Movimento Eu Limpo São Paulo tem adeptos na Vila Mariana

Share

Lixeira no cruzamento das ruas Major Maragliano e Álvaro Alvim é parte do projeto. Foto: Débora Ferari

“Se isso realmente funcionar, vou começar a sentir orgulho, por morar em São Paulo”, declara a cidadã Flora  Malta no blog do movimento Eu Limpo São Paulo. As empresas Inova e Soma, responsáveis pelo serviço de limpeza urbana, são as criadoras e incentivadoras da campanha, segundo informações divulgadas no blog da iniciativa. O lançamento ocorreu em julho de 2012 nas redes sociais, no rádio e na televisão, e a atividade tem sido divulgada também em eventos importantes, como na maratona São Silvestre, ocorrida em São Paulo no dia 31 de dezembro.

A iniciativa tem como objetivo mobilizar os 11 milhões de habitantes em prol de uma cidade mais limpa, unindo-se às duas empresas e às 13 mil pessoas que cuidam diariamente da limpeza da capital. O projeto pretende transformá-los, assim, em auxiliadores dessa mudança.

Entretanto, a campanha ainda não é muito conhecida pelos moradores da Vila Mariana. O empresário Rafael Damasco Silveira, dono de um restaurante do bairro da zona sul de São Paulo, diz não conhecer o movimento, mas se preocupa com a limpeza do bairro, que ele não considera tão eficiente. “Tomei algumas iniciativas, como colocar cinzeiros aqui na frente do bar. E a gente paga uma pessoa para todos os dias recolher o lixo, assim não acumula”, diz.

Já Eliel Oliveira Santos, que trabalha como ajudante geral em um prédio da região, conhece o movimento. Ele considera o bairro limpo e acha importante a separação do lixo reciclável do orgânico. “Aqui no prédio faço minha parte. Tem muito serviço. Eu mesmo separo garrafas de vidro, papelão, revistas”, afirma.

Para conhecer mais sobre o projeto e informar-se a respeito de como participar do movimento Eu Limpo São Paulo, basta acessar o blog da campanha. Clique aqui.

Débora Ferrari (1° semestre)