Lídia Rodrigues – (2º semestre)
O ponto mais alto da cidade de São Paulo é o Pico do Jaraguá, que fica dentro do Parque Estadual do Jaraguá, na zona norte de São Paulo. Com 1.135 metros de altitude, e com vista panorâmica do município, o local ainda abriga um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica da cidade.
Dentro do parque há diversas trilhas que levam aos dois mirantes, uma bica com águas cristalinas, e a uma escadaria com 242 degraus que dá direto no topo do Pico.
Há duas opções de subida até o mirante: uma é por uma estrada nivelada e asfaltada cercada de Mata Atlântica, onde a dificuldade é apenas a subida do percurso que pode ser cansativo para quem não está acostumado com exercícios físicos. A rota possui 4,6 quilômetros, mas por ser uma subida o percurso parece maior. A outra, é por uma trilha chamada Trilha do Pai Zé, que apesar de suas dificuldades no caminho, é muito mais atrativa pelo maior contato com a natureza que ela proporciona, e pela possibilidade de ver animais que vivem lá, como saguis, macaquinhos, tucanos e outras aves.
Devido a pandemia do coronavírus, é necessário se inscrever com, no mínimo, 24 horas de antecedência para entrar no local. A inscrição é feita pelo site que o governo disponibiliza para os agendamentos prévios de visitação aos parques estaduais. E mesmo com o retorno da visitação, que ocorre desde julho de 2020, as trilhas e as áreas de lazer do parque permanecem fechadas, para que não haja aproximação entre as pessoas que visitam o local. Sendo assim, é permitido subir até o Pico apenas pela estrada principal, que é pavimentada e possui muitas curvas.
Ao chegar no mirante mais alto do morro, temos uma vista ampla da maior cidade da América Latina, com direito a uma linda paisagem que mostra uma São Paulo mais verde, com os 492 hectares de áreas de conservação que cercam o local.