Games de futebol vivem disputa acirrada no mercado

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Caio Batista jogaFifa depois de um dia cansativo. Foto: arquivo pessoal

Da década de 1980 até os anos 2010. De Atari Soccer, com seus pixels simplórios, até o realismo de Fifa 13. Intimamente ligada à história dos videogames em geral, a trajetória dos jogos de futebol no mercado foi responsável por popularizar um dos principais instrumentos de lazer da juventude no fim do século XX.

Especialistas do ramo divergem ao apontar qual foi o primeiro game de futebol a ser lançado. Só há consenso sobre o primeiro sucesso: o Atari Soccer. Lançado em 1980, o jogo era rodado no console Atari 2600. Tinha como principais características os gráficos bons – para a época – e os tons de preto e branco.

O Atari Soccer acabou criando um nicho, que logo atraiu produtoras responsáveis por popularizar o gênero no mundo dos games.  Um dos destaques de 1983 foi o International Soccer, que ostentava gráficos coloridos e permitia que mais de um jogador atuasse na mesma equipe – uma inovação e tanto à época. Mesmo assim, algumas promessas se converteram em fracasso, como o Pelé´s Soccer (1982), que apresentava gráficos arcaicos, com destaque para os “jogadores”, na verdade pontos coloridos distribuídos na tela.

Os anos passaram e trouxeram novos consoles, jogos e franquias. “Para mim, a mudança mais radical foi do Atari para o Nintendo 8 bits. Os gráficos chamavam a atenção, mas o controle pad e o fato de a maioria dos jogos ter um fim eram sensacionais. Recursos como o “continuar” (Continues) e as senhas foram outra revolução na época”, argumenta Vicente Martin Mastrocola, professor de Criação Digital da ESPM-SP e gamer desde os três anos de idade.

Os grandes clássicos que, até hoje, encabeçam o mercado vieram acompanhando videogames inovadores de empresas como Sega, Nintendo e Sony. Um dos ícones foi o International Superstar Soccer, desenvolvido pela Konami em 1995, para o Mega Drive, e dotado de enorme sucesso no Brasil graças a um jogador fictício da seleção brasileira, Allejo, responsável por belos gols do meio campo. A franquia viria a se perpetuar com novos nomes (Winning Eleven e Pro Evolution Soccer), conforme o avanço das tecnologias. Outra história de sucesso é a da série FIFA, que começou na edição 1994 e se estende até hoje, disputando a preferência do público. Quem saiu ganhando, no entanto, foi a Konami: entre os 100 jogos mais vendidos para o videogame Sony Playstation 2, cinco títulos pertencem à franquia Winning Eleven.

O jogo literalmente virou a partir dos anos 2000. No meio da década, o lançamento do Playstation 3 permitiu a elaboração de games com gráficos ainda mais realistas e uma jogabilidade interativa. Com isso, a franquia FIFA subiu no pódio. A vice-presidente da EA Games, Keith Ramsdale, afirma que o FIFA 12 venceu 25 vezes mais cópias que seu concorrente, o Pro Evolution Soccer. Já em 2012, novas mudanças: esta franquia voltou a vender mais que a rival da Konami, o que certamente deve motivar inovações de peso nos próximos lançamentos.

“Personalidades” marcantes do futebol virtual

Allejo

Talvez o maior ícone da história dos games de futebol, Allejo é uma figura fictícia da seleção brasileira no International Superstar Soccer, do Mega Drive. O carisma do craque é tão grande que até o jornalista Milton Neves o colocou na sessão “Que fim levou“, de seu site.

Roberto Carlos

O craque da seleção brasileira fez um enorme sucesso no Winning Eleven 3. Sua velocidade e seu chute fortíssimo faziam com que os gamers o escalassem no ataque, como dupla de Ronaldo Fenômeno.

Thor Megiolaro (1º semestre)