Andedors, andedan, anavant. Essas são provas de que a Vila dança

Disciplina, esforço e dedicação resumem a rotina de um bailarino. Foto: Marina Bianchi

O Malosá Studio de Dança abrange modalidades como ballet clássico, contemporâneo, flamenco, street dance e outras danças. Do Studio saíram dançarinos que trilham o profissionalismo, aparecendo em companhias como o grupo Corpo e Cisne Negro. Além disso, alguns tem conseguido bolsas de estudos na Europa e participação em peças como Crazy For You.

“Hoje em dia, falta disciplina em todo mundo, é um ponto fundamental”, afirma André Malosá, fundador do Studio, a respeito dos benefícios e vantagens. A dança exige cuidados com o corpo, especialmente com a coluna, e a ênfase na postura.

Com pelo menos 28 anos envolvido na dança, André reconhece que, assim como qualquer outro esporte, a dança tem complicações com lesões e contusões, principalmente quando já se é um dançarino profissional; de ponta. Portanto, existe a necessidade de alongamentos prolongados e fortalecimento da musculatura para evitar problemas.

Em relação à dança em si, ele admite que, na região da Vila Mariana, há muitas escolas, mas é difícil achar aquelas que não levam a dança como um hobby a ser aprendido em apenas duas semanas. Muito mais do que isso, ele entende que  a dança é um modo de viver que exige dedicação. “Atualmente está um pouco banalizado; a cada esquina abre uma ‘escola’ de dança”, completa.

Disciplina

Natália Falcão, aluna do Malosá Studio, destaca a importância da disciplina, porque o dia a dia de quem faz dança é muito metódico. Tem horário para tudo, restrições na alimentação, respeito ao professor e ao próximo.

Dançarina desde os 4 anos e, aos 14 anos, decidida em se profissionalizar no ballet clássico, a moça conseguiu uma bolsa de estudos na Suíça e cada dia se aproxima de seu sonho. “Hoje, o meu foco é conseguir entrar numa companhia na Europa”, compartilha.

As escolas de dança, para André, agregam um valor à Vila Mariana, porque é um bairro que tende a crescer. “As pessoas só precisam conhecer a escola, que, infelizmente, é meio escondida. Por isso, nem todo mundo conhece”. Portanto, é inevitável que divulgação da escola seja feita pelo contato boca a boca.

Além disso, ele comenta que é imprescindível uma divulgação mais acentuada para que haja um interesse maior, por parte do público, principalmente por as escolas mais sérias. Isso fará com que as pessoas queiram conhecer a dança e que haja credibilidade para assegurar aos residentes no bairro a qualidade dos bons espaços para aprender e praticar dança.

Serviço:

Malosá Studio de Dança

Rua Eça de Queiros, 700

Para mais informações, acesse o site: http://www.malosastudio.com.br/

Juliana Naomi Marques (2° semestre)