Estacionamentos lotados e com preços altos geram reclamações

Na Vila, diárias para guardar o carro podem chegar a R$ 300. Foto: Tatiana Reid

A Vila Mariana é uma região com grande número de estacionamentos. No cruzamento entre as ruas Álvaro Alvim e Rio Grande, há pelo menos cinco. Nas redondezas da ESPM e do Centro Universitário Belas Artes, as vagas para deixar o carro nos estacionamentos tiveram um reajuste médio de 30% nos seus preços no começo deste ano. Em alguns deles, o valor passou de R$ 150 para R$ 200. Além disso, não existem mais vagas.

Uma academia da região abre o seu estacionamento para não clientes, porem há um número de vagas limitados para essas pessoas.  O local cobra R$200 das 6 até as 18 horas para os mensalistas e R$ 20 das 6 até as 13 horas por diária.

A mensalista Carolina Lotufo, estudante de uma das faculdades do bairro, mudou de estacionamento este semestre e não está de acordo com o acréscimo de R$50 do final do ano passado para o começo deste. Segundo ela, seus amigos a informaram que, mesmo com o aumento da mensalidade, o estacionamento oferecia antes os mesmos serviços que agora.

Averiguar se existe seguro para o veículo e se o local em que o veículo fica é coberto ou não são fatores que os mensalistas levam em conta antes de tomar a decisão. Carolina diz que verifica também se há congestionamento de carros na entrada e saída do estacionamento.

O manobrista Frederico Souza diz que o local onde trabalha está lotado. “O preço do estacionamento é metade do meu salário”, diz.

Onde parar?

Uma das faculdades da região oferece para os seus alunos o estacionamento interno, onde o carro fica mais garantido e o próprio aluno também fica mais protegido, pois não precisa andar para chegar até o veículo. No entanto, o valor a ser pago é mais alto em relação aos outros locais. Para mensalistas, a tarifa é R$ 280 para ficar das 6 às 17 horas. Para os diaristas, o custo é R$25 das 6 às 13 horas.

Caroline Valentino escolheu parar o seu carro na faculdade onde estuda por conta dos privilégios que tem. Diz que, mesmo o valor da mensalidade sendo alto, vale o custo-benefício.

Cobertura total de seguro do veículo, local mais seguro para os estudantes da instituição e garagem coberta são benefícios oferecidos. Porém, na hora de parar e retirar o veículo, há trânsito.

Uma alternativa para os estudantes das escolas que ficam nas imediações da rua Alvaro Alvim é estacionar na rua, já que os estacionamentos estão lotados e o preço continua subindo. Porém, a estudante Karina Piva, cujas aulas começam por volta das 7h20, diz que para conseguir vaga é necessário chegar às 6 horas.

Tatiana Augusto Reid (2° semestre)