Cinemateca e Sesc Vila Mariana promovem eventos que valorizam cultura estrangeira

Prédio da Cinemateca, que exibe festival de cinema francês. Foto: divulgação

Cinéma française ou canciones argentinas? Entre os dias 19 de março e 4 de abril, a Cinemateca Brasileira, em parceria com a Embaixada da França, participa da terceira edição da Festa Internacional da Francofonia. O evento, que celebra a língua e a cultura francesas, apresenta ao público uma seleção de obras referenciais do cinema francês e uma série de atividades culturais pela cidade.

De acordo com Nancy Korim, produtora do setor de programação da Cinemateca, a festa já é uma tradição. “Público muito presente, a maioria aprecia o cinema francês”, afirma. A produtora também conta que, com o apoio da embaixada francesa, os admiradores do cinema daquela nação poderão assistir filmes poucos conhecidos, que são cedidos pelo Consulado, com legendas em português, o que dificilmente é encontrado.

A mostra divide-se em dois blocos. O primeiro, composto por produções da década de 1940, reúne títulos clássicos. Já o segundo bloco, composto por produções da década de 1980, reúne obras do cineasta Raymond Depardon , como Presos em Flagrantes (1994) e Alguma Novidade em Garet (2005).

Além da Cinemateca, durante o mês de março, o Sesc Vila Mariana está promovendo o projeto Caros Hermanos. Responsável por apresentar um panorama do cenário musical e cinematográfico argentino, a programação inclui apresentações de tango, shows de diferentes estilos e apresentações de filmes do país.

Talitha Adde (3° semestre)

Cena do filme a Bela e a Fera, dirigido por Jean Cocteau em 1946, exibido nos dias 19, 23, 29 de março. Foto: divulgação

Cinemateca
Filmes em cartaz
Acossado (1959). Direção: Jean-Luc Godard
A Bela e a Fera (1946). Direção: Jean Cocteau
O Dinheiro (1983). Direção: Robert Bresson
French Cancan (1954). Direção: Jean Renior
A Guerra dos Botões (1962). Direção: Yves Robert
Presos em Flagrantes (1994). Direção: Raymond Depardon
Instantes de Audiência (2004). Direção: Raymond Depardon
1974, um Presidente em Campanha (1975). Direção: Raymond Depardon
Perfis Camponeses: a aproximação (2001). Direção: Raymond Depardon
Alguma Novidade em Garet  (2005). Direção: Raymond Depardon

Fonte: Site Oficial Cinemateca (www.cinemateca.gov.br)

Endereço: Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Mariana. Outras informações: (11) 3512-6111 (ramal 215)

Ingressos: R$ 8,00 (inteira) / R$ 4,00 (meia-entrada). Maiores de 60 anos e estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas têm direito à entrada gratuita mediante a apresentação de documento.

Sesc Vila Mariana
Filmes em cartaz
História Oficial (1985). Direção: Luiz Puenso
Curta metragem Luminaris (2011). Direção: Juan Pablo Zaramella
Longa metragem Medianeras (2011). Direção: Gustavo Taretto

Shows:
19.03 Terça – 20h30 Duo Wagner- Taján
Propõe um repertório musical com arranjos contemporâneos do folclore tradicional argentino com músicas próprias e de autores de diversas regiões do país.
20.03 Terça – 20h30 Herman Crespo Cuartero
O acordeonista e o compositor apresenta ao lado de músicos argentinos espetáculo baseado em repertório dos sons litorâneos da América do Sul.

Fonte: Site oficial Sesc SP (http://www.sescsp.org.br/)

Endereço:  Rua Pelotas, 141 – Vila Mariana
Telefone: 11 5080-3000
Horário de Funcionamento: Terça a Sexta: 7h às 21h30