ANJ entrega Prêmio Liberdade de Imprensa em parceria com o Curso de Jornalismo da ESPM

Ana Arakaki – Gabriella Borges – (1º semestre)

Nesta quinta-feira (01/12), foi sediado na ESPM Tech, o Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa 2022, cujo lema é “Onde estamos e para onde vamos”. O evento foi uma realização da Associação Nacional de Jornais e contou com a abertura de Marcelo Rech, Presidente-executivo da ANJ. Um dos momentos mais aguardados da ocasião foi a entrega do prêmio por Francisco Mesquita Neto (Vice-presidente do Comitê de Liberdade de Expressão da ANJ) para Taís Gasparian e o Instituto Tornavoz.

A organização tem como como fundadoras Mônica Galvão, Taís Gasparian, Charlene Nagae, Clarissa Gross e Laura Tkacz. A associação foi criada em 2020 em resposta aos tempos sombrios vivenciados pela imprensa brasileira. Desde então, o Tornavoz busca oferecer defesa jurídica para profissionais que foram processados ao expressarem seu direito à liberdade de expressão.

A segunda parte do evento contou com um bate-papo ministrado por Ricardo Gandour e estiveram presentes os seguintes painelistas: Patrícia Campos Mello (Repórter Especial da Folha de S. Paulo), Taís Gasparian (Advogada – Instituto Tornavoz), Marcelo Godoy (Colunista e Repórter de O Estado de S. Paulo) e Renato Andrade (Diretor da sucursal do Globo).

Os profissionais responderam perguntas da platéia e falaram sobre a importância da liberdade de expressão para a prática jornalística. Além disso, abordaram o aspecto negativo da profissão e os ataques ocorridos após utilizarem suas vozes para evidenciar males na sociedade, principalmente em uma era midiática em que todos possuem uma “imprensa televisiva” em suas mãos.