Pelo Mundo ESPM – Parque das Águas de São Lourenço

Share

Alice Centi – (2º semestre)

O Parque das Águas de São Lourenço é uma das atrações turísticas mais famosas do Sul de Minas. As nascentes de água de São Lourenço foram descobertas em 1826. Mas, foi com a criação da Companhia de Águas de São Lourenço em 1890 que se passou a ter uma maior atenção para o local. A primeira fonte de água foi construída em 1892 e o balneário em 1935. Porém, apenas nas últimas décadas que o turismo se desenvolveu na cidade. Ele é o maior de todo o Circuito das Águas, com 400 mil metros quadrados. Além disso, o parque é também o mais bem conservado de todo o Circuito. Possui jardins bem cuidados e o ambiente é tranquilo e agradável.

Dentro do parque, você pode optar por almoçar na beira do lago, no Restaurante Casa Branca. Lá tem também a Catedral de Bambu, um auditório ao ar livre onde acontecem apresentações musicais e teatrais.

Além disso, o primeiro santuário da cidade, a Igreja Ermida Bom Jesus do Monte, fica escondida dentro do parque e seu acesso é feito por uma longa escadaria.

O Parque possui atividades para todas as idades. O Balneário SPA conta com banhos de espuma e sais, ducha escocesa, sauna e massagens.

Uma das fontes do parque é a Fonte Oriente, que é indicada como diurética, digestiva e desintoxicante. A Fonte Vichy, que só pode ser encontrada em dois lugares no mundo, é conhecida como a fonte da beleza. A Fonte Primavera é indicada para pessoas com deficiência em ferro. A Fonte Ferruginosa, assim como a Fonte Primavera possui muito ferro, e por isso elas são indicadas no combate a anorexia e anemia. A Fonte Carbogasosa ajuda com problemas de pressão alta, depressão e estresse. Já a Fonte Sulfurosa é considerada a verdadeira fonte da juventude, o motivo está relacionado a presença de enxofre e seus benefícios à saúde. A Fonte Magnesiana é rica em magnésio, e essa água é indicada para tratamento de problemas de fígado, na vesícula biliar e algumas alterações no intestino grosso. A Fonte Alcalina ajuda no tratamento de úlceras e cálculos renais.

Não faltam atividades no parque das águas. Para quem quer se divertir e contemplar a natureza o parque possui: pedalinhos, cisne, barco a remo, barco de época, caiaque solo e duplo, bolha, barco terapia, carro elétrico, mini golf, triciclo, cama elástica, playground para as crianças e ducha de água mineral.

O Parque das Águas está localizado no coração da cidade e ele funciona das 7 horas da manhã às 6 horas da tarde. No entanto, sua bilheteria só funciona das 8 horas da manhã às 5 horas da tarde. Os ingressos custam 16 reais a inteira, e 8 reais a meia entrada, isso sem retorno, se desejar comprar com retorno o valor é um pouco maior.