Pelo Mundo ESPM – São Paulo 468

Share

Felipe Padovese – (2º semestre)

Antônio Molina – Vitor A. Altino – (4º semestre)

A cidade de São Paulo foi fundada no dia 25 de Janeiro de 1554, no local que hoje ficou conhecido como Pátio do Colégio. Numa missão de catequizar os indígenas da região feita por José de Anchieta e Manuel de Nóbrega, a partir disso começaram a constituir a nova cidade. Em 1815 tornou-se capital da província.

Ao longo dos anos foi tornando-se o ponto econômico mais forte do Brasil, principalmente em decorrência da enorme exportação de café, atraindo empresas internacionais e adquirindo mais capital para o país. Alguns dados que comprovam sua dominância econômica são seu PIB e seu PIB per capta, sendo que esses dados colocam a cidade de São Paulo como a mais rica do Brasil.

Por essa chegada de riqueza altíssima, muitas pessoas foram atraídas para buscarem empregos e se situarem na cidade, construindo suas famílias e deixando novas gerações. Essas migrações nas gerações passadas geraram uma população de mais de 12 milhões de pessoas, também ocupando o primeiro lugar nos rankings das cidades mais populosas do país.

Mas, além da população massiva, as migrações trouxeram culturas diferentes, ideologias e características que moldaram a cidade. Por exemplo, a chegada dos japoneses culminou na fundação de um dos bairros mais famosos de São Paulo, o bairro da Liberdade. O bairro localizado no centro de São Paulo foi fundado em 1905 e conta com grandes lugares culturais como: Bunkyo, o Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil ou o Tour Guiado pelo Bairro da Liberdade: Giro in Sampa.

Temos também os Italianos que fundaram grandes bairros como o Bixiga, Brás, Bresser, Mooca, Pari e trouxeram o seu maior destaque a comida, com pratos tradicionais e que enchem a boca da população paulista.

Esportes também são fortes na cidade, inclusive um dos mais internacionalizados, a Fórmula 1. Além disso o futebol é o principal destaque da região com os seus times principais Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo.

Os principais pontos de visitação ficam por conta da Paulista e o Masp, Ibirapuera, Pinacoteca, Beco do Batman e diversos que são atração principal.

Em consequência da alta diversidade cultural da cidade, alta gama de lugares para se conhecer e muita riqueza, São Paulo é um dos centros de visitação mais adorados e uma das maiores cidades do mundo.