Jornal Joca abre Semana da Imprensa com live

Share

Em transmissão pelo YouTube, o editor Felipe Sali destacou aspectos da produção jornalística – Foto: Reprodução/TV Joca

Júlia Faria (1º semestre)

 “O jornalismo é a profissão que permite que você se torne especialista em um assunto por dia”. Foi assim que Felipe Sali, editor de conteúdo do Jornal Joca, deu início à Semana da Imprensa, realizada pelo periódico, em parceria com o curso de Jornalismo da ESPM-SP, em formato híbrido. Na live de abertura, no dia 29 de novembro, às 15h, ele contou sobre o processo de produção das notícias e o dia a dia das redações para um público-alvo formado principalmente por estudantes de Ensinos Fundamental e Médio.

Entre os pontos abordados, Sali comentou sobre a importância da reunião de pauta, na qual são debatidos os assuntos tratados em cada edição, e sobre a diferença entre pautas quentes e frias. “A pauta quente não se adequa ao cronograma do seu jornal, ela pode surgir a qualquer hora. Já a pauta fria é aquela que não precisa ser imediatamente postada”.

O jornalista também mostrou como são formadas as equipes dos jornais e explicou as particularidades de cada função, como as de editor-chefe, diretor de redação, fotógrafo, designer/diagramador, revisor, ilustrador e repórter. Além disso, destrinchou a estrutura da notícia, elencando pontos que costumam divergir do formato apresentado pelas fake news. “Muitas vezes, a fake news não possui lead [primeiro parágrafo do texto noticioso, que responde as perguntas quem?, o quê?, quando?, onde?, como e por quê]. Muitas vezes, ela vai deixar de responder algumas dessas perguntas, porque está mais focada na fake news que quer que você acredite”, esclareceu.

A palestra ainda contemplou a importância da elaboração do título para as matérias jornalísticas e a etapa final do processo produtivo de veículos impressos: a impressão e distribuição. Ele finalizou defendendo que, embora as bancas e os jornais venham perdendo espaço, o Joca tende a perdurar, já que há um trabalho direcionado à questão da infância e da leitura que contribui para as crianças se afastarem um pouco das telas.

O Joca e a Semana da Imprensa – Joca é um jornal fundado em 2011 e destinado ao público infanto-juvenil. Em seu site, consta que a publicação “nasceu para suprir uma deficiência no mercado editorial brasileiro: a inexistência de um jornal exclusivamente para esse público”.

A Semana da Imprensa é um evento criado pelo jornal e que tem por objetivo familiarizar crianças e jovens sobre o funcionamento dos veículos jornalísticos. Esta foi a segunda edição – a primeiro foi em 2019 –, e os vídeos com registros das discussões ficarão disponíveis no canal do YouTube chamado TV Joca.