Pelo mundo ESPM – Higienópolis

Share

Felipe Padovese – (2º semestre)

Higienópolis: um dos primeiros bairros planejados de São Paulo. O bairro foi formado a partir de lotes de terras obtidos por Martinho Bouchard e Victor Nothmann, dois alemães que construíram o bairro com a intenção de concentrar a nova elite paulista que estava surgindo.

Foi lançado em 1895 com o nome de Boulevard Bouchard, e os casarões eram marcantes do bairro. Contudo, com o passar do tempo seu nome foi mudado para Higienópolis, por conta de sua higiene, já que foi um dos primeiros bairros do Brasil que investiu e priorizou o saneamento básico junto com a higiene doméstica.

Outras características que eram marcantes no bairro juntamente com os casarões eram ruas largas e arborizadas, tudo para atender um público com condições de viabilizar o empreendimento – as elites do café.

Nos primeiros tempos, o perfil do bairro era muito mais residencial, mas diversos pontos de lazer ocupam seu centro. Um de seus pontos mais conhecidos e visitados, a Praça Buenos Aires, foi projetada pelo arquiteto francês Buvard, em 1913 e sempre foi um local de passeio para os habitantes. Outro ponto icônico do bairro é a Igreja Santa Teresinha, inaugurada em março de 1928 na Rua Maranhão, local em que se encontra até hoje.