Cafezinho do dia a dia passa de tradição a gentileza também no Brasil

Lousa deixa a mostra cafés cedidos por clientes. Foto:Bianca Giacomazzi

A citação “gentileza gera gentileza” é elevada a outro patamar por uma prática desenvolvida pelos amantes de uma das bebidas mais populares do mundo. Com  o sugestivo título de café compartilhado, o novo hábito consiste em o cliente tomar um café já pago por outra pessoa e, em troca, deixar para o próximo uma xícara da bebida. A ação é inspirada em um personagem do livro “The Hanging Coffee”, que tem como hábito pagar seu café e deixar uma unidade para o próximo que visitar o estabelecimento.

Em São Paulo, esse hábito é colocado em prática no Ekoa Café. Com lojas em São Paulo (SP) e Campinas (SP), a proprietária Carmen Conca adotou o café compartilhado com a ideia de “fazer uma gentileza para quem você não conhece e, dessa maneira, estimular pequenas boas atitudes.”

O nome Ekoa, inspirado na língua tupi-guarani, traz o significado de morada, um lugar que aconchega, onde os amigos se reúnem para um bate papo. “Temos a intenção de criar um ambiente receptivo, onde as pessoas possam se sentir à vontade”, conta.

No entanto, a proposta original recebeu uma inovação: “Quando escolhem participar do café compartilhado, ou quando deixam pago algum outro produto, os clientes podem deixar junto a ele alguma mensagem positiva, que achem legal repassar. Eles escrevem o bilhetinho para a pessoa que escolher tomar o café ‘coletivo’”, conta Carmen.

Ainda segundo a proprietária, a loja oferece produtos saudáveis e que enfatizam a importância da sustentabilidade, com a missão de “criar espaços que possibilitem compartilhar experiências, conhecimentos e valores que contribuam com a evolução dos indivíduos e suas relações.”

Unidades do café em São Paulo

Vila Mariana: localizada dentro da fundação para cegos Dorina Nowill, a unidade está situada em um espaço ligado à troca de ideias. “Ao lidarmos com os cegos, tivemos vontade de montar um espaço para eles também. Temos cardápios em braile, acessibilidade e um treinamento especial para atendê-los bem”, diz Carmen.

Endereço: Rua Doutor Diogo de Faria, 558

Vila Madalena: na loja da zona oeste de São Paulo, o ambiente é maior, com um grande salão para receber clientes e grupos.

Endereço: Rua Fradique Coutinho, 914