Memórias do Fotojornalismo – Harry Benson

Share

Amanda Amorim – (2º semestre)

Harry James Benson nascido em Glasgow dia 2 de dezembro de 1929, é conhecido mundialmente pelas suas fotografias de celebridades, que foram publicadas em várias revistas. Harry também publicou livros e ganhou prêmios e homenagens de destaque.

Benson trabalhou em revistas como Life, Vanity Fair e The New Yorker, onde suas fotos chamavam atenção de todos. O fotografo assim é considerado um dos melhores de sua profissão, tendo em sua carreira vários artistas famosos e momentos icônicos.

Seu trabalho ficou conhecido pela sua dedicação ao mundo dos famosos e sua capacidade em capturar momentos únicos, sendo capaz de através de suas lentes transformar até mesmo o presidente dos Estados Unidos em uma pessoa comum.

Em um de seus momentos mais marcantes, Benson foi designado para viajar com a banda inglesa Os Beatles em sua primeira turnê americana em 1964. Uma de suas imagens mais reconhecíveis mostra a banda em meio de uma luta de almofadas em um hotel de Paris.

Outras celebridades que Benson fotografou incluem Bobby Fischer, Micheal Jackson que lhe permitiu acessar seu quarto, e Elizabeth Taylor a quem Harry fotografou antes e depois da cirurgia no cérebro.

Além disso seu trabalho incluía conflitos armados e zonas de guerra. Benson estava ao lado de Robert Kennedy quando o senador foi baleado. Mesmo tendo dificuldades no momento para se recompor, o fotojornalista manteve o profissionalismo e capturou imagens históricas que nunca serão esquecidas.

Benson é reconhecido pelo mundo todo como símbolo do fotojornalismo pelo seu trabalho marcante e comovente. As fotografias capturadas mostram não apenas momentos inusitados e peculiares, mas também relatam sentimentos e emoções.

Ganhando diversas homenagens em revistas e exposições, o fotografo também foi prestigiado com várias premiações, sendo a principal delas o Lucie Award em 2005 pela realização da vida na fotografia de retrato.

Atualmente aos seus 90 anos de idade, Benson vive em Nova York e Palm Beach com sua mulher. Suas obras foram tema do documentário Shoot First em 2005 dirigido por Matthew Miele e Justin Bare e está disponível na Amazon Prime Vídeo.

O trabalho e carreira de Harry Benson revolucionou a fotografia e o fotojornalismo como um todo, registrando momentos de grande importância que colaboram para história e para o mundo.