Coletivo Revolução do Amanhã promove debate com atrizes de “Coisa Mais Linda”

Isabella Galvão (2º semestre)

Na última quarta-feira (26), o coletivo Revolução do Amanhã realizou um debate com as atrizes Mel Lisboa, Larissa Nunes e Maria Casadevall, protagonistas da série “Coisa Mais Linda”, disponível na Netflix. O evento, com mediação de Luna, pré-candidata a vereadora pela cidade de São Paulo,  teve como pauta “Os feminismos e Cultura” e foi realizado por meio da plataforma Zoom, com mais de 700 pessoas on-line.

O debate iniciou e foi finalizado com uma intervenção cultural de Daisy Coelho, atriz, poeta e produtora cultural. Ela recitou dois de seus poemas, sobre o aborto que homens realizam ao abandonar seus filhos e sobre a sua admiração às mulheres brasileiras.

Após o poema, aconteceu o momento de intervenções. As mulheres sorteadas levantaram questões que julgaram necessárias para o debate, como a importância da arte para a saúde mental, demonização do feminismo, representatividade negra e o lugar da mulher trans no feminismo.

As atrizes então tiveram seu momento de fala e contribuições. Mel Lisboa citou um dos contos de “Os contos da cantuária”, escrito em 1300 e que, em sua análise, envolve o antifeminismo. “Quando você demoniza a luta das mulheres, você está fazendo com que o sistema patriarcal se mantenha, e isso acontece até hoje.”

Maria Casadevall falou sobre a forma como o capitalismo utiliza de lutas sociais e as descredibiliza. “O sistema rapidamente se apropria de certos temas para criar nicho de mercado e, quando se sente ameaçado, ele demoniza”. Além disso, ela destacou a importância da representatividade atrás das câmeras, citando a série “Coisa Mais Linda”, para diversificar as narrativas.

Larissa Nunes complementou a discussão citando a importância das reflexões desdobradas com a série. “A série dá uma reflexão e o que podemos continuar através dela é o que me faz pensar que estamos caminhando em negociação”. Ela ainda fala sobre os estereótipos da mulher negra, principalmente nas telenovelas.

O Revolução do Amanhã é um projeto que reúne jovens de escolas públicas e cursinhos populares para debater política e agir politicamente na sociedade. Inclusive, o dia escolhido por eles para realizar o debate foi enfático, dia 26 de agosto, o Dia Internacional da Igualdade Feminina.