No Dia do Orgulho Nerd, veja as características e saiba se faz parte do grupo

Por Clara Guimarães

No dia 25 de maio comemora-se o Dia do Orgulho Nerd ou Dia da Toalha, por causa de uma referência à saga de livros “Guia do Mochileiro das Galáxias”. A data foi escolhida por ser o dia de estreia do primeiro filme do Star Wars.

No dicionário da língua inglesa, de acordo com o Mundo Estranho, ser nerd ou ser geek tem o mesmo significado: são pessoas tímidas e inteligentes que se interessam por computadores e pesquisam sobre assuntos de que gostam.

Mas o que é preciso fazer, gostar, ler ou escutar para ser considerado parte desse grupo? Saiba o que oito pessoas, que se consideram nerds, disseram sobre esse estilo de vida:

1. Gostar de Star Wars

Os filmes e livros do Star Wars são clássicos participantes do mundo nerd. Foi a estreia do primeiro filme que marcou a data de comemoração. O professor Silvio Barbosa comentou ser mega fã da saga. “Tenho inclusive artigos de colecionador, como uma espada Jedi verde, da cor da do mestre Yoda”.

2. Colecionar itens

Como dito por Silvio anteriormente, colecionar itens de séries, livros e animes que acompanham é uma atitude nerd. “Tenho há anos uma coleção de bonecos nunca tirados da caixa, uma coleção de cards com plástico protetor individual e uma pilha de mangás que compro desde criança”, disse o estudante Vinicius de Grandi. Ele chega a gastar 200 reais na compra de um card.

3. Filmes da Marvel ou DC

Os filmes de super-heróis estão entre os favoritos do grupo. O futuro designer João Pedro Bittencourt considera que ser nerd é viver nessas realidades de anime, filmes de ficção e games. “Grande parte da minha realidade é baseada em coisas do mundo nerd, como os filmes de super-heróis”.

4. Videogames

Uma das definições do Mundo Estranho para os geeks são: pessoas que se interessam por computadores. Pode ser incluída a essa definição, além de computadores, videogames. Em The Big Bang Theory, seriado que foca na vida de quatro amigos nerds, o videogame sempre aparece através de cenas deles jogando ou em discussões sobre qual videogame é melhor.

5. Sair

Apesar da antiga percepção de que ser nerd é ser antissocial, atualmente, isso já não condiz com a realidade. Vinicius Wefort, recém-formado no Ensino Médio, explicou que, de uns tempos para cá, o “nerd” deixou de ser um excluído. “Hoje você poder ser nerd e atleta, nerd e popular, nerd e gótico… Enfim nerd passou a ser uma designação pra quem curte uma série de hobbies, sem necessariamente deixar de ir a festas ou conversar sobre outros assuntos”.

E aí? Identificou-se? Bom dia do Orgulho Nerd para todos!