Mesa sobre práticas jornalísticas dá continuidade à Semana da Imprensa

Ética profissional e comprometimento com a informação deram o tom do debate – Foto: Portal de Jornalismo ESPM

Ana Luiza Gasparelli (1º semestre)

A primeira mesa de discussões da Semana da Imprensa – evento híbrido capitaneado pelo Jornal Joca, em parceria com o curso de Jornalismo da ESPM-SP –, realizada no dia 30 de novembro, foi dedicada ao tema “Fazer jornalístico”. A atividade teve início às 14h, no auditório Renato Castelo Branco, da unidade Álvaro Alvim da ESPM, em São Paulo, com transmissão ao vivo pelo YouTube. Estiveram presentes, na plateia, alunos da rede municipal de ensino da capital paulista.

Essa parte da programação contou com a participação do jornalista Hugo Cuccurullo, do canal Reload, e da professora Maria Elisabete Antonioli, coordenadora do curso de Jornalismo da ESPM-SP. A mediação foi feita pela estudante Julia Dal Bello, também do curso de Jornalismo da ESPM-SP.

Os palestrantes exploraram questões éticas e desafios da profissão de jornalista, destacando a importância do combate à desinformação.

Cuccurullo lembrou que o exercício do jornalismo requer compromisso social e postura crítica em relação ao que se faz em campo. “Estamos falando como é difícil manter a nossa independência e nossos princípios, pois acabamos trabalhando com agências que vão apertando, mas é importante se manter íntegro, se envolver com pautas que te toquem de verdade e colocar seu coração. Acho que é o melhor conselho”.

Já Antonioli discorreu a respeito do papel do jornalismo na disseminação de informações corretas, considerando que sua diferença em relação a outras narrativas sobre o cotidiano consiste na metodologia de produção, que prioriza a checagem. “Jornalista precisa buscar corretamente o que aconteceu, entrevistar as fontes e seguir o método jornalístico de transmissão da notícia, e não apenas acreditar no que ele ouviu. Jornalista tem um método de apuração que passa o mais próximo da realidade, por mais que ela seja subjetiva. Os jornalistas buscam a verdade”, argumentou.

O vídeo com a íntegra da mesa está disponível no canal TV Joca no YouTube.