna dívida de 14 meses de aluguel com o sr. Barriga, o proprietário da vila.

Chiquinha (Maria Antonieta de Las Nieves)

Filha do seu madruga, essa menina sardenta e baixinha é uma verdadeira pestinha: mais inteligente que o chaves e o quico, chiquinha vive aprontando e enganando os meninos com suas artimanhas. Ela é famosa pelo seu choro agudo e escandaloso!

Quico (Carlos Villagrán

Famoso por suas bochechas, digamos, avantajadas, quico é um menino mimado. Filho da dona florinda mas órfão de pai, ele têm os melhores brinquedos e sempre tem dinheiro para doces e refrescos. Ele adora provocar inveja no chaves, embora esteja sempre disposto a brincar com ele.

Dona Florinda (Florinda Meza)

Dona Florinda é a mãe de quico e talvez a mais abastada dos moradores da vila. Sempre de cara fechada e com pouca paciência para as trapalhadas do chaves, ela não economiza bofetadas na hora de lidar com o seu madruga, vizinho que ela despreza.

Mas toda a sua braveza vai embora quando o professor Girafales aparece para visitá-la: apaixonada, ela suspira ao vê-lo e até amansa sua fama de briguenta quando seu amado chega para tomar uma xícara de café

Dona Clotilde, conhecida como a bruxa do 71; seu barriga dono do cortiço, professor Girafales e Nhonho é o único filho do seu barriga

Em 2014 Bolanos o intérprete de chaves falece, mas mesmo assim seu legado continua na história do pobre garoto do barril e como ele falava “o brasil era o país que mais ele amava e que mais era amado” e é por isso que chaves sempre será lembrado.