Chico Felitti ministra aula magna para alunos de Jornalismo da ESPM-SP

Jornalista recentemente publicou podcast com grande repercussão - Foto: Luiza Vezzá

Jornalista recentemente publicou podcast com grande repercussão – Foto: Luiza Vezzá

Alice Centi (2º semestre)

Na última quarta-feira, dia 24 de agosto, a ESPM-SP promoveu a aula magna do curso de Jornalismo, evento que marcou o início do semestre. Ministrada pelo jornalista Chico Felitti, a palestra teve como tema central os trabalhos realizados por ele e foi mediada pela coordenadora do curso, Maria Elisabete Antonioli, e pelo professor Antônio Rocha Filho.

Felitti, que atua na área há 17 anos, é autor dos livros “Ricardo & Vânia” – sobre a vida de um artista conhecido popularmente como Fofão da Augusta –, “A Casa” –  que conta os 40 anos do trabalho que João de Deus comandou em Abadiânia (GO), antes de ser condenado pelo abuso de dezenas de mulheres – e “Mulher Maravilha” – biografia da modelo Elke Maravilha. Além de seus trabalhos como escritor, também produziu podcasts narrativos, como “Desconhecido”, “Além do Meme”, “Gente” e, o mais recente, “A Mulher da Casa Abandonada”, produzido em parceria com o jornal Folha de S. Paulo e que alcançou grande repercussão. O jornalista também escreveu roteiros para a TV Globo e para o cinema.

No início da palestra, Felitti falou brevemente sobre as transformações ocorridas no jornalismo, que em sua avaliação está cada vez mais abrangente e dinâmico. Em seguida, os alunos puderam fazer perguntas sobre sua carreira e sobre sua atuação.

Entre as questões levantadas, houve destaque para as relações de trabalho que se transformam em relações pessoais, a ética na prática jornalística, o dia a dia do repórter investigativo e dúvidas sobre Margarida Bonetti, protagonista do podcast “A Mulher da Casa Abandonada”. Sobre a polêmica em torno da divulgação do endereço de Margarida, Felitti explicou que ele a Folha não chegaram a publicar nem o nome nem fotos da rua, mas a descrição apresentada no podcast ajudou as pessoas a reconhecerem o lugar. Apesar da movimentação repentina em frente ao imóvel durante a alta do podcast, o jornalista considera que a vida de Margarida não foi afetada. “Nada mudou”, destacou.

Luiza Vezzá, aluna do segundo semestre de Jornalismo, se entusiasmou com a oportunidade de ouvir Chico Felitti “fora do fone de ouvido”. “Eu já era muito fã dele desde [antes] que o ‘A Mulher da Casa Abandonada’ saiu. Acho que foi um dos grandes acontecimentos do meu ano até agora”.

No Instagram do curso de Jornalismo – @jorespm –, é possível conferir a entrevista concedida pelo palestrante no fim do evento.

#ParaTodosVerem: Fotografia colorida mostra o jornalista Chico Felitti, sentado, com um microfone na mão esquerda, ministrando a Aula Magna do curso de Jornalismo. Felitti é um homem branco, tem cabelos e barba cor castanho claro e tatuagens pelo corpo. Ele veste calça xadrez e camiseta de time de basquete. Texto na imagem diz: “Aula Magna de Jornalismo. Convidado: Jornalista Chico Felitti”.