Jovens inovam formas de comunicação com uso de tecnologias

Estudante conectado simultaneamente ao computador e ao celular. Foto: Julio Sandoli

As tecnologias são decisivas para criar marcas de tempo, abrindo as portas para a novas gerações que estão cada vez mais conectadas e aptas a outros meios de trabalho. Investindo nesse perfil, nos dias 23 e 24 de setembro, ocorreu no Sesc da Vila Mariana o Encontro Internacional Cultura e Tecnologias Digitais. O evento discutiu como o desenvolvimento das ciências digitais influencia os meios de produção e consumo, nas questões culturais e nas relações interpessoais na sociedade.

Julia Pigolia, estudante de jornalismo, considera-se dependente da tecnologia e diz que não consegue ficar um dia sem o seu celular. Com o aparelho, a jovem acessa a internet, conversa com amigos, escuta músicas e busca informações. A universitária acredita que a sua vida tornou-se mais prática com o uso dos recursos digitais e que, sem eles, ela se sente agoniada e entediada.

Uso

Segundo Rodrigo Tafner, diretor e professor do curso de Sistema de Informação da ESPM, as tecnologias digitais trazem facilidades, mas muitas pessoas não sabem utilizá-las como um meio produtivo e simplesmente fazem o seu uso visando o entretenimento.

Tafner alerta sobre os cuidados que se deve ter ao acessar a internet. Ele diz tratar-se de um conglomerado de redes mundiais que não possui uma restrição rigorosa de informações e onde se pode encontrar dados confiáveis ou não, e que podem até mesmo conter erros gramaticais.

O diretor relaciona a proximidade entre as pessoas e a tecnologia com o filme O Exterminador do Futuro (EUA, 1984), em que a rede de defesa americana cria o Skynet, um super computador que acaba saindo do controle e passa a atacar os humanos com suas próprias armas nucleares. A análise de Tafner aborda a forma de como a tecnologia sobrepõem-se às pessoas e de como as pessoas, que antes confiavam cegamente em sua criação, tornam-se suas vítimas.

Segundo dados publicados no portal ONU Brasil de 2013, dos 7 bilhões de habitantes do mundo, cerca de 50% estão agora conectados por uma rede 3G e 85% possuem celulares. O resultado da pesquisa mostra claramente que as pessoas se modernizam e desfrutam das inovações trazidas com a evolução tecnológica.

Novas tecnologias estão sendo desenvolvidas e, com o passar do tempo, a humanidade irá adquiri-las e incorporá-las ao seu dia a dia. Um exemplo disso é a criação dos óculos inteligentes do Google, chamado “Google Glass”, que apresenta uma realidade aumentada. Com o novo invento, as pessoas podem acessar informações on-line, notícias, previsão do tempo, mapas com direções, enviar mensagens, e-mails, fotografar e fazer vídeos.

Julio Sandoli (1° semestre)